GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Enjôo matinal agora é sinal de saúde

As grávidas podem comemorar: a náusea e o vômito, presentes no início da gestação, são sinais de um bebê saudável. Para chegar a essa conclusão, cientistas analisaram milhares de casos e descobriram que mulheres que apresentavam enjôo tinham chances menores de aborto. E tem mais: as que vomitavam tiveram filhos mais saudáveis do que aquelas que sofriam com crises de náusea.

O estudo ajuda a entender por que tantas mulheres têm aversão a carnes, alguns vegetais, bebidas que contém cafeína e cheiros fortes como o de cigarro e álcool. Segundo os pesquisadores, esses alimentos e/ou substâncias podem conter micróbios naturais ou químicos que deformam o feto ou provocam o aborto. O corpo acaba criando uma proteção que, em vez de desenvolver moléculas para se defender contra essas toxinas, distancia-se delas.

E isso acontece bem no período em que o feto está mais suscetível a um distúrbio ou uma implicação – entre a sexta e 18ª semana de gravidez. Veja na tabela: