Seus amigos te conhecem melhor do que você mesmo

Por Atualizado em 13/06/2011

Você está entre amigos e um deles diz que você fala demais ou é meio egoísta. Você discorda e ignora. É claro que os outros estão enganados. Afinal, ninguém te conhece melhor do que você mesmo. Se você se identificou com a situação (muitos de nós somos assim), preste atenção ao que vem a seguir.

Um artigo publicado no periódico Current Directions of Psychological Science mostrou que provavelmente não conhecemos a nós mesmos tão bem quanto imaginamos. E mais: nossos amigos podem ter impressões mais exatas sobre quem somos.

“Uma imagem completa da personalidade de alguém exige tanto a perspectiva da própria pessoa quanto as perspectivas de outros que a conhecem. A percepção das pessoas sobre suas próprias personalidades, ao mesmo tempo que pode ser bastante rigorosa, contém omissões importantes”, escreveu Simine Vazire, da Universidade de Washington em St. Louis, no artigo.

Um estudo citado por ela mostrou que as pessoas não deixam de acreditar na autoimagem que têm, nem mesmo diante de provas. Por exemplo, se um voluntário atribuía a si mesmo uma característica e, em um vídeo, aparecia outra coisa, ele continuava convencido do que havia dito antes. Já as outras pessoas que viam a fita apontavam facilmente as contradições.

O que atrapalha o nosso julgamento são nossos medos e o impulso inconsciente (ou não, né?) para manter uma determinada autoimagem. Essas coisas acabam influenciando a forma como nos avaliamos e mascaram a verdade.

Mas calma, você não está tão fora do controle assim. Há aspectos sobre os quais ninguém pode saber mais do que você, como o seu nível de ansiedade e como anda a sua autoestima. Essas coisas dá para disfarçar e confundir quem vê de fora. Quantas vezes você não definiu uma pessoa como arrogante e depois descobriu que ela, na verdade, era insegura?

A avaliação externa é mais eficiente e precisa no que diz respeito a características observáveis e mensuráveis, como inteligência, criatividade e comunicação. Vale prestar atenção ao que o amigo diz sobre você nesses aspectos, mesmo que não concorde. E é bom lembrar que isso não vale só para características ruins: se disserem que você é inteligente, pode acreditar também.

  • Rafinha Maumau

    na verdade… o mestre dos magos era o lula, e o vingador a dilma, aconteceu que os dois roubaram o dinheiro dos custos finais do ultimo capitulo, saíram de la e vieram pro Brasil fuder com todos nos.

  • Clessiano

    Pessoal,,a verdade disso e que eles morreram no parque ee foram pró inferno lá encontraram o mestre dos magos e o vingador mas eles são uma pessoa só que estão brincando com as almadeles, aí deus mando o dragão,,que é um anjo que está tentando salva eles pois agora não lbro o nome do dragão que o vingador tem medo,,,assim fiquei sabendo,,,

  • paulo

    Amigos. Segundo contam, o mestre dos magos é do mal e o Vingador na verdade é o homem de bem qual o mestre dos magos enfeitiçou transformando-o naquele cara com chifres. É um aprisionamento qual os meninos terão de desfazer no final da série. Esta é a historia que me contaram.

  • Valdino Campos

    Eu tenho o último episódio em inglês e texto puro. Não é hq, é só texto mesmo. Não vou falar nada mais porque não quero deixar spoilers aqui.

  • Mário Luiz

    Assisti muito quando criança, só agora adulto percebi, desenho satanista.

  • Fernando Peres

    Pode crê

  • Fernando Peres

    Cara, nos poupe!

  • Herik Lee

    A Caverna do Dragão é o LOST dos desenhos animados. No final das contas ficou sem pé, nem cabeça e todos os personagens na verdade ja estavam mortos!!!!
    Por isso, acho que nunca conseguiram voltar!
    #MeuPondoDeVista

  • natacha concon

    Tbm vi algo assim…

  • Germano da Silva

    Puro “LOST”

  • Fernando Moreira

    Um dos roteiristas da serie escreveu um final. Não é Oficial porque ele não contou com a participação da equipe da época, mas sendo o final mais próximo do que seria o propósito dos autores. Nele o Vingador é filho do Mestre dos Magos e eles não estão mortos. Eles ajudam a recuperar algo que resgata o Vingador da servidão do mal e ele volta a ser bom. Os garotos então finalmente podem voltar pra casa, mas essa parte não é narrada! Está no YouTube em forma de quadrinhos, sem movimento.

  • Evandro Gonçalves

    Na verdade eles estavam todos mortos!!! Por isso não conseguiam voltar pra casa…

  • Raul Ribeiro

    Coloca o Hugo jackman o( wolverine )pra ser o bárbaro do desenho, e o James franco pra ser o Presto (o feiticeiro ) a Hale Barry pra ser a Diana , o Robert de Niro com efeitos especiais pra ser o mestre dos magos , e o Voldemort pra ser o vingador Kkkkkkkkkkkkkkkkkk pra completar o elenco de atores velhos , em papeis de adolescentes kkkkkkkk

    Doido !!!!!!

  • Roberto

    ‘Superestimado’

  • Roberta Carvalho Frenedoso

    Boa ideia kkkkkkkkk

  • Angela Damasceno

    Muitooooo bom todos os comentários. Roubando totalmente a cena em relação a matéria.
    Chorei de ri

  • Leandro

    …olá JUliana ,eu vi essa matéria tbm ,e o único que ainda estava vivo porém em (coma) era o cavaleiro Érick, ele era oque mais se importava em voltar ao mudo real, até ia ter um final o desenho que começou a ser exibido em 1983 e depois foi proibido, e assim só retornando a ser exibido em 1986 por se tratar de um desenho que não era bem visto pelas autoridades da época. O desenho era redigido por 2 produtores que eram muito amigos, só que um deles venho a falecer e o outro produtor, não quis dar continuidade ao trabalho e aos epzódios! meu face Leandro Barros.942 me add lá