Ter muitos amigos no Facebook pode estar associado ao aumento no tamanho de áreas cerebrais

Por Atualizado em 03/11/2011

Apesar de as redes sociais terem uma influência enorme na vida de muita gente, pouco se sabe sobre o seu impacto em nosso cérebro. Mas uma pesquisa da University College London (UCL) sugere que exista uma ligação direta entre o número de amigos que uma pessoa tem no Facebook e o tamanho de certas regiões do seu cérebro. A hipótese levanta a possibilidade de que o uso de redes sociais online provoca alterações cerebrais.

Por meio de imagens de ressonância magnética, os pesquisadores analisaram o cérebro de 125 estudantes universitários, todos eles usuários ativos do Facebook, e as compararam com o resultado obtido em outro grupo de 40 alunos que não usavam a rede social. Houve uma forte ligação entre o número de amigos no Facebook e a quantidade de “massa cinzenta” que os voluntários possuíam na amídala cerebelosa, no sulco temporal superior direito, no giro temporal médio esquerdo e no córtex entorrinal direito. A massa cinzenta é a camada de tecido do cérebro onde ocorre o processamento mental.

A espessura da massa cinzenta na amídala também foi ligada ao número de amigos no mundo real, mas o tamanho das outras três regiões parecia ser correlacionados apenas para conexões online. As quatro áreas do cérebro envolvidas são conhecidos por desempenhar um papel na memória, respostas emocionais e interações sociais.

A questão, agora, é ver o que é causa e o que é efeito. Ter mais amigos no Facebook foi o que causou o crescimento dessas regiões cerebrais ou o fato de essas regiões serem maiores foi o que fez com que as pessoas tivessem facilidade em fazer amigos? Segundo Ryota Kanai, que participou do estudo, um passo importante agora é descobrir se essas estruturas cerebrais podem mudar com o tempo ou não.

(Via Reuters)

  • http://reginaceli1951@gmail.com Regina Celi Celi

    O facebook,trouxe vida para muita gente que conheço,passaram da mesmice para ótimas relações,antes nunca imaginadas,sei até de cura de depressão,e se viu como uma estrela viva,e não perdida.Portanto ,fazer amigos no face é muito bom;eu por acaso tenho quase seiscentos e quero mais!Viver,interagir,falar o quanto amamos os outros seres,nos gratifica muito.Falei e disse.Alguém discorda?

  • Lígia

    pessoas com poucos amigos que se acham as mais inteligentes da face da terra por nao suportar seres humanos: releiam a matéria. São certas partes do cérebro que são mais desenvolvidas, aquelas responsáveis, em suma, pela interação social. Não é pecado vc ter um qi de um milhão e nao gostar de gente, assim como não é pecado vc ter um qi de 80 e ter milhares de amigos. Uma coisa nao tem nada a ver com a outra, e se tivesse algum quociente relacionado às interações sociais seria o qe, nao qi.
    E outra, se vc tem mil amigos não quer dizer que os mil sejam seus AMIGOS, da mesma forma que ninguém tem 92 AMIGOS. você adiciona pessoas com quem queria manter contato e as vezes não consegue, ou vira e mexe lembra daquele fulano gente boa e bate um papo com ele pra botar a fofoca em dia. Ou não conversa mas tá sempre vendo as postagens, dando sua curtidinha nas ideias que o cara posta. OU ainda tem aquelas pessoas que fica chato recusar no face, tipo seu primo mala ou a namorada do seu melhor amigo. Eu tenho quase 800 contatos no face e pra mim funciona assim 😀

  • Anonimo

    Nada a ver

  • Leiliane

    Eu tenho 86 amigos… isso quer dizer algo?

  • Fernando Aragón

    Discordo plenamente. Tenho um Q.I. de 146 e 92 amigos no Facebook. Não adiciono desconhecidos, simples assim!

  • Karen

    Ih, então eu estou numa fria, hahahaha. Apesar de ser uma rede social, eu uso mais o Facebook para outros tipos de funções. Gosto de páginas sobre meio ambiente , ecologia, curiosidades, condições para alimentar o cérebro mesmo. É minha ferramenta para estudos! Por isso que não me dou muito o trabalho de adicionar pessoas assim, na verdade, são elas que me adicionam, muitas vezes porque gostaram de algum comentário meu em alguma página. Não sei porque ser muitas vezes introspectivo tem de ser encarado como um problema.

  • Brunel

    Sou inteligente pra porra, kkkkkkkkkk

  • Victor Hugo

    Nada a ver…. quer dizer então que aqueles(as) idiotas mendigos de atenção, que adicionam gente que nunca viu na vida, posta coisas imbecis na esperança de conseguir likes pra afagar seu ego, tem o cérebro com partes mais desenvolvidas? kkkkkkk que piada. o número de amigos não quer dizer p… nenhuma… quem no mundo real tem 1000 amigos? isso não existe…. dizem que amigos mesmo de verdade temos em média 5… que matéria mais furada.

  • http://amigos veraldo

    a felicidade e sempre conheser um bom amigo

  • naty

    EU CURTI ISSO !

  • luísa

    Muito interessante…E isso traz algum benefício ou algum mal no cérebro provocado pelas alterações?

  • marco

    QUE MATERIA MAIS IDIOTA……..FOI PAGA ???????

  • Eduardo Queiroz

    Pesquisa assim fica dicifil entender , sera que deram o mesmo tanto de amigos aos pesquisados e outra rede social é um acesso rapido e para qual um mesmo sem estar , ao vivo nem sempre encontraremos determinada pessoa . Conseguiram compriender . Abraços , valeu pela materia publicada.