Viajar te deixa mais jovem, atraente e criativo

Por Atualizado em 11/12/2012

Porque você realmente precisa de algum incentivo extra para planejar uma viagem, né? Sei… então a gente te dá uma mãozinha.

Sabe aquela sensação de que o tempo demorou uma eternidade para passar? Acontece quando você viaja para um lugar novo, de preferência bem exótico. E isso é bom, faz seu cérebro rejuvenescer.

Nos Estados Unidos, o professor de neurociência David Eagleman, do Baylor College of Medicine, fez uma série de experimentos para comprovar como o tempo passa diferente para cada um. Ou em cada fase da vida. Ele constatou que durante a infância, quando tudo é novo, o cérebro tem uma porção de coisas desconhecidas para provar e memorizar (cheiros, gostos, imagens). Aí o tempo passa mais devagar. Mas na rotina diária, em que quase tudo é igual ao dia anterior, não há desafio nenhum. É uma mesmice entediante. A forma mais fácil de refrescar seu cérebro é viajar pelo mundão – conhecer lugares completamente diferentes. Nesses momentos, ele volta a trabalhar com força total…

E aquele velho papo de que uma viagem abre sua cabeça é mesmo verdade. Uma pesquisa da Universidade de Indiana, na cidade de Bloomington, convidou voluntários para um teste. Eles precisavam criar soluções de transporte para a cidade. Enquanto um grupo vivia em Bloomington, o outro morava na Grécia. As ideias mais criativas saíram dos estudantes de fora. Quando você se distancia do problema, seja geograficamente, com uma viagem de férias, você encontra soluções menos óbvias.

Com tanta bagagem cultural e criatividade, não é difícil imaginar que seu papo também vai ser tornar mais interessante, certo? Segundo uma pesquisa do site Itsjustlunch.com, no primeiro encontro, as pessoas gostam mais de conversar sobre hobbies e viagens. Ou seja, dá para ganhar uns pontinhos a mais na paquera.

Gostou? Ainda dá tempo de se planejar e curtir o fim do ano longe da rotina…

Crédito da foto: flickr.com/papaija2008

Leia também:
Bêbados sobrevivem mais a acidentes
Férias nos faz mais felizes do que bens materiais
5 boas razões científicas para você sorrir

  • http://www.maketourbrasil.com.br maketour

    Viajar e tudo de bom, além de fazer bem pra alma a gente volta com muito
    mais cultura, uma dica de passeio para recarregar as energias são as Cataratas
    do Iguaçu

  • http://sevirandoemtexto.blogspot.com Alexandro Jesus Santos

    Que legal!!! Então, a ampliação do conhecimento é como que contarposta à memória!? intrigante isso!!!

  • Pedro

    Viajar deixa um homem mais atraente porque as mulheres vão pensar que ele é rico e logicamente sentirão atraídas por ele… Por isso viaje muito, aproveite ao máximo e é claro, coloque as fotos no facebook para as mulheres verem o quanto você é atraente ($$)

  • http://leonardomalachias@mac.com Leonardo Malachias

    Pois é, e tem gente que não sai de casa por nada…

  • Igor

    O chato é ter alguém pra ir junto mas eu deixo esse pensamento de lado. Se eu tivesse dinheiro, estaria viajando a muito tempo xD

  • Miriam Camila Dias

    Nossa!
    Quem nao gostar de viajar né?
    Eu que ja adoro,me sentir melhor agora sabendo que melhora nosso bem estar e inteligência.
    parabéns ótima máteria.

  • Victor Oliveira

    Muito legal a matéria! Concordo plenamente! Há poucos dias fiz uma viagem pela América do Sul e obtive muitos resultados na minha vida e um deles foi perceber o quanto o ser humano pode criar, percebi a capacidade criativa que está dentro do ser humano. Também percebi o quanto o ambiente em que você vive pode influenciar nas suas ações. E uma viagem realmente abre seus horizontes, abre a sua visão sobre a vida e o mundo!

  • Marcos

    Pra quem trabalha viajando, tudo isso funciona ao contrário.

  • rodrigo de souza nunes

    Também concordo com a matéria,viajar faz muito bem para a alma,pena que passamos muito tempo trabalhando e viajando menos,concordo plenamente com o assunto postado.

  • http://serluscasas@gmail.com Sergio Casas

    Muito bom, então acho q a teoria da relatividade de Eistein o tempo passar diferente para a pessoa q esta viajando e a q observa da terra tem alguma relação rsrs . Devaneios aparte, adorei a matéria está bem concisa objetiva numa linguagem bem simples. Muito bom.

  • Pingback: 5 motivos científicos para tirar férias – Ciência Maluca()

  • http://clapoma@hotmail.com CLAUDIO APOLONIO DE MATOS

    QUE BOM SABER QUE UMA VIAGEM FAZ TANTO BEM PARA NOSSO CÉREBRO, POR ISSO ADORO VIAJAR, AINDA QUERO CONHECER TODAS AS CAPITAIS DO BRASIL. E ALGUNS PAÍSES MUNDO AFORA…PARABÉNS SUPER PELA BELA MATÉRIA.

  • http://godlesscomics.blogspot.com.br/ Rodrigo F. Silveira

    Legal, agora só me falta mesmo o dinheiro pra viajar, vontade eu já tenho!