Blogs

Fazer 10 minutos de exercícios faz tão bem quanto passar horas na academia

9 de janeiro de 2013

Boas novas, amigos sedentários: passar horas na academia vale tanto a pena quanto se exercitar por 10 minutos, duas vezes ao dia. Lindo, né?

E isso não é desculpa de gente preguiçosa. Mais de 2 mil pessoas, com média de 47 anos de idade, levaram os pesquisadores da Universidade de Boston a esta conclusão. Os voluntários (mais da metade estava acima do peso) tiveram de passar um tempo com um sensor de movimento colado ao corpo.  Todas as atividades diárias eram registradas no aparelho e relatadas aos pesquisadores. Ou seja, não dava para aumentar o número de exercícios físicos praticados em cada dia.

Em média, esses participantes começaram a praticar meia de hora de exercícios físicos por dia. Só que nessa conta entravam atividades simples, como limpar a casa, caminhar rapidamente ou jogar golfe. Eles passaram a gastar cerca de 10 minutos em cada atividade dessas. Aí, por dia, isso rendia a eles 20 minutos de exercícios físicos diários. Moleza.

Outros preferiram atividades mais pesadas, como jogar futebol ou tênis, fazer escaladas. Ou academia.

Mas o que chamou a atenção dos pesquisadores foi o resultado dos 10 minutos extras de atividade física. Quem adicionou à rotina essas duas sessões de 10 minutos de exercícios físicos conseguiu reduzir os riscos de doenças cardíacas. E diminuíam tanto quanto os participantes que passavam horas e horas na academia.

Confortável. Mas sei não. Talvez seja mais seguro apostar também em caminhadas e outras atividades.

Crédito da foto: flickr.com/istolethetv

Leia também:
Fazer dieta te deixa gordo e triste
Ver filmes de terror queima calorias
Quer emagrecer? Coma doces no café da manhã

Comente!