Blogs

Cinco maneiras de ser mais sustentável no trânsito

6 de maio de 2011

Os carros elétricos são sensação da indústria automobilística atualmente. Mas ninguém precisa esperar que eles tomem conta do mercado pra economizar (isso ainda vai demorar uns bons anos, pode crer). Enquanto os carros continuarem a ser do jeito que a gente conhece, a alternativa é aprender a ser um motorista mais sustentável.

Dica #1
Mais de uma pessoa no carro é menos carro na rua. Se você conseguir se articular para não sair sempre sozinho ou para conseguir uma carona… ponto positivo!

Dica #2
É importante manter a pressão dos pneus em dia. O ideal é que você não demore mais que quatro semanas pra parar em um posto e dizer a famosa frase “pode dar uma calibradinha pra mim?”. Não demora mais que 10 minutinhos. Com a pressão dos pneus muito baixa, o consumo de combustível aumenta e o desgaste no carro também.

Dica #3
Procure reduzir o uso do ar condicionado. Em tempos de verão, ele parece essencial pra evitar que você chegue suado em casa. Porém, o equipamento pode promover um aumento de até 20% no consumo de combustível. Vale, por exemplo, estabelecer metas de uso do ar: usar só na ida ou só na volta. Uma dica é usar quando o trânsito estiver parado, mas desligar se o tráfego fluir.

Dica #4
Forçar o motor também consome mais combustível.  Se você sabe que vai ter que reduzir ali na frente, não precisa correr tanto. Todo aumento de velocidade também é aumento de consumo. Quando você pula de 90 para 120km/h, por exemplo, o aumento no gasto de combustível é de 30%, em média.

Dica #5
Manter checagens e revisões em dia não é frescura, é necessidade. Um carro em bom estado consome menos combustível  e diminui o desgaste das peças. Essa “vida útil” maior do seu possante também faz com que você economize (e o meio ambiente agradece). Ninguém gosta de ficar na mão e se o seu carro tiver problemas, lembre-se: o problema também é seu.

Comente!