GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como o Ibope sabe que programa eu estou vendo na televisão?

Meu caro Oráculo, me tire uma dúvida cruel: como é medido o índice de audiência dos canais de TV? Eu sempre vejo aquela briga entre a Globo e a Record pelo topo da audiência, e sempre me vem à cabeça como eles sabem que uma tv bem no interiorzinho do meu Piauí está ligada em um certo canal?
Me responda por favor.
De sua admiradora,
Maria Aparecida, Guadalupe, PI


A gente se liga em você. É, oquei.

Minha cara Cidinha, eles não sabem. O seu querido Piauí não faz parte das 15 regiões com amostra regular de audiência de TV do Ibope. É isso aí. A audiência pela qual os canais tanto brigam, como você frisou, nada mais é do que uma amostragem.

A medição é feita a partir de uma metodologia batizada de “painel”. Para apurar os números de audiência, utiliza-se um aparelho eletrônico denominado DIB conectado a um televisor, para que o canal em que ele esteja sintonizando seja registrado automaticamente, assim que o aparelho for ligado, explica Adalgisa de Cosme Rodrigues, diretora de operações de audiência de televisão do Ibope.

Cada casa pode ter até quatro desses aparelhos, que dão a possibilidade de cada morador identificar-se através de um botão numerado. Assim, é possível saber melhor quem está assistindo a o que e quando (Superpop em um quarto, Comédia MTV em outro…) A seleção dos domicílios que fazem parte da amostra é estatística, e o Ibope usa como base para a escolha desses lares os mesmos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o famosérrimo IBGE.

Mas calminha aí. Isso não significa que você e seus conterrâneos não tenham voz nesse processo. Existe ainda uma outra forma de saber o que se passa nas telinhas no interior do seu Piauí. “Nos últimos dois anos, o Ibope realizou pesquisas de audiência no estado através da metodologia de cadernos, em que as pessoas selecionadas anotam em cadernos cedidos por nós o que assistiram na TV e em qual horário”, explica Adalgisa.

Bem, ainda não é uma métrica naipe “quantos page views os tabefes que a Carminha levou renderam”, mas é um ganho. Mas não se preocupe com esse lance de audiência, Cida. Deixe isso para os pessoais dos anúncios.

(crédito da imagem: x-ray delta one)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s