Blogs

Ilustrador divulga versão animada de “O Hobbit” feita em 1966

11 de janeiro de 2012

O Hobbit ganha versão animada

No final de 2011, o primeiro trailer oficial completo de “O Hobbit” deu aos fãs de literatura, fantasia e cinema bons motivos para esperar chegar dezembro. O filme de Peter Jackson baseado na obra de J. R. R. Tolkien é um dos filmes mais aguardados do ano. A espera fica ainda mais interessante com um novo vídeo que está circulando na internet. Bom, nem tão novo assim. Um curta de animação feito em 1966 foi a primeira adaptação do livro de Tolkien em vídeo. Confira.

Por trás da obra está o ilustrador tcheco Gene Deitch. Junto com o conterrâneo Adolf Born, Deitch tinha a intenção de criar um longa-metragem de animação. Por causa de uma série de eventos inesperados que o artista explica em seu blog (em inglês), o filme ficou com pouco menos de 12 minutos. Mais do que o suficiente para que os fãs percebam dezenas de diferenças da adaptação em relação ao texto original de Tolkien.

No blog, Gene Deitch deixa claro que tomou algumas liberdades e que não tinha intenção de lançar o filme comercialmente nos anos 60 – foi apenas uma experiência criativa. Ele também diz que faria um filme totalmente diferente hoje.

O que você achou do curta? Psicodélico demais? Deixe a sua opinião nos comentários.

Comente!