Odeia acordar cedo? Cientistas descobriram que isso é culpa da genética

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 21 Maio 2015, 12h51

brasilpost-1024x1024

Por Ione Aguiar, do Brasil Post

cedo

Você é daqueles que acordam antes do nascer do sol, com um sorrisão no rosto? Ou não suporta levantar da cama todo dia para trabalhar? De acordo com uma nova pesquisa, ser notívago ou madrugador é uma questão genética. O estudo, publicado na Frontiers in Neurology, partiu da análise de variações genéticas em insetos que possuem relógios biológicos próximos dos seres humanos. Os pesquisadores da University of Leicester observaram as moscas e separaram aquelas com hábitos noturnos, fazendo com que elas cruzassem umas com as outras de modo a reforçar este comportamento.

Após uma análise do genoma dos animais, os pesquisadores conseguiram identificar ao menos 80 genes responsáveis pelos hábitos do sono. “A maior parte das pessoas tem picos de performance em horários específicos do dia”, explicou Eran Tauber, um dos autores do estudo, em comunicado escrito. “Conhecemos o efeito desta preferência na saúde, mas a base molecular disto ainda é desconhecida.”

Os processos moleculares que definem o relógio biológico dos notívagos não são meramente atrasados em relação aos daqueles que gostam de acordar cedo. Na verdade, os genes desses dois tipos de pessoa são completamente diferentes. Hoje, a maior parte das pessoas é obrigada a trabalhar entre 8h e 17h, embora nem todo mundo se adapte bem a esta estrutura. De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode ajudar gestores e trabalhadores a bolarem um modelo mais eficiente.