DIETA

Você pode comer à vontade mesmo de dieta - Salada

Quem disse que salada não engorda? Claro que você não vai comprometer a dieta se exagerar na alface - um prato cheio de folhas tem entre 11 e 15 calorias. O perigo está nos acompanhamentos que você coloca em cima das folhas para "dar sabor": tomate seco, nozes, croûtons, mussarela de búfala, azeitonas, gorgonzola... É verdade que a salada deve ter ingredientes de todos os grupos: carboidratos, proteínas e gorduras, além de fibras e vitaminas. Mas, se o objetivo é emagrecer, evite os exageros. "Monte uma base com grande quantidade de folhas, como alface, agrião e rúcula. Ricas em fibras, elas farão com que você fique satisfeito mais rapidamente", diz a nutricionista Gabriela Guerrero. A parte de carboidrato pode vir de legumes cozidos ou crus, como cenoura, beterraba, tomate. Frango, ovo, peito de peru e kani são boas opções de proteína magra. Com azeite de oliva extravirgem (uma colher de sopa = 72 calorias) e azeitonas (4 unidades = 22 calorias), você acrescenta a dose de gordura boa, sem pesar tanto no prato. Para completar o tempero, vá de vinagre balsâmico e limão.


Por cima das folhas
Evite - Tomate seco (4 unidades) = 160 cal
Prefira - Brócolis cozido picado (1 colher de sopa) = 3,5 cal


Evite - Mussarela de búfala (4 unidades pequenas) = 121 cal
Prefira - Tomate (1 fatia) = 3,6 cal


Evite - Bacon (1 fatia) = 100 cal
Prefira - Beterrada ralada (1 colher sopa) = 9 cal


Evite - Queijo parmesão ralado (1 colher de sopa) = 92 cal
Prefira - Manga (1 fatia) = 10 cal

publicidade

anuncie

Super 340-b - Universo - o cosmos segundo a SUPER As melhores reportagens dos 27 anos da SUPER sobre o espaço, o tempo e os limites da ciência - agora revistas e atualizadas. Uma viagem do infinito ao infinitesimal. Como você nunca viu. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 340-b
novembro/2014

Universo - o cosmos segundo a SUPER
As melhores reportagens dos 27 anos da SUPER sobre o espaço, o tempo e os limites da ciência - agora revistas e atualizadas. Uma viagem do infinito ao infinitesimal. Como você nunca viu.

- sumário da edição 340-b
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Alimentação

publicidade

anuncie