Assine Especiais Superinteressante

Blogs

Crianças devem aprender sobre homossexualidade aos 5 anos

Nina Weingrill 21 de janeiro de 2009


Um programa britânico chamado de “No Outsiders” recebeu financiamento do governo para ensinar em 14 escolas primárias as diferenças entre homo e heterossexuais. O projeto pretende acabar com o bullying, violência praticada entre as crianças na sala de aula.

O que você acha sobre isso? Concorda com o projeto ou acha que a discussão pode confundir as crianças? Qual a idade certa para aprender sobre sexualidade? Fala aí!

Compartilhe

Comentários

Aelondark disse:

O difícil é explicar para uma criança sobre algo que você desconhece ou se conhece; e ainda há os casos em que os baixinhos aprendem sobre respeitar as diferenças mas, em casa tudo o que os pais passam é que respeito é apenas para aqueles que compartilham dos mesmos pensamentos, daí fica a dúvida em suas cabeças: Quem será q está certo? a tia da escola que é legal, ou meus pais e toda minha família com quem convivo desde que nasci ? A resposta é óbvia, e assim eles aprendem que na vida se deve jogar dois dois lados e guardar sua verdadeira opinião se quiser ficar de bem com todos.

Leonardo Santos disse:

Fico em dúvida quanto ao assunto, vemos o lado de expormos crianças a sexualidade, porém é um foto que não é incomum, encontrarmos pais ensinado sexualidade a seus filhos desde cedo. Assim como também a como não aceitar homossexuais, entendo também como um ato de proteção da criança, os pais assim que vêm um ato de homossexualidade viram os olhos dos filhos para o outro lado e ficam na cabeça, como explicar ao filho dois homens ou duas mulheres se beijando, entretanto o ato por heterossexuais é considerado normal e pode ser visto por crianças sem problemas, até atos mais libidinosos, se forem entre um homem e uma mulher não terá o mínimo de diferença, talvez a consideração do que é perigoso seja cultural, porém acho que de forma geral a sexualidade é algo para ser discutido, porém com cautela. Até se uma criança de 5 anos for beijar uma menina com um selinho na boca é considerado lindo, se forem duas crianças do mesmo sexo, mesmo na bochecha já se vê uma certa “malicia” e que não poderia ocorrer, estou tentando analisar de uma forma científica aqui, porém não vou dizer que estou concordando com tudo o que escrevo, mal consegui escrever isso… Acho que também pelo aspecto de que não desejo que outras pessoas passem pelos mesmos preconceitos que passei, é natural do ser humano tentar proteger a criança, achar que ela pode ser influenciada por ver tais atos, dela sofrer preconceitos e até a não aceitação dos pais da condição de que seu filho pode ser homossexual. Talvez seja até por esse motivo que eu não consigo concordar plenamente com a educação sexual nessa idade, apesar que um homossexual poderia sofrer menores preconceitos, e ter uma vida mais sadia para si mesmo, tanto física quanto mental, caso pudesse entender o que ocorre com ele mesmo, porém é necessária uma didática excelente para poder ser lecionado tal assunto, não importa tanto a idade, mas com que a didática seja adequada a faixa etária do indivíduo e não se perca nem confunda-se a inteligência de uma criança, e nem o que eles tem de maior valor para nós, a inocência.

Diana disse:

Tudo tem sua fase, mas que é complicado falar do que nem pra vc é normal. Ah, e isso é. Pois foi difícil responder pro meu filho de 4a pq dois homens tavam se beijando no Mc quando fomos jantar em fam´lia…
Gente se fosso normal homem com homem já teriam filhos e não precisariam adotar.

Chico Lobo disse:

O que precisa acabar é com o conservadorismo e a hipocrisia dos sacerdotes cristãos. Estes sim, são malévolos á sociedade, principalmente por se esconder por detraz de uma suposta “voz de deus” para impregnar a mente de nossa sociedade com conceitos tão distorcidos.

Beatriz disse:

Eu li o site e não gostei muito da abordagem do projeto. Não acho que seja certo “promover” (eles realmente usam essa palavra) uma opção sexual, principalmente para crianças com tão pouca idade. Uma criança de 5 anos não tem muita idéia do que é sexualidade, isso só aparece lá pelos 10 anos. Seria muito melhor dar um enfoque no lado mais “social” da homossexualidade, explicar que é só mais um tipo de amor. Que existem homens que se casam com homens, e mulheres que se casam com mulheres, e que fazem todas aquelas coisas normais de casal, tipo cozinhar e ir ao cinema.

Caroline disse:

Concordo plenamente com A Juliana, com cinco anos as crianças ainda não tem noção do que significa hetero/homo. O mais sensato seria ensinar o respeito, amizade.

Miguel disse:

Sou gay e se soubesse na infância que eu era uma pessoa normal não teria chorado tanto e sozinho.

Flávio disse:

EU ACHO ISSO ERRADO !
Sou homossexual, e acho que crianças de idades que estão em fase de crescimento e uma fase onde tudo que ensinam a eles aprendem, acho que deveriam acabar com essa palhaçada, o governo precisa de ensinar isso aos treze (13) anos, por aí, essa idade eles já estão cientes o que é certo e o que é errado e se ensinarem a conviver com isso nessa idade vão saber que é absolutamente normal conviver com gays. Mas acho errado a ensinarem crianças de cinco (05) anos de idade a aprender sobre sexualidade.
O governo precisa de pensar um pouco mais a respeito a isso, sem contar que as crianças iriam se confundir com relação a isso, eles iriam ter que aprender referente a “sexo” também e o governo iria tirar toda a inocência que uma criança teria.
ABSOLUTAMENTE RIDICULO.

Juliana disse:

Sinceramente?
Mais uma desculpa de ‘pais’ que acham que a escola é que tem que ‘educar’ seus filhos.
Este é um assunto que deveria se discutido pela família, e de acordo com a cultura/situação da mesma.
Por exemplo: antes de explicar para uma criança de 5 anos (!!!) o que é hetero e homo, vai ter que explicar o que é SEXO certo?
Pq do contrário, se disser para ele que homossexuais são os que ‘gostam’ de pessoas do mesmo gênero, a criança vai ficar confusa e pode se influenciada, uma vez que vai começar a pensar se o fato de ele/ela gostar muito de um(a) amiguianho(a) já indica o que se ele é ou não homo/hetero.
Isso é um absurdo! Ensinar sexualidade para uma criança é algo muito sério! A família que se diz responsável deve participar disso!!
Acho mto mais útil ensinar que a violência é errado, que a amizade, o respeito e a tolerância devem ser praticados… Isso atingiria mto mais que orientação sexual, como diferentes nacionalidades, religiões..

Shelia disse:

Hey There. I found your blog using msn. This is a really well written article. I’ll make sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thanks for the post. I’ll certainly return.

Page 3 of 3«123

Deixe um comentário