GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

3 grandes benefícios do mau humor

O adorável Ron Swanson (Nick Offerman), de Parks and Recreation (Reprodução/Giphy)

Seus amigos reclamam por você estar sempre de mau humor? Você é considerado o chato da turma por estar sempre ranzinza? Pois aqui estão bons argumentos para a sua defesa.

Antes, porém, vamos esclarecer algumas coisas. Ao contrário do que acontecia até pouco tempo atrás, doenças como a depressão têm sido muito discutidas em grandes meios de comunicação, e isso é ótimo: esse tipo de informação pode literalmente salvar vidas quando ajuda o doente a identificar o problema. Por outro lado, é preciso cuidado para que não aconteça a patologização da tristeza, da irritação e de outras formas de mau humor. A tristeza intensa e duradoura, como a da depressão, naturalmente deve ser tratada. Mas é normal nos sentirmos tristes às vezes, e isso não deve ser tratado como uma anomalia.

É disso que reclama o professor de psicologia da University of New South Wales (Austrália), Joseph Paul Forgas, em um artigo para o site The Conversation. “É hora de reavaliar o papel do mau humor em nossas vidas. Devemos reconhecer que eles são uma parte normal e até mesmo útil e adaptativa do ser humano, ajudando-nos a lidar com muitas situações e desafios cotidianos”, escreve ele.

“Os psicólogos que estudam como nossos sentimentos e comportamentos evoluíram ao longo do tempo sustentam que todos os nossos estados afetivos (como estados de ânimo e emoções) têm um papel útil: alertam-nos para estados do mundo aos quais precisamos responder”, escreve o autor. Ele chama atenção para o fato de que a lista de emoções humanas inclui uma variedade bem maior de sentimentos negativos do que positivos. E “emoções negativas como medo, raiva, vergonha ou desgosto são úteis porque ajudam a reconhecer, evitar e superar situações ameaçadoras ou perigosas”, enquanto a melancolia e a nostalgia podem fornecer informações que nos ajudarão a orientar nossos planos e nossa motivação. Faz sentido, né?

O artigo (disponível em inglês neste link) enumera outros benefícios. Separamos alguns deles:

Ficamos mais alertas

Segundo estudos, o mau humor suave (atente para o SUAVE, ok?) muitas vezes funciona como um sinal de alerta que ajuda você a ficar mais atento e focado em situações difíceis. Em contraste, o humor positivo (como quando você se sente feliz) normalmente serve como um sinal indicando que está em uma situação familiar e segura. Resultado: sua mente relaxa e você fica mais desatento.

– Melhora a nossa memória

Joseph Paul Forgas citou um estudo em que o mau humor causado pelo mau tempo fez com que os voluntários conseguissem se lembrar melhor dos detalhes de uma loja que haviam visitado. Isso também vale para melhorar a memória de testemunhas oculares, reduzindo os efeitos de informações irrelevantes, falsas ou enganosas.

– Promove julgamentos mais precisos

Estar ligeiramente mal-humorado (de novo, não estamos falando de quando você está morrendo de ódio de alguém) também reduz certos preconceitos e distorções na hora de fazermos julgamentos e avaliações. “Por exemplo, juízes ligeiramente tristes formaram impressões mais precisas e confiáveis ​​sobre os outros, porque eles processaram detalhes de forma mais eficaz. Descobrimos que o mau humor também reduziu a credulidade e o ceticismo aumentado ao avaliar mitos e rumores urbanos, e até melhorou a capacidade das pessoas para detectar com mais precisão o engano”, diz Forgas. E não acaba aí: “Essas pessoas são também menos propensas a confiar em estereótipos simplistas”.

Queremos ver quem ainda vai ter coragem de reclamar do seu temperamento.

(Reprodução/Giphy)

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Se mal humor ajudasse a melhorar a memoria eu estaria com uma super memoria!!

    Curtir