GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Bocejar não é contagioso apenas entre mamíferos

Uáaaaaaa… Que o bocejo é contagioso entre humanos, estamos cansados de saber. E há anos sabemos que nossos colegas de classe taxonômica, os mamíferos, também agem assim. O contágio, inclusive, ocorre entre espécies, com cães reagindo a bocejos humanos e por aí vai…

A novidade científica é que isso não ocorre exclusivamente em nossa classe: as aves também bocejam e influenciam outros bicudos a bocejar junto.

O comportamento, até então inédito fora do círculo dos mamíferos, foi observado entre periquitos-australianos (Melopsittacus undulatus), que ocupam a 3ª posição entre os animais domésticos mais populares – atrás apenas de gatos e cachorros.

Veja também

Como os periquitos-australianos têm comportamento social avançado, os pesquisadores da Universidade do Estado de Nova York em Oneonta especulam que o bocejo tenha uma função social além da biológica, de manter o cérebro oxigenado – e até refrigerado.

Com a descoberta, a espécie deve continuar a ser estudada para entendermos melhor como funcionam processos básicos de empatia entre animais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s