7 formas de ser mais sustentável no trabalho

Por Atualizado em 22/07/2011

Para muita gente, o ambiente de trabalho é como uma extensão de casa, um lugar onde você passa a maior parte do dia (ou uma boa parte dele). Muitas empresas adotam atitudes que estimulam os funcionários a fazer descarte correto de lixo, economizar água, energia, copos de plástico e a manter um clima corporativo agradável, com uma convivência leve e amistosa.

A principal mudança, porém, deve partir de cada um. O melhor mesmo é trabalhar com uma nova postura diante dos seus gastos e atitudes – e não apenas cumprir a tabela das “regras” de sustentabilidade da companhia. Mas, se o seu local de trabalho ainda não coloca em prática algumas coisas básicas, como separar o lixo, o seu papel como colaborador é mais importante ainda. Veja algumas dicas de como você pode agir.

Deslocamento econômico
Carona solidária também pode ser praticada entre colegas de trabalho. O projeto Caronetas integra funcionários que trabalham em empresas próximas. Você pode incentivar a sua organização a se cadastrar – o serviço é gratuito.

Materiais de escritório
Separe o lixo: papel pode ir para a reciclagem ou ser reaproveitado em formas de bloquinhos. Objetos como papel-carbono, papel plastificado e fitas adesivas não são recicláveis, por isso, use com consciência. Segundo o Earth Works Group, os funcionários de escritórios jogam fora, em média, 500 quilos de material reciclável de boa qualidade por ano.

Pausa para o café
Não use copos descartáveis. Leve a sua caneca (ou garrafa para água) e deixe-a na sua mesa de trabalho.

Acúmulo de papel
Pense antes de imprimir. E, quando possível, use os dois lados da folha. Incentive seus colegas a fazerem o mesmo.

Tecnologia a favor
Algumas reuniões podem ser feitas à distância. Quando for o caso, incentive a ideia. Você economiza tempo, gastos com deslocamento e polui menos.

Um botão
Desligue o monitor quando for se afastar do computador para uma reunião ou na hora do almoço. Isso é bem fácil!

Disposição
Opine, dê suas sugestões sobre formas de economizar. Um postura do tipo “não é comigo” vai na contramão da sustentabilidade. Quando você se mostra disposto, serve de exemplo para outras pessoas.

Leia mais:
Usar copos descartáveis é gerar lixo sem necessidade

4 dicas para usar seu computador com consciência e economizar energia

  • http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/7-formas-de-ser-mais-sustentavel-no-trabalho/#comments arides

    Tornar nosso ambiente de trabalho mais sustentável é assumir práticas que devem ser adotadas não apenas pelos profissionais dentro das empresas mas pelos conjunto de cidadãos . Temos a consciencia, mas ainda não vivenciamos, é necessário buscar alternativas de maneira compartilhada… e quando se fala de meio ambiente, nos referimos também ao cuidado com o indivíduo, ao respeito ao espaço do outro, a adoção de pequenas práticas que ficam inseridas na rotina de trabalho.

  • http://callcenter beatriz regina olineira

    Nao espero que isso seja publicado ,apenas que alguem saiba bjs