Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Destaques de 2011 da SUPER: Os 10 memes mais legais do ano

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h13 - Publicado em 15 dez 2011, 16h30

por Maurício Cid, do Não Salvo
COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE

Antes de mais nada, algumas pessoas podem estar se perguntando: “mas o que são memes?” Bom, memes são frases, videos, imagens ou até mesmo um comportamento que se propaga na internet de uma pessoa para outra sem razão especifica. O meme tem a intenção de ser divertido, engraçado e viralizável por si só. Chega de mimimi e vamos à lista!

10. Charlie Sheen e o #WINNING

AHHHhhhhhhhh Charlie Sheen! O ator mundialmente conhecido por filmes como Top Gang e Platoon e pela série de sucesso Two and Half Men virou um hit também na internet. Em 2011, Charlie Sheen, que tem uma vida polêmica ao extremo, criou o seu próprio meme: Ele mesmo! Após um ano repleto de escândalos envolvendo drogas, prostitutas e internações na reabilitação, o ator virou um exemplo de sucesso não exatamente pelas suas escolhas, um tanto quanto controversas aos padrões “normais” de vida, mas como um exemplo de como viver la vida intensamente.

Para você ter uma noção: Sheen organizou uma viagem de lua de mel com a esposa. Não satisfeito, convidou a namorada. Para melhorar a viagem, a amante, uma conhecida atriz pôrno americana, também embarcou. Todos juntos, com direito a foto para a internet e jatinho particular fretado. Charlie Sheen tentou reviver a época em que quase morreu de tanta bebida e drogas no anos 90. E isso é perigoso. Pra ele, claro. Pra internet? É uma grande sequência de risadas. Ainda mais depois da sua entrevista para o TODAY SHOW, que ganhou sua propria versão Auto Tune dos Gregory Brothers (os mesmos caras que criaram o Bed Intruder, sucesso no ano passado):

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=9QS0q3mGPGg?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Seu bordãorepercurtiu na internet com camisetas, tweets e todo tipo de expressão raivosa por parte de quem não concordava com seus ideais extremos. Charlie Sheen se tornou um mito. E suas aparições televisivas (como esta), só botaram lenha na fogueira.

Charlie Sheen também entrou no Guinness Book este ano graças ao seu Twitter (@charliesheen) que bateu aimpressionante marca de 1 milhão de seguidores – em menos de 24 horas! Em certo momento, o ator ganhava 2500 seguidores por minuto, praticamente sem ter tweetado nada!

#WINNING!?

Continua após a publicidade

 9. Mamilos! Mamilos são muito polêmicos

Pare para pensar…
Empresas investem rios de dinheiros criando campanhas mirabolantes para conseguir impressioanr os internautas no que eles ainda chamam de “rede mundial de computadores” e (na maioria dos casos) não obtêm um resultado tão expressivo como um garoto que cabulou aula pra ficar jogando Habbo e resolveu gravar um video polêmico com menos de 30 segundo sem o menor sentido:

httpv://www.youtube.com/watch?v=wvJbhFYNfKU&feature=player_embedded

Sim, eu sei o que você esta pensando, e por incrível que pareça, ISSO que você acaba de ver virou uma febre na internet em 2011!

É quase impossivel você usar a palavra “POLÊMICO” sem que algum engraçadinho perguntar se você está falando de MAMILOS!

Para termos uma noção de quão impactante os Mamilos Polêmicos foram, um grafico do Google Trends traz um comparativo da palavra “mamilos” entre 2010 e 2011, e concluimos que: OU a busca de pessoas, fotos e fetiches mamilísticos cresceu drasticamente sem motivo aparente OOOOUUU esse pico se deve ao garoto mais polêmico do Brasil! Bruno, o Garoto Mamilo!

Continua após a publicidade

Após o sucesso web, o garoto apareceu na TV (99% das vezes mostrando seus dotes peitorais), o que talvez tenha tornado o meme mais mainstream do que nunca!

Pôlemicas à parte, uma coisa é certa, após a explosão de mamilos em março de 2011 uma polêmica na internet nunca mais será apenas uma polêmica, ela sempre será seguida de MAMILOS! pois Mamilos… são muito polêmicos…

8. e-Harmony girl

Debbie, uma garota americana com um cadastro no e-Harmony, site tradicional de relacionamentos lá nos Estados Unidos, resolveu criar um vídeo mostrando sua personalidade para os interessados. O resultado? Mais de 11 milhões de visualizações em menos de 1 mês. Tudo isso por que ela simplesmente não consegue parar de pensar em… gatinhos.

httpv://www.youtube.com/watch?v=flIqNRv4wcY&feature=player_embedded
(legendado) original em inglês aqui

A garota se tornou um viral tão absurdo que, em poucos dias, várias lojas de camisetas ja vendiam frases do vídeo e seu rosto estava estampados nos principais portais americanos. Atualmente o vídeo original conta com mais de 18 milhões de visualizações, fora as paródias que surgiram em seguida. Algumas das mais famosas:

Continua após a publicidade

httpv://www.youtube.com/watch?v=sP4NMoJcFd4&feature=player_embedded
versão Gregory Brothers

httpv://www.youtube.com/watch?v=cspGmWwBEPk&feature=player_embedded
e a versão calórica de resposta do user Jon

Obviamente os fakelovers, gente que curte dizer que vídeo X ou Y é falso, entraram em ação, revirando dados pessoais da protagonista e dizendo que o vídeo não era verdadeiro. No final das contas alguns novos vídeos foram publicados no canal original, como respostas às acusações, com frases irônicas, sem deixar clara a intenção do vídeo original.

7. E o pintinho? Piu!

Apenas 11 anos tem a nossa estrela brazuca do meme Pintinho Piu. Se você já assistiu o vídeo (grandes chances disso ter acontecido – por bem, ou por mal) deve ter ficado com a música do estudante, e agora webcelebridade, Dheymerson Lima na cabeça durante alguns dias ou até meses (meu caso).

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=09Kmah2pkqM?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

”Pintinho Piu”, ao que tudo indica, narra a vida de um proprietário de uma casa com vários animais. Dheymerson dubla o som de diversos animais, além da letra da música, mostrando que tem uma memória privilegiada e uma disposição fora do normal!

Como todo grande sucesso web, o garoto apareceu em diversos programas de televisão, inclusive no Ratinho, onde fez uma performance ao vivo que bombou. A audiência subiu tanto que Dheymerson retornou ao programa dias depois para uma segunda apresentação que também rendeu bons números ao patrão $ilvio $antos.

E por que o nome do vídeo é “E O PINTINHO PIU RUSSAS”? Russas?! O que é isso!? Russas é o nome da cidade cearense em que mora o garoto. O lugar tem 70 mil habitantes. Já o vídeo tem mais de 7 milhões de views. Imagine o sucesso do menino por .

 

6. Pôneis Malditos

Mais um destaque nacional que não podia faltar na nossa lista caprichada são os Pônei Malditos… pôneis malditos…. la la lalaaaaaaaaaaaaaAAAAAaAaa…AHHHH!!!!! Olha só! Essa praga realmente pega!

A propaganda da Nissan deu tão certo que, como pouquíssimas vezes no Brasil, uma publicidade se tornou um meme. Fenômeno comparado a série de videos da Old Spice nos Estados Unidos. que fizeram a marca crescer absurdamente em poucos meses.

As vendas da Nissan aumentaram expressivamente em outros modelos, além da Frontier. O Sentra viu suas vendas subirem 127%, com 1.161 unidades; enquanto o Tiida acumulou alta de 120%, a 1.470 unidades. Já o Livina teve alta de 15% nas vendas, com 1.245 carros vendidos. (veja/abril)

E o vídeo? O grande trunfo da Nissan foi ter feito versões diferentes para a TV e para a internet. Enquanto a TV continuou no formato quadrado, apesar do bom humor da campanha, a internet recebeu uma atenção especial com frases que lembravam as correntes de email e hoax em formato imperativo, se tornando um grande viralizador em 2011 e alcançando os Trending Topics do twitter por muitas semanas.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D
lalalaalalalalaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

5. Nyan Cat

Já que estavamos no lalalalala, nada melhor que passarmos para o Nyanyanyanyanyanyanya! O Nyan Cat surgiu de uma serie conhecida como Nyanyanyanyanyanyanya, memes japoneses que apareceram só para irritar.

Nyan Cat, o gato pixel mais famoso de todos os tempos tem incríveis 52 milhões de visualizações (apenas no vídeo original). Em uma comparação esdrúxula, se o vídeo fosse um país e cada visitante fosse uma pessoa, Nyan Cat seria o 24º país mais populoso do mundo!  Maior do que Argentina, Australia, Canadá, Espanha e Coréia do Sul! Realmente de assustar.

Nunca viu o Nyan Cat? Boa sorte, e cuidado com possíveis alucinações durante o percurso:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QH2-TGUlwu4?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Não conseguiu chegar ao fim? Normal, acredite.
Pensando nisso, criaram o Non Stop Nyan Cat, site que possui um cronômetro e serve como uma disputa de quem aguenta ouvir a musiquinha com seu gato alado em conjunto por mais tempo. Vale a pena se testar!

O desenho em pixel art é criação do prguitarman e se tornou um icone internético.
Tanto é verdade que as pessoas começaram a usar o gatinho na real life (sim, algumas pessoas têm vida social) como em camisetas, acessórios e até mesmo tatuagens:

No Halloween de 2011, nos Estados Unidos, onde tradicionalmente as pessoas se fantasiam, existiu uma enxurrada de referências à internet. Obviamente, o Nyan Cat foi um dos grandes vencedores no quesito fantasia nota 10. Com uma simples busca no Google Imagens por “Nyan Cat costume” podemos perceber a força do meme:

 

4. Planking

O Planking apareceu em 2006 pelas mãos de um grupo do Facebook (pois é, o Facebook não foi inventando esse ano ¬¬), e ficou mais popular em 2010 na Inglaterra. Alguns memes coreanos antigos eram meio parecidos com o planking.

E então você pergunta, mas o que é um Planking!? Bom, o Planking pode ser definido com sua imagem mais famosa, a do jogador de rugby David “Wolfman” Williams, que após pontuar em uma partida no campeonato australiano, em março desse ano, comemorou deitado na grama, esticado como uma tábua. A imagem virou a sensação da internet local.

A “brincadeira” correu pelo mundo e em pouco tempo o Planking virou uma mania mundial, presente em 9 em cada 10 sites de humor ou entretenimento voltados para a internet. Sua popularidade aumentou com a participação de famosos que impulsionaram o meme com fotos postadas em seus perfis pessoais do Twitter e Facebook, ecomo Katy Perry, Justin Bieber, Demi Moore e Chris Brown.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=tRHnTFesv7c?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344]
httpv://www.youtube.com/watch?v=vQNTN8Z8AJY&feature=player_embedded

Talvez você esteja se perguntando “Que coisa idiota!” “Qualquer um consegue fazer isso!”, é… talvez você esteja certo mas teve gente que tentou e não conseguiu… no dia 15 de maio, Acton Beale, australiano de 20 anos, foi tirar uma foto para seu Planking na varanda de um hotel, no 7º andar, se desequilibrou, caiu e veio a falecer. O ocorrido fez com que o primeiro ministro se pronunciasse oficialmente sobre o meme para todo o país, pedindo ara a população tomar cuidado e manter a segurança. A polícia australiana até começou uma campanha para que todos parassem com a “brincadeira perigosa”.

 

3. #Scarlettjohanssoning

Assim que as fotos da atriz Scarlett Johansson caíram na internet (graças a um hacker), um meme automaticamente surgiu. Anônimos do mundo inteiro começaram a enviar fotos com a mesma pose de uma das fotos da atriz.

Se você não se lembra bem da história, a gente explica. Esta é a foto original (com uma tarja marota):

e algumas das milhares variações web que surgiram em seguida:

O meme se desenvolveu, principalmente, pelo Tumblr, onde os usuários subiam suas fotos sem medo de que fossem apagadas por uma moderação, como ocorre em outras redes sociais mais rígidas, como o Facebook.

As regras para uma foto de sucesso eram bem simples:

O principal meio de divulgação e concentração de imagens foi o tumblr Tush (la não tem as tarjas, ok?) e no Brasil alguns blogs como o Judão e o Não Salvo fizeram com que os brasileiros tivessem o seu dia de celebridade “caiu na net” por um dia. Veja aqui as imagens nacionais do #Scarlettjohanssoning (também sem tarja).

2. Zangief Kid

Em uma das histórias mais surpreendentes do ano, Casey, um estudante australiano vítima de bullying, resolveu dar o troco, revidando um dos ataques de outro aluno que o incomodava há algumas semanas. Em um ataque de fúria registrado por uma câmer Casey se transformou no Zangief Kid, uma inspiração para outras pessoas que sofrem bullying e, claro, um viral instantâneo.

httpv://www.youtube.com/watch?v=O7yn5fOTnfI&feature=player_embedded

O vídeo original foi deletado do Youtube por infringir leis de violência e mimimis, mas como na internet nada se perde, é possivel encontrar cópias aos montes no site com uma simples pesquisa (ainda bem!).

Depois que o vídeo rodou o mundo, o garoto deu uma entrevista em que explicava o acontecido e revelava sua triste história de perseguição.

httpv://www.youtube.com/watch?v=s0z2zsf3Oe8&feature=player_embedded

1. Rebecca Black – Friday

E o Oscar memes goes to…

Pois é, Rebecca Black sem dúvida foi o assunto do ano na internet.

A garota de 13 anos surgiu na internet com um clipe todo produzido, com direito a Auto Tune para ajeitar a voz, carros, locações e até um rapper. Obviamente, deu tudo cer… errado! Rebecca Black, seu sorriso amarelo, sua musica irritante e suas coadjuvantes que claramente não sabem o que estão fazendo foram considerados o PIOR clipe da história em uma votação recente.

Eis a pérola:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kfVsfOSbJY0?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&ob=av3e&w=425&h=344%5D

Rebecca Black virou uma piada mundial e, em menos de 3 semanas, o vídeo atingiu a marca de 22 milhões de visualizações, ultrapassando clipes concorrentes de artistas consagrados como Lady Gaga, Beyonce e Justin Bieber. Mas a maior parte das críticas e avaliações do vídeo eram negativas (AHhhhh vah!), transformando Friday no vídeo mais odiado de toda a internet segundo as estatísticas do próprio Youtube.

Talvez por ser tão ruim e ao mesmo tempo engraçado de forma involuntária, Friday se tornou um sucesso de compartilhamento na web. Todos queriam ver e saber o que era TÃO ruim assim… Em uma mistura de decepção e confusão a própria Rebecca Black denunciou o seu vídeo por ter conteudo não autorizado por ela mesma (?) e a versão original foi retirada do ar quando chegava à incrível marca de 165 milhões de visualizações. Algum tempo depois, Rebecca se arrependeu de suspender seu proprio vídeo e a obra de arte voltou ao ar.

Você pode até estar rindo da cara dela agora mesmo… mas…

….eis a prova de que alguns males vêm para o bem (o bem dela mesmo, claro!)

Além da grana, Rebecca Black também pegou carona no sucesso de Katy Perry (ou será que foi o contrário?), que cantou um cover de Friday ao vivo. Rebecca também participou como figurante em um vídeo clipe da cantora pop.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=sM51ANnSgsU?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

COMEMOREM MENINAS! COM ESSA EMPOLGAÇÃO TODA!!!

Bônus 1: Sanduíche de B#*#*#*

O sanduíche mais bizarro do ano também recebe aqui seu reconhecimento por ter sido um viral polêmico (mamilos!!!) que movimentou a internet e foi assunto por muito tempo em mesas de bar e discussões no Twitter.

Como o video é para maiores de 18 anos, não pode entrar na lista por motivos óbvios, maaaaaaassss tentarei explicar: Uma brasileira de identidade desconhecida, acabou tendo um vídeo disseminado na rede em que ela explicava como fazer um Sanduiche de B*****. Até aí, tudo bem. O que a maioria não esperava é que ela fosse mostrar na prática como fazer esse sanduba… isso tudo com frases memoráveis e um gato miando ao fundo enquanto ela fazia a Ana Maria Braga deitada no chão da cozinha.

Se mesmo assim estiver curioso, temos uma paródia similar aqui (+18)

Bônus 2: Sou f#d@

Vitinho, o avassalador mais famoso do Brasil, não entrou na lista pois é um meme viralizado (a exaustão) em 2010. Mesmo assim, fica registrada sua contínua participação como meme brasileiro em 2011, ganhando o prêmio Youpix, VMB de hit do ano e o coração dos internautas. Considerado por muitos blogs como o maior meme brasileiro de todos os tempos, fiquem com o vídeo original e um mashup especial que é melhor que seu marido:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=RIBkK5X_3mo?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=nHekpZMe3xM?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.