Hambúrgueres de lanchonetes poluem mais do que caminhões

Por Atualizado em 20/09/2012

Você também acha difícil acreditar nisso? Parece impossível um inocente hambúrguer frito em uma chapa emitir mais gases do que um veículo movido a diesel? Pode parecer loucura, mas a ciência diz que sim, é possível.

E a diferença não é pequena. Segundo pesquisa da Universidade da Califórnia, um caminhão de 18 rodas precisa rodar 230 quilômetros para soltar a mesma quantidade de partículas que um único hambúrguer frito numa chapa de lanchonete. Isso porque na hora da fritura, ele libera partículas da gordura, fumaça, calor, e outros gases emitidos na combustão.

Ainda assim, como pode um hambúrguer pequenino ser mais poluente do que um caminhão gigante? Bem, dizem os pesquisadores que o problema está no controle de emissão de gases. Enquanto os veículos são fiscalizados e obrigados a instalar equipamentos para reduzir a liberação de poluentes, as chapas das lanchonetes passam incólumes. Aí o hambúrguer vira um inimigo pior ao meio ambiente do que um veículo pesado.

A situação é bem grave na Califórnia: as lanchonetes aparecem como a segunda maior fonte de poluição da costa sul do Estado – quase duas vezes mais que os caminhões movidos a diesel.

Quem diria, hein?

Crédito da foto: jalopnik.com

Leia também:
Comer ovo pode ser tão ruim quanto fumar
Seu celular é mais sujo do que a privada
Dá para aprender alguma coisa dormindo? A ciência diz que sim

  • Paulo Tagua

    Caminhao e 18rodas, rodando 230Km !!! 2Km/L hummm!
    Erro de tradução ou BURRICE mesmo. Como pode 0,1Kg de carne poluir mais que 100Kg de Diesel? mas nem se o diesel fosse 90% agua…

  • adam williams

    ou se quiser poluir menos,é só comer hamburguer de salada

  • adam williams

    se o hamburguer e tão prejudicial para a saúde,é só evitar come-lo

  • Dani

    Ou seja: que salvar o mundo? Morra e seja comido por um porco, para que a decomposição do seu corpo não cause poluição.

  • Thiago Randall

    se soltam tantas coisas ruins na atmosfera, imagine no nosso organismo…

  • Gabriel Mercer De Lima

    Mais um motivo para um vegetariano (CHATO) vim me infernizar…

  • joao lorenzi

    vish …. ninguem nunca ira imaginar isso , um simples lanche parace tao inocente mas polui a mesma quantidade que um caminhao, é quase impossivel de acreditar