Cães veem os donos como se fossem seus pais

Por Atualizado em 26/06/2013

dog1

Que fofura. E como você é o pai, claro, seu cachorro age como se fosse uma criança – mesmo se ele já estiver velhinho.

Foi o que 22 cachorros mostraram numa pesquisa liderada pela veterinária Lisa Horn, da Universidade de Viena, na Áustria. Ela os separou em três grupos: um terço ficaria sem o dono, enquanto os outros estariam acompanhados por eles – só que parte dos donos deveria se manter em silêncio, e outra parte deveria encorajar os cães a fazer as atividades. E tudo o que os bichinhos precisavam fazer era interagir com alguns brinquedos. Em troca, ganhariam comida.

Os cachorros que estavam com os donos passavam muito mais tempo brincando. Nem a comida servia para motivar os cães ‘abandonados’.

A pesquisadora refez o teste, mas dessa vez os donos foram substituídos por pessoas desconhecidas. Nenhum dos cães mostrou muito interesse pelos brinquedos.

Segundo Horn, os testes são suficientes para provar a existência da “área de segurança”. Ou seja, os cães se sentem mais seguros, confiantes e confortáveis na presença dos donos. Sem eles, tudo parece mais perigoso – e sem graça. E é exatamente o que acontece na relação entre pais e filhos pequenos. “Esta é a primeira evidência da similaridade entre o ‘efeito de base segura’ encontrado na relação dono-cachorro e na criança-pai”, diz a pesquisa.

Pra quem tem um bichinho é fácil perceber isso, não? Quantas vezes você não disse por aí que seu cachorro age sempre como se fosse uma criança?

Crédito da foto: flickr.com/mfhiatt

Leia também:
Homens com cachorro se dão melhor com as mulheres
Ter um cachorro deixa seu coração mais saudável
Cachorros podem diminuir estresse no trabalho

  • Henrique Bonfim

    Pessoal… Isso aqui é um perfil público da revista, com apenas alguns aperitivos das matérias. Quem quiser mais informações deve assinar a revista.

  • Alexandre Freire

    Agora. Não era. Antigamente, você lia uma coisa na Super e ficava plenamente satisfeito. Informado. Agora, a Super só serve pra ficar plenamente informado sobre a bíblia, jesus ou religião. Coisa que interessa – e importa realmente, como ciência, esqueça.

  • Matheus Lago De Godoi

    A super é voltada para o público leigo

  • Alexandre Freire

    Incrível! Que matéria profunda e completa! Nem ficaram dúvidas! QUE SAUDADE DA SUPER!

  • http://www.distintivoblue.com I. Malforea

    A comprovação científica de que abandonar ou largar nas mãos de um desconhecido é uma crueldade, sobretudo com animais idosos.

  • marcelo

    Tenho um Labrador de 3 anos que não posso fazer carinho em um gato que adotei, ele quase morde o bichano, o pior ele não me deixa sossegado, engraçado demais!

  • Mariana

    É verdade , eu percebo a cada atitude que meus cachorros parecem criança. Uma prova disso é que eu tenho um labrador de 8 meses , e hà um mes, chegou um bouvier bernois bebê de 3 meses. E o Labrador voltou a fazer xixi dentro de casa! Ele estava ja mais calminho, mas quando chegou o bebê ele se torunou muuiito teimoso, desafiador, se fazendo de bebê também!! Chega até ser engraçado essa reaçao!! Mas faço de tudo pra tratar os dois da mesma forma e leio smepre dicas de como nai deixa-los com ciume!! Eu amo meus bixinhos!!! Por falar nisso vou dar um abraço gostoso bem agora …;)

  • thiago

    Gabriel cardoso, cuida bem do meu lik…. não, pera.

  • https://www.facebook.com/gabriel.cardoso.142 Gabriel Cardoso

    Então aqueles cães que tentam cruzar com a perna dos seus donos têm Complexo de Édipo?

  • ligia da silva porto

    BOM DIA, como eu amo o meu luckinho e ele e mais que um filho e meu neto que e filho com mel e td ser humano devia buscar essa experiência que td de bom . e realmente eles tem sentimentos e são os melhores que eu já vivie, os seres humano se tivesse um pouquinho dos sentimentos dele com certeza o mundo seria melhorrrrrrr n tenho duvidas disso.bjsbjs

  • Caroline

    Tenho duas nenéns em casa, são o maior amor que já vi de um ser.
    O amor deles é incondicional e não sei o que faria que ficasse
    sem elas, são minhas duas filhas do coracão!

  • Isabel

    Não só os caes nos vem como pais tambem os gatos e outros animais. Eu tenho um gato e duas tartarugas e andam todos atras de mim e quando chamo ( mesmo as tartarugas) vem ter comigo. O ser humano precisar de aprender que os animais tambem tem sentimnetos e quando se tem um animal é como te um filho, é para toda a vida, não para descartar anos mais tarde.

  • http://teclar.blogspot.com Jose Cunha

    OLá

    Adorei ler os vossos comentários. Identifico-me com muitos de vocês. Também tenho um patudo e adoro como se fosse meu filho, meu irmão, meu melhor amigo. Ele está sempre ao lado.
    E fico triste quando me dizem que gostas mais do cão do que mim … Mas é a pura verdade. Amo o meu Zak e ele a mim.
    Eu entendo-o só com o olhar e quando ele vê que entendi da-me logo um beijinho. O que se pode ter mais ?

    Abraço

  • Tiago

    Eu sou pai de 19…