Quem toma café vive mais

Por Atualizado em 17/05/2012

É o que mostra uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com pouco mais de 400 mil pessoas. Em 14 anos de estudo, cientistas compararam a taxa de mortalidade de quem bebe café com aqueles que não bebem. Resultado: houve menos mortes entre os participantes que tomavam, pelo menos, 3 xícaras ao dia, do que aqueles que não tomavam café.

Quem bebe menos de 3 xícaras ganha uma vantagem ínfima sobre quem dispensa o café, quase irrelevante. Mas quem toma de 4 a 5 xícaras diariamente tem vantagem sobre todos. É a medida ideal. Homens que bebiam essa quantidade tinham até 12% menos chances de morrer; já as mulheres tinham mais 16% de chances de viver – sempre na comparação com quem não toma nada de café.

Para os mais viciados, que tomam 6 xícaras ou mais ao dia, as chances de morrer diminuem 10% neles e 15% nelas. Quem bebe de 2 a 3 xícaras, pode viver até 10%, se for homem, e 5%, se for mulher.

Apesar da associação positiva entre sobrevivência e consumo de café, os pesquisadores não garantem que o mérito de viver mais seja exclusivamente da bebida. “Não é possível concluir que essa relação entre consumo de café e mortalidade reflete causa e efeito”, diz Neal Freedman, chefe da pesquisa. “Mas podemos especular sobre os benefícios do café na saúde. Este estudo mostrou uma relação inversa entre o consumo da bebida e as mortes”. A pesquisa considerou todos os motivos de óbitos: desde derrames até infecções e diabetes.

Então, vai um cafezinho?

(Via Telegraph)

Crédito da foto: gettyimages

Leia também:

7 efeitos curiosos do café no organismo

Café evita amnésia pós-bebedeira

Precisando de energia? Ar fresco é tão eficiente quanto cafeína

  • Deivid

    Então sou imortal.

  • Pingback: Café te ajuda a ver o lado bom da vida – Ciência Maluca()

  • Apolo Santos

    Se o chefe da pesquisa Neal Freedman diz que “Não é possível concluir que essa relação entre consumo de café e mortalidade reflete causa e efeito”. Então o que está droga de pesquisa tá fazendo aqui no meu computador? Propaganda para quem vive do café? Ora vão se catar. É um desserviço da mídia divulgar uma pesquisa que engana o leitor. Se o cara quer falar dos benefícios do café, então ele que fale, mas não tente enganar o leitor dizendo que quem toma café vive mais, se não me dá vontade de mandar vcs tomarem sabem onde. Ao divulgar uma coisa tem-se que entender o que se fala. As possíveis especulações dos benefícios do café nem foram mencionadas, e muito menos os malefícios. Todos sabemos que a água é fundamental para sobrevivência humana, mas também sabemos que muita gente morreu afogado. Se vc quiser pensar que é pq a água foi ingerida pelo lugar errado, então experimente tomar ao menos 20 litros de água em menos de uma hora e me diga o que vc sentiu, se matou a tua sede? Faça-me o favor.

  • Rafael Ribeiro

    Eu ate onde sei CAFEINA faz muito muito mal a saude principalmente pra quem sofre de ansiedade e alguns outros probl cronicos.

  • Pingback: Tomar café ameniza dor muscular – Ciência Maluca()

  • Pingback: Sabonete líquido pode prejudicar a saúde – Ciência Maluca()

  • Pingback: Café deixa você mais forte – Ciência Maluca()

  • http://jlsalves@superig.com.br Jorge Alves

    É sempre assim. Quem gosta de café defende e quem não toma, ou não gosta, desconfia. A verdade é que, ultimamente, as notícias científicas mostram maiores relações entre café e o seu benefício. Aliás, gosto muito de café, o que diminui a minha credibilidade na defesa.

  • Hélio

    Engraçado. Do mesmo EUA, já vieram pesquisas que confirmam que o café é extremamente prejudicial a saúde. Concordo com o Luis, relação não implica com causa.
    Além do que, estamos cansados de ver médicos, psicólogos e outros, restringindo o uso do café, pelo seu malefício.

  • Arthur

    Xicara americana (250ml), com o cafe américano (estilo colombiano), que tem o sabor muito mais fraco, mas que contem muito mais cafeina que o cafe usado no Brasil e em varios paises europeos.

    Para os que nao leram o verdadeiro estudo, esses dados foram coletado de pessoas com mais de 50 anos de idade.
    Acho uma pena que essa adaptacao em portugues omita essa importante informacao e leve a crer os leitores que isso se aplica a qualquer pessoa, de qualquer idade. Afinal de contas, sao tambem comprovados cientificamente os maleficios causados pelo excesso de cafeina na populacao jovem e adulta na america do norte.

  • Caio

    Realmente, a notícia não fez muito sentido. O pior é que fui pesquisar na fonte (Telegraph) e está do mesmo jeito, dizendo que quem toma café “morre menos”… Gozado, eu aprendi que todo mundo morre o mesmo tanto, exatamente 1 vez cada pessoa!!!

    Agora, falando sério, dá até pra inferir alguma coisa. Nos 14 anos de estudo, menos gente do grupo que bebe muito café morreu. Ao final desses 14 anos, muitos ainda estão vivos. Mas que ficou estranho, ficou… Podiam continuar a pesquisa até todos morrerem! rsrsrs

  • Capitão Óbvio

    Ramon Baronio, por incrível que pareça, a medida utilizada para as xícaras foram xícaras de café (sabe aquelas pequenas?), que comportam em torno de 50ml.

  • Gustavo

    Caraca, sou imortal…

  • Luis

    Tem que tomar cuidado com isso. Uma vez um estudo disse que criança com pé grande é melhor em matematica. Qual a relacao ? Quanto maior o pe da crianca, mais idade ela tem, logo esta numa serie mais avancada, o que signfica que ja viu mais matematica do que as outras. Relação nao implica causa, e talvez nao haja nenhuma relacao entre viver mais e tomar café.

  • Carlos

    “…participantes que tomavam mais de 3 xícaras ao dia morreram menos do aqueles que não bebiam café.”

    Até porque, eu posso morrer mais ou menos que você, sabia dessa?

  • Bruna

    Como assim morrer menos???????????????????????????????????????
    Caramba vou tomar café para morrer menos!!!! Será que ganho quantas vidas tomando café????

  • RENO SOUSA

    EU TOMO 10!

  • Cibele

    Uau! Essa resportagem de fato foi para mim! Amo café, mas tenho receio de que faz mal à saúde ou algo assim. Agora vejo que é até pelo contrario!!! Muito Boa!

  • Ramon Baronio

    Gostaria de saber qual foi o tamanho de xícara usado como referência nessa pesquisa, qual a equivalência em mililitros.
    Obrigado.