GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Artista Eduardo Srur faz intervenção no Rio Pinheiros, em SP, e você pode participar dessa iniciativa

exposicao-rio-pinheiros-eduardo-srur-blog-super

O artista plástico Eduardo Srur é velho conhecido dos paulistanos. Ele já criou várias intervenções urbanas para chamar a atenção para graves problemas ambientais da cidade: caiaques, garrafas pet gigantes, cavalaria na ponte, como já mostramos no site do Planeta Sustentável (veja links no final deste post).

Com apoio da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, Srur vai ocupar margens, córregos e pontes ao longo de um dos rios mais emblemáticos – e poluídos – da capital paulista com a exposição “Às Margens do Rio Pinheiros”. A intenção do artista é promover a conscientização das pessoas e pressionar tomadores de decisão para a necessidade de recuperação da bacia hidrográfica do Rio Pinheiros.

Serão três intervenções urbanas:

 Trampolim, com manequins realistas que remetem ao tempo em que era possível nadar no rio, nas pontes da Cidade Universitária (esta é a primeira intervenção a ficar pronta, dia 17; veja foto abaixo), Morumbi, Engenheiro Roberto Zuccolo e Eusébio Matoso (até dia 19, quando a campanha será inaugurada oficialmente);

trampolim-eduardo-srur-blog-super

 Portal, dois pórticos enfeitados com restos de esculturas e adereços utilizados em desfiles de escolas de samba, na foz dos córregos Uberaba e Jaguaré (até dia 21); e

– Hora da Onça Beber Água, com animais infláveis gigantes, em frente à estação de trem Pinheiros (até dia 26), uma alusão a um dos animais símbolos da fauna brasileira, que corre risco de extinção.

E veja que bacana! As obras serão iluminadas por sistema de captação de energia solar já instalado próximo às margens do rio. Funciona assim: a energia gerada é inserida na rede como compensação pelo que será gasto durante a montagem e na iluminação noturna das peças criadas por Srur.

Para ampliar a intervenção e torná-la um marco para a cidade, Eduardo Srur colocou seu projeto no Partio, site de financiamento coletivo. Ele quer levar suas criações para outros espaços do Rio Pinheiros e atingir muito mais pessoas na cidade com sua mensagem. “A arte desperta e traz oxigênio à mente, provoca e questiona sobre questões importantes da nossa sociedade”,  acredita o paulistano. O Planeta Sustentável também acredita nisso e, por isso, está empenhado em sua divulgação.

Apoie esta causa para ampliar a discussão e a repercussão sobre o futuro do rio PinheirosCom apenas 30 reais você já pode participar deste movimento artístico e ativista de Srur, no Partio. Como em todo site de crowdfunding, os apoiadores recebem recompensas de acordo com o valor doado. Em alguns casos, Srur vai dar várias obras de seu acervo pessoal como gravuras, livros, fotos e camisetas e objetos feitos com material reciclável.


Leia também:
Aquário morto de Eduardo Srur incentiva limpeza das praias, em SP
Labirintos de lixo, em exposição nos parques de São Paulo
A arte como salva-vidas

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s