Assine Especiais Superinteressante

Blogs

Cientistas descobrem o gene do Homer Simpson

Thiago Perin 20 de setembro de 2010

DUH!

Pelo bom humor na ciência: pesquisadores da Emory University (EUA) descobriram que um gene expresso no cérebro, chamado de RGS14, que todo mundo tem, pode limitar a nossa capacidade intelectual – e daí, engraçadinhos, o apelidaram de “gene do Homer Simpson”.

Em uma série de testes, ratos com o tal gene “desligado” ficaram mais espertos: se lembraram de objetos vistos antes e aprenderam a sair de labirintos com mais rapidez do que os ratos normais. O que sugere que a presença do RGS14 pode “frear” algumas formas de aprendizagem e consolidação de memórias – possivelmente, não só nos ratos, mas na gente também.

Pena que ainda não dá para mandar aquele colega de trabalho mais lentinho correndo pra desligar o dele. Segundo os pesquisadores, o gene do Homer está ligado a uma parte do cérebro ainda pouco explorada. E, como não está tão claro do que ela é capaz, todo cuidado é pouco. Por ora, sabe-se que nos ratos com o RGS14 desligado os neurônios da região estabeleceram conexões mais fortes, o que melhora o desempenho cognitivo. Mas é possível que, ainda que a princípio os ratinhos não tenham apresentado qualquer efeito negativo, a falta do gene cause algum desequilíbrio que os caras ainda não identificaram.

“Uma grande questão que essa pesquisa levanta é por que nós, ou os ratos, teríamos um gene que nos torna menos espertos?”, diz o líder do estudo, John Hepler. Boa pergunta, né?

Leia também:
Sexo faz o cérebro crescer
Cientistas descobrem o gene do Peter Pan
Gene faz as pessoas copiarem a bebedeira alheia

Compartilhe

Comentários

Hamires Cristine disse:

talvez fosse interessante investigar este gene em pessoas que tem determinadas desordens da mente que costumam vir acompanhados de inteligência acima da média, como o transtorno afetivo bipolar, por exemplo, que é quase “a doença dos gênios”.
afinal, é provável que com este gene “desligado” a pessoa tenha prejuizo, então… é só fazer a ponte.

Escritor10 disse:

Ah, a ciência…
sempre bem humorada….

Thiago Perin disse:

@Giselle, obrigado pelo toque!

Giselle Izzo disse:

Como geneticista preciso apenas fazer um comentário técnico: o correto não é dizer que o gene está presente no cérebro, mas sim, que está EXPRESSO no cérebro.
Do ponto de vista genômico todas as nossas células são iguais e possuem os mesmos genes dentro de seus respectivos núcleos. A diferença é que em cada tecido / órgão um conjunto diferente de genes encontra-se expresso em detrimento de outros.
Uma revista de tamanha notoriedade como a Super precisa tomar mais cuidado ao divulgar informações básicas, independentemente de seu público-alvo.

A matéria, no entanto, é bem divertida!

Fabiano disse:

A falta de inteligência que esse gene promove deve ser o efeito colateral pra real função dele, que é de manter o tal do equilíbrio que os cientistas perceberam que era perdido quando ele era desligado. Acho que se os caras investigarem esse tal desequilíbrio, podem encontrar coisas bem interessantes.

Camila disse:

Pois é… Quem assiste Simpsons e é fã, sabe que a burrice do Homer vem do giz de colorir… Nome inadequado. Mas mesmo assim é uma descoberta interessante. Eu me coloco a serviço da ciência pra “desligarem” meu gene hauhauhauhau! Minha memória é péssima e pode-se dizer que sou bem lerda… Brincadeira

Ricardo disse:

Provavelmente tem a ver com o fato de esquecermos coisas. Há um caso de uma mulher que não esquece nada, nunca. Pode ser que nela esse gene esteja desligado por algum motivo e isso explique o porque dela não esquecer nada. Isso não quer dizer que ela seja mais inteligente, embora antigamente boa memória fosse sinônimo de inteligência.

Rafael disse:

Não tinha nenhuma resposta boa, mas depois de ler os comentários, devo dizer que concordo com o Nícolas e o Rafael.
Quem conhece bem os Simpsons sabe que o Homer só é lerdo pq tem um crayon enfiado no nariz. Quando ele tirou, ficou inteligente (MUITO inteligente). Mas quando inteligente, ele era infeliz. Então ele enfiou o crayon no nariz de novo.
O nome “Gene de Homer Simpson” pode ser inadequado, mas se encaixa perfeitamente.

[...] This post was mentioned on Twitter by Superinteressante, Marina Gontijo, Juliana Cappelatti, Lia Soares, Gilmar Magi and others. Gilmar Magi said: RT @revistasuper: Cientistas descobrem o gene do Homer Simpson http://abr.io/143 [...]

Luiz Gustavo disse:

Essa pesquisa é falha. Todos sabem que a burrice do Homer se deve a um crayon (giz de cera) enfiado no cérebro dele.

Jeff disse:

Se eu fosse um religioso fanático diria que esse é o gene que separa o homem da santidade seja ela boa ou malígna.

Nícolas disse:

Para não descobrirmos a resposta para a vida, o universo e tudo mais.

Rafael disse:

Simples, para manterem a procriação descontrolada… quem ja assistiu Idiocracy vai entender.

Deixe um comentário