4 fotos famosas que registraram a História do século XX

Por Atualizado em 21/09/2012

Vitória, sofrimento, dor, amor. Ao longo do século XX, fotografias registraram os acontecimentos mais importantes pelos quais a humanidade passou. Algumas ficaram marcadas em nossa mente, como a imagem de Albert Einstein mostrando a língua, já discutida aqui no História sem Fim. Mas o gesto inesperado do cientista não foi o único momento imortalizado nos últimos tempos. Nesta lista, você confere outras quatro fotografias que registraram fatos importantes do século XX. Confira e conte para nós: qual sua preferida?

 1. Um beijo na Times Square (1945)

Reprodução

Repleta de mistérios, esta fotografia foi imortalizada pela revista “Life”. Uma das hipóteses é que, durante o anúncio do término da Segunda Guerra Mundial e dos ataques contra o Japão, em 14 de agosto, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou o marinheiro beijando a jovem mulher de vestido branco. O marinheiro possivelmente estava passando quando viu a enfermeira na rua e a agarrou.

2. Execução do guerrilheiro vietcong (1968)

Reprodução

Premiada internacionalmente, esta foto é um ícone do episódio que ficou conhecido como “Ofensiva de Tet”, durante a Guerra do Vietnã (1959-1975). Mostra o general Nguyen Ngoc Loan, da polícia sul-vietnamita, e um prisioneiro vietcongue Nguyen Van Lém. A execução, registrada pelo fotógrafo Eddie Adams, foi justificada com o argumento de que o prisioneiro também havia matado muitas famílias. A imagem se transformou em um símbolo para os pacifistas que lutavam contra a brutalidades e a violência gratuita presente em conflitos armados.

3. Os Beatles atravessando a Abbey Road (1969)

Reprodução

Uma das imagens clássicas da História da Música, feita em 8 de agosto de 1969 pelo fotógrafo escocês Iain Macmillan. A anedota é que os caras de Liverpool ficaram oito minutos posando para a foto em frente ao estúdio onde gravaram o disco estampado pela imagem. “Vamos tirar logo a foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”, teria dito Lennon. A imagem estampou o penúltimo disco, que guardou clássicos como Because, You never give me your money e Something.

4. Massacre da Praça da Paz Celestial (1989)

Reprodução

Eternizada pelo fotógrafo Jeff Widener, a imagem mostra um jovem solitário desarmado diante de uma fileira de tanques de guerra na Praça da Paz Celestial (Tian’anmen, para os chineses). Após a morte do líder comunista Hu Yaobang, mais de 100 mil estudantes pacifistas saíram às ruas de Pequim, protestar a favor da liberdade e da democracia. A repressão foi a resposta do governo chinês, que enviou o exército para coibir os manifestantes, deixando mais de 800 civis mortos. Em meio a tudo isso, um jovem, com identidade desconhecida até hoje, enfrentou o governo e assumiu o primeiro plano de uma das imagens mais conhecidas do século. A revista Time elegeu o homem do tanque, como ficou conhecido, como um dos mais influentes do século XX.

 

No related posts.

  • Fernandex Joseph

    sim, está escrito na matéria.

  • Igor Souza

    Usar a barba pra segurar alguém numa briga? Com quem você anda brigando, Dumbledore??

  • Rafael Galeoti

    Como barbado orgulhoso que sou, algumas informações ao amigão aí: não atrai porra nenhuma pra boca nem pro nariz (aliás, a função dos pelos é justamente proteger), não dificulta em NADA pra tomar sopa e muito menos pra beijar, e até dá um belo grau no sexo oral (que o diga minha namorada, hehehe). E vamos combinar, vc tem que ser MUITO escroto pra, no meio de uma porradaria, pensar em agarrar alguém pela barba, né não?? Até lá vc já apanhou um bocado, kkkkk

    Mas sim, eu entendo. Nome disso é RECALQUE, senhor “cara de bunda”, kkkkkkkkkkkkk

  • Gabriel

    “Heisenberg tem mais testosterona que eu!?” como se fosse o Hank se auto-perguntando, faz mais sentido a foto agora?

  • Mateus Almeida

    Se tu tiver essa característica na família pode ser passada pra ti ou não. Supondo q a característica seja passada e tu tenha problema hormonal, pode não crescer pelos nas costas e em outros lugares ,mas nesse caso é um “problema” hormonal, o normal seria crescer . E resumindo, é mais genética.

  • Vitor Claus

    Hahaha. Achamos mais um daqueles,colegas!

  • Antonio Curcino

    como diz o texto, se vc tem muito DHT(dihidrotestosterona) e tem pouco receptor de andrógenos, mais difícil de vc ficar careca rápido. o DHT é um derivado da testosterona, vc pode ter pouca testosterona e muito DHT.

  • Carolina Leão

    O texto faz referência ao Heisenberg, mas mostra o Hank, outro careca da série BB.

  • Renato Faustinone

    E a relação dos hormônios com os demais pelos corporais, por exemplo, os nojentos pelos nas costas, ela é mais hormonal ou genética?

  • Rogerio Carignano Nascimento

    se o DHT é um derivado da testosterona, então quanto menos testosterona menos probabilidade de careca?

  • Shirenius

    Sorte sua. Eu tenho muito pouca barba, mas queria ter zero. A barba é só um vestígio evolutivo inútil que faz os homens parecerem mais velhos e decadentes, é um foco de infecções que atrai patógenos para a boca e nariz, dificulta tomar tomar sopa e beijar, e torna fazer sexo oral uma tarefa impossível. Ah, e numa briga é mais um lugar pro seu adversário segurar. Tomara que essa coisa desapareça da espécie humana!

  • Valente Oliveira

    Eu percebi q quando abro o video já conta, depois de alguns segundos, atualiza a pagina q conta como mais uma visualização

  • Josué Garcia II

    uma pergunta..
    digamos que a contagem parou em 301..ok

    o canal vevo suspendeu por 6 horas e, depois viu q não era fraude então o contador começou a funcionar …blz

    as pessoas que assistiram o video quando ele estava travado vão contar nos numeros de visualizados???

  • http://mara100% mara

    um beijo na times square

  • Francisco Ubiratan

    A do tanque.

  • nelitagomes

    eu nunca tinha lidotantas desgraça na tela do meu computado apesar de sabe que aconteu no século vinte mais ainda não tinha visto. eu fiqui muito imprecionada a ver aquele homem na frente da quele tanque parado, eu não sei o que ele estava pensado mais uma coisa eu tenho certeza ele estava lutando pelo um ideal , um pais sem guerras talvez se fosse nós nos dias de hoje não fariamos o que ele fez. mais o ato dele esta falando até hoje foi melhor do que mil palavras.

  • joserobertopitasantos

    faltou a foto do 2 oficiais russos com a bandeira vermlha no reichstag

  • Mário

    A guerra do Vietnã terminou em 1975 e não em 1985.

  • Sueli Ramos

    Sem dúvida, uma escolha difícil, todas são representativas de determinados importantes momentos da história do século XX. No entanto, talvez pelo impacto que causou e continua causando, a do “Homem do Tanque” que, mais que enfrentar tanques de guerra, mostra um homem lutando contra todo um sistema. A cara do século XX e do início do século XXI.

  • Paulo

    Não concordo com a foto dos beatles figurando entre as imagens que registram importantes fatos históricos. Em comparação com as outras que mostram o fim da 2ª Guerra Mundial ou a coragem de um homem contra uma fileira de tanques (e contra a opressão de um sistema corrupto), a imagem de quatro homens atravessando uma faixa de pedestres não denota qualquer relevância.

  • Luana Maria

    Gostei muito das fotos, ainda bem que não faltou a do massacre da Praça da Paz celestial, embora tenha sido um episódio muito triste e trágico foi uma das fotos que mais me marcou. Ela contrapõe o sonho de liberdade e sua fragilidade diante de um sistema.

  • JOSÉ MARIA SANTOS

    DIGO, HIROSHIMA.

  • JOSÉ MARIA SANTOS

    BOA SELEÇÃO, MAS ACHO QUE FALTOU AQUELA EM QUE UMA MENINA SAI CORRENDO NA RUA EM MEIO AO CAOS EM HOROSHIMA!

  • Giva

    O homem do tanque é “a foto do século 20″.
    A luta pela democracia e liberdade.

  • Keimilly

    Minha preferida é a primeira… e depois é a quarta, depois a terceira, depois a segunda. São fotos muito bonitas e significativas. Difícil escolher a melhor!

  • Wilson J Raiano

    Adoro Os Beatles mas, a terceira foto para mim seria a crianca e o abutre aguardando sua morte, horrivel mas nos faz pensar no mundo que vivemos.

  • Brennda

    BEATLES LONDRINOS????

  • jessica

    Gostei da última fotografia, pois mostra que “um jovem” teve coragem suficiente para posicionar – se frente a tanques de guerra para “lutar” pela democracia de seu país. Belo gesto!

  • Satu Souza

    Acho faltou a foto da menina fugindo do bombardeio no Vietnã…

    Outra coisa.. Por que chamar, hoje, o cara assassinado pelo Sul-vietnamita de guerrilheiro??? Não seria mais correto chamá-lo de combatente??

    Um abraço