Promiscuidade e infidelidade estão no DNA

Por Atualizado em 02/12/2010

Topando to-das

Topando to-das

Traiu? Foi traído? Pegou cinco e voltou pra casa arrependido? A culpa (seja você vítima ou culpado) pode ser, ao menos parcialmente, do seu DNA. De acordo com um novo estudo, feito por cientistas de três universidades dos EUA, uma variação do gene DRD4 (que alguns têm e outros não) está ligada à nossa disposição à infidelidade e ao sexo sem compromisso.

O DRD4 está longe de ser um santinho: pesquisas anteriores já associaram esse gene, o “das emoções fortes”, ao alcoolismo e ao vício no jogo – assim como a paixões um tantinho menos destrutivas, como gostar demais de filmes de terror. Cientistas também já ligaram o DRD4 a uma “abertura” especial a novas situações, correspondente a ideais liberais quanto o papo é política. Mas agora os pesquisadores resolveram focar, finalmente, no sexo.

Eles colheram amostras do DNA e históricos detalhados da vida sexual de 181 jovens e confirmaram que pessoas com a tal variação do gene são cerca de duas vezes mais propensas a ter um histórico de “one-night stands” (rolou e acabou) do que os sem o gene. E metade dos que tinham esse amor pelo risco impresso no DNA contaram ter sido infiéis no passado – em comparação a apenas 22% dos que não apresentavam a versão do DRD4.

“A motivação parece vir de um sistema de prazer e recompensa, que é onde entra a liberação de dopamina (o famoso neurotransmissor do prazer)“, explica Justin Garcia, da Universidade de Binghamton (EUA). “No sexo casual, os riscos são altos, as recompensas são substanciais e a motivação é variável – todos elementos que asseguram um ‘rush’ de dopamina“.

Mas, se rolou a ideia de usar isso como desculpa, calma lá: o estudo não “passa a mão” na cabeça dos transgressores. Os caras explicam que essas relações de risco, recompensa e motivação são totalmente “associativas” – ou seja, nem todo mundo que tem o gene safadinho vai, necessariamente, trair ou sair dormindo com várias pessoas por aí. “O estudo apenas sugere que, entre os que têm esse tipo genético, uma proporção maior é propensa a ir por esse caminho”. Mas quem decide é você. É aquilo: fez, meu amigo, assume.

Leia também:
Gene faz as pessoas copiarem a bebedeira alheia
Quem tem iPhone faz mais sexo
Cientistas descobrem o gene do Homer Simpson

  • Letícia

    HAHA Há algo muito errado nisso. Se eu tivesse o mesmo jeito da minha genitora, teria três filhos e teria abandonado dois deles assim como ela. XD

  • http://gastronomicas.net cheap celebrex
  • baglóide

    isso explica muita coisa que eu vejo acontecer comigo e com a minha família

  • http://www.squidoo.com/lower-back-pain-treatment-me Emily

    hello there and thank you for your info – I have definitely picked up something new from right here. I did however expertise some technical issues using this website, as I experienced to reload the web site lots of times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I’m complaining, but sluggish loading instances times will sometimes affect your placement in google and can damage your quality score if ads and marketing with Adwords. Well I’m adding this RSS to my e-mail and can look out for a lot more of your respective exciting content. Ensure that you update this again soon..

  • http://hi.baidu.com/gugeweixing/blog/item/3476c02949fdae27359bf77b.html Shelia

    Great goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too great. I really like what you have acquired here, really like what you are stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it smart. I cant wait to read much more from you. This is actually a tremendous website.

  • O Tanna

    Na verdade o Mundo é e sempre foi um grande puteiro…!!
    só cabe a você entrar nessa ou não..!!!!

  • Misabel

    Certeza que esses cientistas são “homens”…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O que não se faz pra desculpar essas safadezas!!!!!

  • Pingback: odiario.com – Blog do Edson Lima » Infidelidade está no DNA()

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1478541856 Celina

    Muito interessante… agora a culpa é toda do gene DRD4… se me traírem tenho que entender que a genética é culpada pelo estrago e vice-versa rsrsrs

  • Pingback: Sabia que Promiscuidade e Infidelidade Vêm no DNA? « Homens Modernos()

  • v.rios

    não acredito que infidelidade esteja no DNA

  • Thiago Perin

    Felipe e Monalisa, a intenção da foto não era, nem de longe, passar essa mensagem. Mas trocamos para evitar mal-entendidos 😉

  • http://ceottaki.com Felipe Ceotto

    É um pouco preconceituoso que uma matéria com promiscuidade e infidelidade no título coloque uma foto de duas mulheres se beijando, não acham? Por um acaso homens ou mulheres gays são necessariamente mais promíscuos?

  • http://www.twitter.com/monalisafc Monalisa Fernandes

    Matéria interessante, porém há um “detalhe” infeliz: há uma foto de duas meninas se beijando para ilustrar um artigo sobre promiscuidade. Por quê? Se fosse um casal hetero, seria uma foto normal, não seria? Afinal, estão apenas se beijando. O preconceito está em muitos lugares que as vezes nem percebemos.

  • Juan

    Esses cientistas não tem mais o que fazer?

  • Weliton Silveira

    nossa; esse assunto é muito complexo, mas é muito bakana :)

  • gb

    ” nem todo mundo que tem o gene safadinho” hhahaha muito boa essa passagem

  • Giulia

    Também, com um nome desses… DR D4 hahaha é propenso a ser saidinho

  • http://daniloaze.woedpress.com danilo_aze

    certeza que o autor do post namora ou é casado