7 dicas científicas para ter um casamento feliz

Por Atualizado em 02/03/2011

Biscoitinho da sorte: “o casamento permite que você irrite uma pessoa especial pelo resto da sua vida.”

Todo mundo sabe que casamento não é das coisas mais fáceis. Seja você um romântico que sempre sonhou com a vida a dois ou um bon vivant que foi, de alguma forma, empurrado para a união eterna, o cenário é o mesmo: é preciso rebolar um pouquinho para que o relacionamento dê certo. Mas, veja só: eis que a ciência aparece para ajudar nesse desafio. Está solteiro? Anote aí o que procurar no parceiro ideal e já comece a planejar suas táticas pós-aliança. Já se casou? Hum, seu caso é mais grave, mas nem tudo está perdido. Confira, então, o que você ainda pode fazer para melhorar esse laço. E seja, com sorte, feliz para sempre.

Diga sempre “nós”, nunca “eu”.
Quem usa mais pronomes como “nós” e “nosso” nas discussões com a cara metade tem brigas menos longas e desgastantes (consequentemente, vive mais tranquilo) do que os casados que abusam dos “eu”, “você”, “meu” e “seu”. Pesquisadores americanos chegaram a essa conclusão após observaram os papos de 154 casais. Especialmente entre os que estavam juntos há mais tempo, o discurso individualista era um forte sinal de que o casamento não ia nada bem.

Sendo mulher, escolha um cara rico.
Eles são pais mais presentes, o que, além de criar um clima mais “comercial de margarina” na sua casa, ainda faz bem para o cérebro dos pequenos: segundo pesquisadores do Reino Unido, os filhos de pais mais “bem de vida” tendem a ter QIs mais altos. E ah, outro detalhe interessante: os caras cheios da grana dão mais orgasmos às esposas, segundo um outro estudo britânico.

Sendo homem, escolha uma mulher mais bonita do que você.
Todo mundo fica mais feliz neste cenário. É o que mostram os resultados de um estudo da Universidade de Tenessi (EUA). Em testes feitos por lá, foi constatado que ambas as partes do casal se declaram mais satisfeitas com o relacionamento quando a esposa é mais atraente do que o marido.

Fuja das mulheres que têm pais divorciados.
O conselho é bem claro: “mulheres com pais divorciados são mais propensas a entrar no casamento com menos comprometimento e confiança no futuro da relação, aumentando o risco de divórcio”, diz um estudo da Universidade de Boston (EUA), que testou as expectativas de 265 casais que tinham acabado de selar o noivado.

Seja companheiro, mas nem tanto.
Um estudo da Universidade de Iowa (EUA) constatou que o companheirismo excessivo (como dar, com frequência, conselhos que o outro não pediu) é mais nocivo para o casamento do que ser um marido ou esposa meio “nem aí”. Segundo os pesquisadores, é claro que a gente gosta de poder contar com alguém, mas quando esse alguém começa a cuidar demais da nossa vida, o senso de individualidade vai embora e a coisa azeda.

Invista em pretendentes com boa autoestima.
Casar com alguém que não esteja lá muito feliz consigo mesmo é roubada. A dica vem lá da Universidade Estadual de Nova Iorque (EUA). Pesquisadores conduziram testes com jovens recém-casados e observaram que, quando uma das partes tem autoestima muito baixa, tende a se tornar co-dependente e falha em atender às expectativas do cônjuge. A tendência é que, nesse caso, o relacionamento comece a se deteriorar já no primeiro ano de papel passado.

E finalmente: não tenha filhos.
Em mais um estudo da Universidade de Iowa (EUA), um grupo de casais foi entrevistado antes e depois do nascimento do filho primogênito. Outro grupo, de casais que decidiram não aumentar a família, deu seus pitacos em períodos correspondentes. E a tendência foi clara: os casados e com filhos passaram por uma queda maior na satisfação conjugal do que os que não procriaram.

Leia também:
Se o marido for mais feliz do que a esposa, é divórcio quase certo
Limpar a casa faz bem à vida sexual
Casais sentem o cheiro das emoções um do outro

  • Márcio Porto

    saudações a todos, respeitos a opinião de todos, e achei a matéria interessante até certo ponto..(rsss)!
    já que ela não traz grandes novidades, que mulher não vai preferir um homem rico? até eu escolheria uma mulher rica se tivesse a oportunidade (mas estou satisfeito com a que Deus me deu)
    O que quero dizer é que a matéria não acrescentou muito, basta olharmos a natureza, as fêmeas querem o macho alfa, ou seja o que se destaca, seja em força, beleza ou outra coisa (vai de cada espécie..)
    agora já no caso do bicho mulher, era sempre vai preferia o homem com um maior volume nas calças… digo, na parte de trás, mais especifico na carteira, e não é que ela seja interesseira, seria uma forma inconsciente de garantir a sobrevivência de sua prole, ou seja, um conforto para ela e seus filhos, agora sobre os filhos, … Vamos ser sinceros, ha pessoas que escolhem não ter filhos, mas a meu ver, família somente estará completa, com filho….(como eu disse, respeito quem pensa diferente, e sou a favor da pílula…Rsss)
    mas a matéria realmente não me agregou muito…
    abraços e fiquem na paz do senhor Jesus…

  • Eric Leandro lima

    Eu faço aquilo que o (momento) pedir se a ciência vai me ajudar ta bom mas eu quero construir um casamento em que não haja brigas, discussões e divorcio eu quero ter um casamento feliz…

  • http://. francivaldo santos

    vou falar como homem, ter uma mulher bonita é o que todo garoto sonha…
    agora quando se fala em casamento, anexado a isso se fala em filhos, penso eu se não quer ter filhos e melhor ficar solteiro e responsabilidades então fica solteiro… e logico que todas as mulheres querem sim um cara rico, qual o mal em querer isso?

  • Vicente Neto

    PQP!! É preconceito d+ pra um texto só! Ridículo, nojento e nauseante!!

  • Rayssa

    Claro que essa matéria é uma merd* e com valores totalmente invertidos absurdos!!

    Praticamente todos os estudos são de Universidades Americanas…
    O povo mais maluco do mundo mundial! Oo

  • JUSSARA

    QUE LOUCA DESAS MULHER

  • http://simplesassim antonio

    alguns vão dizer….”quer dizer que só por que sou pobre, minha mulher é feia, a familia dela é uma bagunça, meus filhos atrapalham minha vida sexual, somos egoístas, grudentos e ela tem auto estima baixa, nao podemos ter um casamento feliz ?” … até existe a possibilidade de dar certo, mas sejamos realistas….se vc está nessa situação tenho pena de vc kkkkkkk

    Gostei da matéria, dicas um tanto obvias tbm, ter um marido rico, uma esposa bonita, ser de familia bem estruturada….enfim, isso tudo ajuda, não garante a felicidade, mas ajuda!!! Com relação aos filho, eles realmente mudam a rotina do casal, mas são um mal necessário rsrsrsr

  • Pingback: Casais felizes engordam juntos – Ciência Maluca()

  • Renato

    Acho engraçado essa conversinha hipócrita da mulherada de que os homens não devem ficar “encanados” quando ganham menos que suas esposas, que isso é coisa do passado, “machismo”, e toda aquela coisa. Agora eu leio aqui que as mulheres devem mesmo é escolher homens ricos, pois isso significa que eles são mais seguros e inteligentes, provavelmente são mais viris e “bons de cama” também.

    Como sou da opinião de que o homem deve mesmo ganhar mais que a mulher e que o casamento deve ser pautado na carreira do homem, não vou discordar da pesquisa. Minha crítica é pelo discurso politicamente correto, pela falta de coragem de admitir uma verdade que todos sabem. Nenhuma mulher quer casar com um homem menos sucedido que ela. Não é a toa que quanto mais estudo e mais bem paga é uma mulher, mais difícil fica para arrumar um marido. Não é porque faltam pretendentes, mas porque a mesma não sente atração por ninguém, até que apareça um que a supere.

    Sobre não ter filho. Olha, penso muito sobre isso, acho que filhos dão problemas, mas também podem proporcionar grandes alegrias. Pra mim o casamento não tem sentido se não tiver filhos. Casei para formar uma família, mas não tenho pressa agora. Também não descarto a ideia de não ter filho algum caso não consiga atingir a sucesso profissional pretendido. Não terei filho até que eu tenha casa própria, carro do ano quitado, emprego estável, seguro de vida e um bom plano de saúde. Além do mais, tenho algumas viagens internacionais para fazer com minha esposa primeiro. Precisamos curtir a vida que não curtimos enquanto éramos solteiros e eu estava completamente duro.

  • Priscila

    Anna Karina, existe mesmo uma linha de pesquisa que afirma que a questão da homossexualidade masculina tem a ver com a questão hormonal durante a gestação. Outra pesquisa analisa a questão genética. Mas nada disso é totalmente comprovado, por isso é PESQUISA. E a homossexualidade feminina pode acontecer por outro motivo bem diferente, não necessariamente acontece por uma causa ligada à masculina.

  • Sergio

    Matéria desastrosa. Um casal que não tem filho não tem família, e isso nada tem a ver com a igreja católica, ela não sabe nada de família, sabe defender pedófilos. Casar com alguém rico, mulher mais bonita, que coisa idiota…

  • Gabi

    Mara: Nem todo casal quer ter filho! Helo!!!! A necessidade da procriação no casamento vem da igueja católica (são contra o uso de anticoncepcionais)! Ter filho é uma opção de cada casal e não é sinônimo de “felizes para sempre”. Muitos casais esbanjam felicidade e NÃO TÊM filhos!!
    Quem não concorda com o tópico do cara rico, ou é um homem pobre ou é uma mulher que casou com um homem pobre! TODO MUNDO sonha com uma vida boa!
    E que homem não quer uma mulher mais bonita que ele?!! Só aquele que não tem competência para conseguir uma. Óbvio.

  • http://donizetecustdiorodrigues@yahoo.com.br DONIZETE CUSTÓDIO RODRIGUES

    uma mulher que tem temor de Deus ou vice-versa,naõ precisa de se preocupar com consequências de decisaõ de amar alguém,uma vez que o amor é compreensivo,amigo,e
    cabe o cônjuge trabalhar para a felicidade dos mesmos.podemos ter tudo que o sistema
    quer que tenhamos,mas isso naõ significa que consolidar e estabilidade do casamento é trabalho e oraçaõ.é o mesmo que Sonhar sem trabalho é ilusaõ.

  • mara

    Eu gostei!!!! claro que o melhor é casar com homem rico mesmo, menos problemas, menos tudo e ele vai ter tempo pra vc, alias ele é patrão!!!mas gente todo casal quer ter filhos né.

  • http://jeh_s2_karekano@hotmail.com Jessica

    As pessoas que ofenderam a matéria não entenderam que se tratam de dicas CIÊNTÍFICAS e não psicológicas de como se dar bem num casamento, nós somos humanos e não seguimos a ciência ao pé da letra. Por favor né, ignorantes!

  • http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/7-dicas-cientificas-para-ter-um-casamento-feliz/comment-page-7/#comments PRI

    Péssima matéria.
    Casar com o cara rico, a mulher mais gostosa, uma família que não seja problemática e filhos não, pois vem a ser problemas.
    Depredação do conceito família! Essa forma sem conteúdo de mídia ou desculpa de nova geração é pura futilidade.
    Por favor, se não for interessante fique em of.

  • http://gostei manoel amaral de sousa

    gostei demais

  • http://rafaelfenizsimpson@hotmail.com Rafael Rezende de Oliveira

    casar com o cara rico?
    mulher mais bonita?
    não tenha filhos?

    materia mais ordinaria! aé autor,vai ler mais um pouco vai!

  • Paola

    Péssima matéria.
    Casar com o cara rico, a mulher mais gostosa, uma família que não seja problemática e filhos não, pois vem a ser problemas.
    Depredação do conceito família! Essa forma sem conteúdo de mídia ou desculpa de nova geração é pura futilidade.
    Por favor, se não for interessante fique em of.