GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O verdadeiro segredo do sucesso: duvidar de si mesmo

Você pode!

Você pode!

Sala de espera. Minutos para um teste importante. Tensão no ar. Mentalmente, o cara 1 se pergunta: “será que eu vou conseguir?”. Ao lado dele, o cara 2 afirma para si mesmo: “eu vou conseguir”.

Quem vai se sair melhor?

Não faltam escritores de autoajuda prontinhos pra dizer que, é claro, o segundo é quem vai se dar bem, seja lá qual for a tarefa. É o tal poder do pensamento positivo. Mas uma série de experiências feitas na Universidade de Ilinóis, nos EUA, pode derrubar essa ideia.

Em um dos testes que a equipe da professora Dolores Albarracin fez (rolaram alguns; todos com o mesmo resultado), 50 pessoas foram divididas em dois grupos: um deles foi instruído a passar um minuto se perguntando se teria sucesso na tarefa que viria a seguir; o outro, afirmando que sim, teria sucesso. Assim mesmo, de forma quase mecânica.

Em seguida, todos fizeram uma série de exercícios simples, como anagramas. E quem se deu melhor, em geral, foram os que “questionaram” a própria capacidade.

Mas por que isso acontece? Por enquanto, os pesquisadores acreditam que, de algum jeito, fazer perguntas a si mesmo, em vez de afirmações, estimula o palestrante motivacional interno de cada um: ficamos mais “ligados” e empenhados na tarefa. Assim, temos mais chances de ser bem-sucedidos.

A pesquisa, feita em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, foi publicada na edição de abril do periódico Psychological Science.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s