Saber de spoilers faz você gostar mais da história

Por Atualizado em 15/08/2011

A gente foge dos spoilers, mas olha só: eles são amiguinhos. É o que dizem pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), que colocaram voluntários para ler histórias curtas em três versões: no formato original, com um prefácio de spoilers assumidos ou com esse mesmo trecho inserido no meio do texto, como se fizesse parte da história. Eis que o pessoal que leu as versões com spoilers demonstrou gostar mais das obras – mesmo quando o caso era, por exemplo, descobrir logo de cara o assassino de um mistério da Agatha Christie.

Dá uma olhada no gráfico abaixo, roubado lá do site da universidade. As colunas indicam o quanto os voluntários curtiram o que leram. Em branco, sem spoilers; em preto, com.

Por quê? Os pesquisadores jogam algumas possibilidades – entre elas, que a trama é superestimada na literatura. “O enredo é quase irrelevante. O verdadeiro prazer está no estilo da escrita”, dizem. Outra possível explicação é que dá menos trabalho ler uma história com spoilers. “É possível que, uma vez que você saiba qual o final, seja cognitivamente mais fácil e confortável entender a história”, explicam.

Leia também:
Cientistas elegem a cena de filme mais triste de todos os tempos; assista
Fãs de ópera são mais propensos ao suicídio
Quer saber qual é o som do Pi? Um cara o musicou

  • Gerlayne

    Para mim tanto faz pq se eu me interessar pelo livro, não tem spoilers, nem sinopse que faça com que eu não leia ou lia menos interessada. Acho que depende muito de cada pessoa.

  • Nanda

    Bom, minha saga favorita é Jogos Vorazes, e eu já sabia de toda a trama antes de ler. Isso só me deu mais vontade de ler, pô, tu quer saber por que aquilo acontece e como é narrado.

  • Regina Rocha

    Discordo, há dois livros que amei simplesmente pela surpresa de descobrir do que se tratava no meio do livro, que foi muito original ao abordar o tema,
    aliás, um tema que detesto e, que se soubesse antes, nem teria lido os ditos livros:
    A menina que roubava livros
    e
    A sociedade literária da torta de batatas,
    ah, sim, o tema: nazismo.

  • http://www.cmscientifica.com.br vials

    DEPENDE, O QUE FUNCIONA PRA UM PÚBICO NÃO FUNCIONA PARA OUTRO!

  • http://www.cintiamcr.com.br Cíntia Mara

    Pra mim, vai de cada livro. Em alguns eu não me incomodo de saber spoilers, mas com outros fujo até da sinopse. Depende do meu interesse no livro, do meu “histórico” com o autor, do tema, etc.

    Mas odeio saber spoilers sem querer, como já aconteceu na fila de um lançamento ou lendo blogs, por exemplo. Acho a maior falta de respeito.

  • http://oijay.tumblr.com Jay Monteiro

    Eu discordo. Estou lendo “O Código da Vinci” após ter assistido o filme há um tempo, e tenho certeza de que estou lendo com menos interesse do que quando li “Anjos e Demônios” antes de ver o filme. A ideia do final deixa os segredos menos interessantes, justamente porque deixaram de serem segredos. Enfim, é isso, haha

  • http://spr_manathan@hotmail.com Nathan

    Depende do tipo de spoiler, tem que ter o desenvolvimento da história e não o final. Nos livros se mostra isso, tem resumos em que os fatos só se revelam no 10º ou 11º capitulo, mas tem muita coisa entre o 1º e o 10º que não se dá para ver em um spoiler.

  • Eduardo M. Faustini

    Spoilers são uma droga, tanto que depois que li lá por meados de 2007 que o Harry não ia morrer em um site de notícias, não tive coragem de ir assistir a ultima parte….

  • Alexandre

    nunca gostei de spoiler
    + eh fato q eu nao tinha gostado muito de Game of Thrones nos primeiros episodios
    ate eu descobrir alguns spoilers ali eu vi q a historia ia ficar interessante
    claro q eu nao vi a historia td, vi apenas a primera temporada ou o primeiro livro
    + msmo assim foi o spoiler q fez eu me interessar pela historia

  • Rort

    Não sei, depende muito do livro, em alguns casos eu já morri de raiva por já saber o final do livro, em outros aquilo foi bom porque eu li o mesmo e não me importei. Por exemplo, li Os Sofrimentos do Jovem Werther porque uma professora de literatura havia falado sobre o livro e o resumido, gostei da história e não acho que tirou a qualidade da leitura. Em outra ocasião, li O Processo e já sabia o final do livro porque li sobre ele, da mesma forma, não apreciei o livro e o li somente para conhecê-lo.

  • Raul

    Uma pesquisa interessante seria comparar o QI das pessoas (ou algum outro indicador de formação intelectual) com a “satisfação” de não ler spoilers. Na minha humilde opinião, acho que algumas pessoas não sentem prazer com suspense, e outras sim, e talvez a maioria pertence ao primeiro grupo.

  • Raul

    O Saramago já sabia disso, em diversas oportunidades ele já quebra a tensão contando logo o que vai acontecer… dá até uma supresa: um alívio inesperado. Lembrei principalmente de A Viagem do Elefante.

  • http://twitter.com/lcquadros Leo Cabral

    Spoiler por spoiler aí depende. Muita gente ficaria chateada se soubesse que vai morrer por causa de um meteoro daqui a um mês, por exemplo.

  • Eduardo

    Concordo plenamente. Acho muito ridiculo essa rage quando alguém fica sabendo de spoiler, e tratam como se fosse a pior coisa do mundo.

  • Fernando

    Feitoooo. SPOILERS legalizadooooos!