GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Destaques de 2011 da SUPER: Os 10 melhores tumblrs do ano

Muita gente me manda e-mail querendo entender melhor o que é um Tumblr. Não tem muito segredo: basicamente, é um sistema de blogs bem simples que permite publicar imagens, vídeos, textos, citações, links, áudio e até trechos de conversas. Cada tipo de conteúdo possui um ícone correspondente que vai garantir que ele seja postado com um layout que lhe dê o devido destaque. Mas o Tumblr é também uma rede social que, na prática, é tipo um Twitter sem limite de caracteres em que é possível seguir outros tumblrs e favoritar e reblogar os posts que você achar legal. Tudo o que for sendo postado por aqueles que você segue aparece em uma espécie de timeline.

A diferença é que, aqui, o destaque vai para as imagens e vídeos. Esse é o tipo de conteúdo que mais faz sucesso, especialmente em tumblrs temáticos – e são muitos. Um simpático leitor me perguntou outro dia se rolam outros temas ou se só tem foto de mulheres nuas mesmo. Felizmente pra mim, que adoro tumblrs, mas não tenho como um dos meus passatempos favoritos ficar vendo mulher pelada, a criatividade do povo é grande. Tem gente que decidiu transformar o nariz das pessoas em uma Tartaruga Ninja e só postar fotos disso (e, assim, mudou pra sempre a forma como nós olhamos os narizes por aí). Outro tumblr traz fotos de belas mulheres famosas (e vestidas) com os olhos do ator Steve Buscemi  no lugar dos seus próprios. Enfim, tem louco pra tudo por aqui. Mas, como eu disse antes, imagens não são o único tipo de coisa que você pode encontrar. Há tumblrs geniais só com textos, como o c ou n c, que está nesta lista e traz uma literatura wébica de rara beleza.

Como foi bem difícil escolher só 10 tumblrs, acabei colocando alguns outros que aparecem como bônus na lista. Espero que você se divirta tanto quanto eu me diverti reunindo-os aqui!

10. Pobregram

Se no Instagram todo mundo quer mostrar que é cool e frequenta lugares da moda, aqui é o lugar para se compartilhar as coisas mais “humildes” da vida. Uma coxinha engordurada de boteco, produtos de marcas genéricas, balinhas que você recebe de troco… Tudo isso é fotografado, recebe um filtro retrô (para não perder o hábito) e vai para o tumblr.

9. Sei lá como se escreve

Quando a gente precisa falar algum nome que não conhece direito, até consegue dar uma enrolada se falar rápido o bastante ou se estiver num lugar barulhento. Mas quando temos que escrevê-la, a coisa complica. A saída é dar um Google. Ou então usar um recurso ainda melhor, que consiste em escrever a palavra da forma como você imagina que seja e adicionar a expressão “sei lá como escreve” logo depois. A técnica tem sido tão usada nas redes sociais como o Twitter e o Facebook que deu origem a um TAMBEL sei lá como escreve.
Bônus: o Pássaro da Dislexia
http://30.media.tumblr.com/tumblr_lilgxiesKn1qftn4go1_500.jpg
Mais uma ode à clareza, exatidão e coerência da linguagem escrita, este tumblr também reúne algumas pérolas espalhadas pela internet.

8. C ou n c/

Quer conhecer as grandes obras da literatura mundial, mas está sem paciência para ler livros grandes e com linguagem arcaica? Pois este tumblr resolve os dois problemas de uma vez só. Nele, você encontra de Platão a Lewis Carroll (passando também por Shakespeare, Kafka e até pela saga Crepúsculo) em versões curtas, envolventes e na mais moderna linguagem wébica nomeada pelos autores como kkkística. Não se  deixe enganar pela aparente simplicidade dos textos. Alguns, como “Li´´nga kkkistiuca”, versão para o poema “Língua Portuguesa” de Olavo Bilac, mantêm até mesmo a métrica do original.

7. Classe média sofre

Imagine ter que aturar gente postando fotos e mensagens sem graça no Facebook, mãe que cozinha mal, elevador fedido, empregada que tira folga, internet que não funciona direito… Não é de admirar que esse pessoal sofrido da classe média tenha ataques de stress de vez em quando e decidam xingar muito no Twitter (ou Facebook, mesmo).  Mas eles continuam, firmes e fortes. Esse tumblr é uma verdadeira lição de vida e de superação.
Bônus: Tragédia da Empregada
Na mesma linha que o anterior, esse tumblr concentra a atenção nos protestos indignados da sofrida classe média contra as suas empregadas. Uma pena que ele tenha deixado de ser atualizado há sete meses. Ou, pensando melhor, ainda bem. Porque olha, dá uma tristeza imensa ver esse tipo de coisa.

6. Mágoa de Caboclo

Esse é para quem curte música boa e está sofrendo por causa de algum amor. O tumblr traz toda semana uma playlist temática para consolar, animar ou até dar uma piorada, mesmo, a quem está com o coração partido. Os autores já avisam: não se responsabilizam por possíveis prejuízos à saúde do ouvinte. Junto com as músicas tem sempre um poema e uma foto ou ilustração de colaboradores. Tudo bonito. E triste, como o amor tantas vezes é.

5. Grifei num Livro

Você é do tipo que costuma ler livros sempre carregando uma caneta para marcar os trechos de que mais gosta? Então tire uma foto da página e mande para o tumblr Grifei num Livro. Ele reúne imagens (com o filtro do Instagram, para ficar mais poético) dos trechos mais bonitos de obras da literatura mundial.

4. Memória 90

Depois da onda saudosista pelos anos 80, chegou a vez dos anos 90 ganharem os holofotes e terem seus méritos reconhecidos e relembrados. Afinal, uma década que nos presenteou com ótimas novelas, brinquedos sem propósito que deixavam vários hematomas (ver acima) e grupos de axé e pagode cheios de lirismo e belas coreografias merece ser homenageada para sempre.

3. Ego estagiário

Sites de fofoca podem render muita coisa, digamos, inusitada. E por isso inspiram muitos posts em blogs famosos por aí, como o Te Dou Um Dado? e Katylene. Mas as fotos publicadas neles também podem virar matéria-prima para tumblrs como o Ego Estagiário, uma versão “pirata” do site Ego que inventa  manchetes bizarras para elas. Brigas, intrigas, crianças abduzidas, atores famosos com atitudes estranhas… Tudo isso você encontra por aqui.

2. Awesome People Reading

Esse é para quem ama livros e fotografia. E adora descobrir que grandes estrelas e lendas de Hollywood, como Marylin Monroe, também os apreciavam e se deixavam fotografar , às vezes, lendo alguns de seus favoritos. São fotos lindonas de pessoas a quem todos nós admiramos fazendo algo que faz com que nós os admiremos ainda mais.
Bônus: Lisa Simpson Book Club
Se, além de livros, você curte a Lisa Simpson, vai adorar este tumblr. Ele reúne as cenas em que a menina prodígio da família amarela aparece lendo e permite que você descubra que livros são – algo que nem sempre dá para ver na TV.

1. Shit that Siri Says

Com o IOS5, os donos de iPhones podem contar agora com uma companheira para todas as horas: Siri, um programinha que responde aos seus comandos de voz e lhe dá todo tipo de ajuda. Precisa descobrir onde tem uma farmácia por perto? Ser avisado de uma reunião? Entender o sentido da vida? Ela ajuda. E, se não tem todas as respostas, pelo menos sempre arranja uma saída bem-humorada (e muitas vezes abusada) para não te deixar no vácuo. Este tumblr reúne alguns dos seus melhores momentos.

Menção honrosa: tumblrs que marcaram acontecimentos importantes
Uma característica peculiar dos tumblrs é a possibilidade de alguns deles marcarem época por abordarem um acontecimento específico que tenha ganhado as manchetes e as conversas pelo mundo durante certo período. Foi assim na Copa, ano passado. Neste ano, o destaque vai para dois deles:
PhotoshooterA onda de protestos que aconteceram em Londres em agosto deste ano deu origem a um tumblr divertido que brincava com as imagens envolvendo os manifestantes.
iWrongA morte de Steve Jobs, no dia 5 de outubro, deu origem a uma série de homenagens ao cofundador da Apple. Algumas belas, muitas erradas. O tumblr iWrong reúne as erradas.

Promessa para 2012 – Renato era chato

Se você curte o Legião Urbana, vai gostar. Se achava Renato Russo um chato de galochas, também vai. O tumblr acabou de nascer, mas já ganhou o coração de muita gente trazendo pequenas histórias estreladas por ele. Em todas, o cara deixa todo mundo com cara de besta ao responder a situações cotidianas com trechos de suas músicas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s