GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que alguns amantes são apelidados de “Ricardão”?

Por que os caras que são amantes de mulheres recebem a alcunha de Ricardão? Ricardo Coração-de-Leão? Ricardo 5º? Só vós podeis responder!
Clayton Bonfim Lima, Belo Horizonte, MG

Chutou longe, Clay. A versão mais aceita da origem do Ricardão é um personagem de “Primo Rico, Primo Pobre”, quadro do programa de humor Balança, Mas Não Cai, veiculado pela Rádio Nacional nos anos 50.

Ricardão era o amante da mulher do primo rico, que, por sua vez, era o corno manso. “Em uma sociedade conservadora e machista como a daquela época, a situação era muito cômica”, diz Ari Riboldi, autor de livros sobre a origem de expressões e ditados populares.

O quadro fez tanto sucesso que inspirou várias reinterpretações em programas de TV, consolidando o termo “ricardão” como um sinônimo de amante.

Post anterior: Se colocássemos todos os terráqueos em uma caixa, quantos m³ ela teria?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Desculpe mas vou discordar: O “Ricardao” nao era o amante da mulher do primo rico; o Ricardao era um ” conhecido” ,” colega”, “amigo”, “companheiro” da mulher do Primo rico ( o Ricardao e mulher nunca apareciam), o Ricardao, devido as situacoes apresentadas, dava a “impressao ” que era o amante, mas nunca foi dito que ele o era! Acho ainda que nao foi sucesso por causa da epoca, mas que hoje em dia ainda estaria fazendo muito sucesso, ou pelo menos nos lembrando de algum conhecido ou vizinho.

    Curtir

  2. Cauê De Oliveira Romero Conde

    Esse termo eu conheço de uma paródia muito tocada na Rádio Transamérica FM de São Paulo no final dos anos 80.

    Curtir