GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

TPM pode ser só um mito, diz pesquisa

E nem dá para dizer que isso não passa de perseguição masculina para acabar com a nossa licença para surtar. A conclusão saiu de uma pesquisa realizada exclusivamente por psicólogas e psiquiatras da Universidade de Toronto, no Canadá. Para chegar lá, elas analisaram 41 estudos sobre TPM (tensão pré-menstrual) e mais dezenas de outros artigos […]

E nem dá para dizer que isso não passa de perseguição masculina para acabar com a nossa licença para surtar. A conclusão saiu de uma pesquisa realizada exclusivamente por psicólogas e psiquiatras da Universidade de Toronto, no Canadá.

Para chegar lá, elas analisaram 41 estudos sobre TPM (tensão pré-menstrual) e mais dezenas de outros artigos sobre o assunto – todos acompanharam o dia-a-dia das mulheres durante alguns ciclos menstruais delas. E não encontraram nenhuma prova concreta que relacione o mau humor feminino às mudanças hormonais que ocorrem dias antes da menstruação. No total, apenas 13,5% dos estudos apontavam a existência da TPM.

Alguns dos estudos até encontraram uma relação entre o mau humor e o ciclo menstrual, mas não era culpa exclusiva dos dias anteriores à menstruação – alguma outra fase do ciclo também havia provocado efeitos negativos no humor da mulher.

As pesquisadoras acreditam que a TPM seja apenas uma lenda. “Antes das mulheres passarem pelo primeiro ciclo menstrual, elas já ouviram falar sobre TPM. A noção está tão arraigada na nossa cultura que os estudos ficam tendenciosos porque as mulheres sabem que eles são sobre TPM”, diz Gillian Einstein, líder da pesquisa.

Alguém aí concorda com isso? A minha TPM é bem real, tá…

Crédito da foto: flickr.com/hunterhogan/

Leia também:
Mau humor faz bem para o cérebro
Mulheres são mais preguiçosas do que homens
Quem come chocolate com frequência é mais magro

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s