GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

5 campeonatos de esportes da mente

Alguns atletas são conhecidos pela sua forma física. Outros, pela agilidade e destreza de seus movimentos. Mas, entre os esportistas com habilidades acima da média, estão aqueles especialistas em uma modalidade bem menos conhecida: os jogos da mente. Eles disputam neurônio a neurônio quem é mais rápido na hora de resolver complicadas equações ou de memorizar sequências impressionantes de números e imagens. Desafiando os limites do cérebro humano, conheça 5 campeonatos de esportes da mente:

.

1. Campeonato Mundial de Memória

Desde 1991, uma competição não deixa dúvidas: recordar é vencer. No Campeonato Mundial de Memória, realizado anualmente, os competidores testam suas super memórias em 10 provas pra lá de desafiadoras: devem memorizar números aleatórios ditos durante o período de uma hora (!), listas de palavras aleatórias, nomes e rostos, datas históricas, por exemplo. O britânico Dominic O’Brien é campeão absoluto da competição: já levou o prêmio em oito ocasiões e, em 2002, entrou para o Livro Guinness de Recordes ao memorizar uma sequência de 2808 cartas de baralho dispostas de forma aleatória. Para se ter uma ideia, esse número de cartas equivale a 54 baralhos completos. Não é para qualquer um. E detalhe: para decorar a sequência o britânico só precisou olhar para as cartas uma vez.

 

2. Mental Calculation World Cup

Adições, multiplicações, raízes quadradas, raízes cúbicas e cálculos baseados no calendário – estas são as provas que fazem parte da Mental Calculation World Cup, competição que, desde 2004, reúne calculadores de todo o mundo na Alemanha. Moleza para você que ~domina a tabuada~, certo? Pense de novo, campeão. Nessa equação, estão em jogo números com mais casas decimais do que sonha nossa vã filosofia. Em 2012, o instrutor de ábaco Naofumi Ogasawara foi consagrado o grande vencedor da quinta edição da premiação bienal. Além de sair na frente na maior parte das categorias, o japonês de 22 anos bateu o recorde da prova de adição de números de 10 dígitos – 10 desafios em 10 minutos: ele só precisou de 3 minutos e 11 segundos para resolver corretamente as 10 “continhas”.

Curiosamente, Naofumi, que também pontuou mais na categoria de raízes quadradas de números de 6 dígitos – 10 desafios em 10 minutos (ele acertou 8), tirou zero na prova do calendário. Cada competidor recebeu uma lista de datas, compreendidas entre os anos de 1600 e 2100; o desafio era acertar a qual dia da semana cada uma dessas datas correspondia em até 60 segundos. E sem calculadoras, claro. Myagmarsuren Tuuruul, da Mongólia, foi quem venceu a prova, e ainda bateu o recorde na categoria: acertou 57 datas em 1 minuto.

Veja também: 5 mentes brilhantes da matemática que você não conhecia

 

3. Memoriad


A cada quatro anos, enquanto atletas ultrapassam seus limites físicos nos Jogos Olímpicos, esportistas da mente disputam uma acirrada maratona numérica na Turquia. Memoriad, olimpíada da mente criada em 2008, foi a primeira do mundo a combinar provas que testam habilidades de memória, cálculo e leitura dinâmica e fotográfica. A segunda edição do evento, realizada em 2012, contou com 89 participantes de 20 diferentes países, que participaram das nove desafiadoras provas da competição.

No mais inusitado teste do evento esportivo, os competidores devem provar sua habilidade de leitura e compreensão textual. Para participar, deve-se ser capaz de ler pelo menos 220 palavras por minuto. Cada competidor recebe um texto original para realização da leitura. Para cruzar a linha final, vale tudo: atropelar vírgulas, avançar pontos, saltar parágrafos. Mas é preciso atenção: nessa corrida, não vale apenas terminar mais rápido. O objetivo é provar a habilidade de compreensão dinâmica. Por isso, depois da leitura é a vez do tira-teima – os competidores devem responder perguntas sobre o texto. Tempo gasto e taxa de acerto são combinados para determinar o vencedor.

 

4. Mind Sports Olympiad

Nesta competição, os vencedores também levam para casa medalhas de ouro, prata e bronze. Bem parecida com as olimpíadas tradicionais, a Mind Sports Olympiad nasceu em Londres em 1997 e hoje é um dos maiores eventos de esportes da mente do mundo. Durante os nove dias de provas, os competidores participam dos chamados pentamind e decamentathlon, competições inspiradas pelas tradicionais pentatlo e decatlo – modalidades esportivas que tiveram origem nos Jogos Olímpicos da Antiguidade de 708 a.C. compostas por cinco e dez provas, respectivamente. Competições de xadrez, damas, gamão, poker, banco imobiliário e até de tetris fazem parte dos desafios intelectuais.

 

5. Jogos Mundiais de Esportes Mentais

Dois meses após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, outro evento esportivo movimentou a China. Ao todo, 2.763 competidores de 143 países participaram da primeira edição dos Jogos Mundiais de Esportes Mentais, que conta com cinco competições: bridge, xadrez, damas, go e xiangqi (xadrez chinês). Criado pela International Mind Sports Association, a ideia era que as competições passassem a integrar o calendário olímpico, sendo realizadas, de quatro em quatro anos, no país sede das Olimpíadas. O plano não deu certo na segunda edição do evento – em 2012, ao invés de acontecerem em Londres, como planejado, as atividades foram realizadas na cidade de Lille, na França. Em 2016 a história deve ser diferente: no evento de encerramento, em agosto do ano passado, a cidade do Rio de Janeiro foi anunciada como sede para os Jogos Mundiais de Esportes Mentais.

.
Imagens: Divulgação

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s