Homens “afeminados” têm menos problemas de coração

Por Atualizado em 19/08/2010

"Meniiiiina..."

“Meniiiiina…”

Pesquisadores do Reino Unido acharam um bom motivo para os machões pensarem em desenvolver um pouquinho mais a sensibilidade. No estudo, Kate Hunt, Heather Lewars, Carol Emslie e David Batty cruzaram dados sobre a saúde cardíaca com os níveis de “masculinidade” e “feminilidade” de 1.551 voluntários. Esses índices foram previamente “calculados” em 1988, segundo um critério que considerou predominantemente masculinos traços de personalidade como agressividade, liderança e disposição em correr riscos;  e femininos aspectos como delicadeza, sensibilidade às necessidades alheias e gostar de crianças. Até 2005, 13% dos participantes homens tinha morrido em decorrência de problemas cardíacos – condição à qual aqueles com maior nível de “feminilidade” se mostraram menos vulneráveis. “Os resultados sugerem que as construções sociais de gênero têm influência sobre o risco de problemas de saúde. No caso, de coração”, diz o estudo. (Na íntegra, aqui.)

Leia também:
Copa do Mundo aumenta o risco de ataques do coração. Ou não.
Mulheres que bebem são mais saudáveis
Não pedir desculpas a uma mulher pode levá-la a um infarto

  • Todo mundo

    Eu tenho uma vaca chamada Jairo.

  • Fabinho

    Usar afeminado para designar efeminados esta incorreto pela norma culta da lingua portuguesa. Dicionarios modernos podem estar dando sinonimia aos substantivos, mas as palavras tem etmologias diferentes.

    Sobre o estudo, achei interessante a relacao com doencas coronarianas, porem hoje ja se sabe que homens morrem mais do que mulheres em qualquer idade, por conseguinte, “homens masculinos” devem morrer mais que “homens femininos” tambem.

  • Anônima

    Affs, na foto o ser humano com cara de espantado e lendo o livro de cabeça para baixo.
    E a cara dele é hilária kkkkkkk

  • Thiago Perin

    Shindy, os dicionários apontam “afeminado” como sinônimo de “efeminado”. Quanto aos critérios do estudo, aí já é com os pesquisadores, hehe. Aqui a gente só conta o que eles estão dizendo por aí, não necessariamente endossa os critérios ou as descobertas. 😉

  • Shindy

    Gente cada vez que eu navego por esse blogue eu me espanto cada vez mais. Agora, com o erro de português.

    Desculpe, meu caro. Mas o certo seria : “Homens Efeminados”, e não “afeminados”. Uma vez que “afeminado” se usa para caracterizar objetos inanimados.

    E esse estudo que foi conduzido em 1988 é muito precário. Já que os critérios que foram usados são motivo de piada. É óbvio que, uma vez que a pessoa é agressiva, e tem disposição em correr riscos ela não vai se importar com muitas outras coisas, tal como a própia saúde. Logo, está mais propensa a ter muitos problemas de saúde e etc. Incluindo, no caso, probelmas com o coração.

  • Hugo

    ai gente vou viver muuuuuito! =D

  • Marcelo Liotti

    Pessoal !! Militantes de plantão, peguem leve!!! Discordância é um Direito, e ainda por cima, Constitucional. A foto é muito engraçada, nada mais que isso…E desde qdo gostar de crianças, ter consciência e amor ao próximo, são traços de feminilidade. São traços na verdade de inteligência. Contribuir para satisfação alhei, é contribuir para sua própria. Certo!! Viva la! Diferencia. Abçs,

  • http://www.brunonigro.com.br Bruno Nigro

    Ok, Johann. Provavelmente você não entendeu que eu também estava exagerando quando disse que o politicamente correto está acabando com a inteligência, até pq o oposto (citado por você) também é nocivo. Mas, você há de convir que essa militância exagerada, especialmente em internet onde toda a informação é praticamente livre, é de uma babaquice sem tamanho. Qual é o problema da foto? Onde está a ‘agressão’ ao homossexual? Entende o que digo?

    Enfim, cada um com seus julgamentos. Abraço.

  • Johann Salvatore

    A foto é uma generalização do texto. A foto mostra um ser excessivamente efeminado, quase como um homossexual, para se referir a homens com traços de feminilidade (que não necessariamente sejam homossexuais). No entanto, os dados da matéria são bem interessantes, e úteis. Quanto ao politicamente correto ser acabar com a inteligência das pessoas, não creio; acredito que seja o inverso que acaba com a inteligência delas: o incorreto tratado como correto. O incorreto deixado passar como se fosse correto é o que torna o mundo equivocado, e, por isso, como ele está hoje. Inteligência é saber escolher, e conhecer o bem é praticá-lo. 😉

  • mihzael

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…que interessante, gente. as amigue vai tudo viver moooito.

  • http://trezende.wordpress.com Tatiana

    Ai, ai, não deixa de ser engraçado, mas é uma viagem…
    Esses pesquisadores poderiam pesquisar algo mais útil, não?
    http://trezende.wordpress.com

  • http://www.brunonigro.com.br Bruno Nigro

    Ê povo chato… militância até com uma porra de uma FOTO! VSF! Essa merda de politicamente correto está acabando com a inteligência e o senso crítico das pessoas.
    Quanta idiotice! Se concentrem no texto, kct!

  • Caroline J.

    A foto é engraçada, mas não apropriada… daí que todo mundo confunde “feminilidade” com “afetação”. E gays afetados são chamados de “afeminados”. Não, isso não é “feminilidade”!

  • Marcos

    Que fotinho infeliz, hein?

  • Erygleisson

    O cara da foto é afeminado ou não sabe ler? O livro tá de cabeça pra baixo… ah já sei… Leonardo DaVinci… sabia…

  • Mário pena

    O nosso colega do comercial da ADJORISC, o Debarba também dá estesa gritinhos

  • http://twitter.com/juuiio Julio

    Az guey são todas PODEROZASH!