Falar mal dos outros é a melhor maneira de fazer amizades

Por Atualizado em 23/02/2012

É verdade: o veneno aproxima as pessoas. Se você perguntar a um grupo de amigos porque eles são amigos, eles provavelmente vão dizer que gostam das mesmas coisas e das mesmas pessoas. Mas desgostar das mesmas pessoas também é um fator bem importante. É o que aponta um estudo feito nas universidades de Oklahoma e do Texas (EUA).

Primeiro, os pesquisadores colocaram os participantes para lembrar de como nasceram suas amizades mais duradouras (e a maioria tinha sido compartilhando opiniões negativas sobre os conhecidos em comum). Depois, perguntaram sobre como eles agiam em relação às outras pessoas quando estavam com os três amigos mais próximos (e a tendência mais forte era falar mal do pessoal ao redor — tipo a sua turma falando mal do bumbum alheio na praia, sabe?).

Por fim, propuseram um teste que mostrou que se você conhece uma pessoa que faz as mesmas ressalvas que você sobre o comportamento das outras pessoas (“ela fala alto demais”, por exemplo), as chances de você gostar dela são maiores. “Não é que a gente goste de não gostar das pessoas”, diz uma das autoras do estudo, Jennifer Bosson. “É que a gente gosta de conhecer pessoas que não gostam das mesmas pessoas”, explica.

Crédito da foto: flickr.com/idaaalen

Leia também:
Mau humor faz bem para o cérebro
Fofocar faz bem pra você
Gente bonita é mais malvada – e gente malvada ganha mais dinheiro

  • Jonas

    Gostei do Ronaldo.
    Não ficou falando mal do autor da matéria pelas costas dele.
    Foi claro e direto. Fez uma crítica construtiva.
    Podemos ser amigos.

  • Jonas

    Gostei do Ronaldo.
    Não falou mal do cara que escreveu o texto.
    Foi claro e fez a crítica construtiva abertamente.
    Podemos ser amigos.

  • leof1

    É por isso que eu tenho pouco amigos…

  • El Hefe

    Tá explicado meu fracasso social? hahaha

  • Sophia

    Não me lembro bem se foi por isso que puxei assunto com minha amigas, mais vou experimenta na próxima vez, vai que cola!

  • socorro brito

    Pura verdade,experiencia própria.

  • fernanda

    Sim, isso é realmente verdade, pois percebo que sempre falamos mal de algo ou de alguém para outra pessoa, e a outra pessoa concorda com o que dito, sentimo-nos melhor, pois alguem autentificou aquele sentimento ruim, e faz com que ele ganhe mais força, e ganhamos uma imensa autoconfiança.

  • Ronaldo

    Português errado: “grupo de amigos porque eles são amigos”
    Certo: “grupo de amigos por que eles são amigos”