GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quais as principais diferenças entre umbanda e candomblé?

Quais as principais diferenças entre umbanda e candomblé? Obrigado e muito axé.
Pedro Guimarães, Santo André, SP

A umbanda incorpora ritos do candomblé, mas os dois são bem diferentes.

O candomblé vem de onde hoje ficam Nigéria e Benim, a partir de tradições pré-descobrimento do Brasil. Ele tem idioma, danças e rituais próprios; cultua a natureza e os orixás, que são as divindades.

A umbanda é mais recente: surgiu em Niterói (RJ), nos anos 1900. Mesclando elementos espíritas e bantos (uma etnia africana), absorveu influências indígenas, católicas, cabalísticas etc. Nos rituais, mescla-se português com kimbundo e tupi-guarani.

Na umbanda, os orixás também são cultuados, mas além dessas entidades há os guias, que ajudam no contato com espíritos desencarnados. Há vários guias, como pretos velhos, pombagiras, caboclos, marinheiros etc.

 

Fontes: Jaqueline Mattos, do Tempo de Umbanda Cabocla de Iansã; livro Revendo o Candomblé, de Eurico Ramos e Dicionário Houaiss.

Post anterior: Quais são os filmes em que morreu mais gente?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Cosme Aparecido Felix

    Desculpe discordar com a informação de que Candomblé veio do Beni, Nigéria. Primeiro; Candomblé é um conceito religioso brasileiro, que tem como base estrutural referencias africanas diversas, entre elas ioruba, umbundo, quibundu, ewe e fon, com traços europeus e amerindigenismo. Segundo, Umbanda não nasceu em Niterói, é uma tradição africana que no Brasil ganha diversas variações, inclusive a de Seu Zélio, que fundou a sua variação, mas já existia Umbanda na Africa, aliás N’banda que aqui passou a ser conhecida como Umbanda, questão de fonética gramatical. Mas em fim, a história destas religiões precisam ser mais respeitadas, Umbanda e Candomblé não são fantasias, nem folclore.

    Curtir

  2. Cosme Aparecido Felix

    Apenas quero informar e defender a história verdadeira

    Curtir