GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O botão que deixa o sinal vermelho para atravessar a rua funciona de verdade?

Afinal, aquele botão pra travessia de pedestres funciona mesmo? Se sim, como funciona?
Isabela de Paula, Diadema, SP

Essa galera de Berlim é muito maneira, népussive.

Ah, você também ouviu aquela história que esses botões foram inutilizados nos 60, durante a Primeira Guerra dos Hippies, e que na verdade eles são um teste meio Big Brother que analisa nosso comportamento de gado? Bem, here is the thing: sim, o botão para a travessia de pedestres realmente funciona, mas pode demorar um pouco para o semáforo abrir (bem, você pode acreditar no Oráculo ou achar que eu também fui corrompido pelo ~Sistema~).

Ao apertar a botão, o pedestre inicia uma reprogramação dos semáforos do cruzamento para antecipar o fechamento do sinal que foi acionado. Ou seja, depois que você aperta o dito cujo, todas as sinaleiras/farois/sinais/semáforos ouoquediabossefalanasuacidadeleitor no entorno precisam ser reprogramados – e esse é o motivo da demora. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo (CET), somente depois que o ciclo dos sinais se completar a luz vermelha é ligada para os veículos, autorizando a travessia de pedestres.

Na prática, se o semáforo de veículos estava aberto há algum tempo, o processo é mais rápido. Mas caso o usuário aperte o botão no início de um ciclo verde para os carros, terá que aguardar um tempo maior. A programação varia de acordo com o cruzamento e horário. À noite, por exemplo, há locais em que o fluxo de pedestres é extremamente reduzido, quase nulo. Neste caso, o vermelho dos veículos só entra em operação se o botão do pedestre for acionado.

Há cruzamentos que possuem fluxos diferenciados (eu adoro essa palavra) ao longo do dia. Em determinados horários, o número de pedestres é maior e, em outros momentos, o fluxo de veículos é o mais intenso. A programação dos semáforos de veículos e pedestres é feita de acordo com a demanda e, por isso, às vezes, as pessoas passam num mesmo cruzamento em horários diferentes e têm a sensação de que o tempo do semáforo ficou mais lento.

Atualmente, existem cerca de 11 mil botões de pedestre instalados em semáforos só na cidade de São Paulo.

(crédito da imagem: [martin])

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s