Projeto chinês propõe ônibus que anda por cima dos carros

Por Atualizado em 30/09/2013

onibus-que-anda-por-cima-dos-carros ok

Um ônibus suspenso que anda por cima dos carros. Já imaginou? Uma equipe de pesquisadores chineses colocou a ideia no papel e defende que o projeto pode ser parte da solução para o trânsito terrível das grandes cidades.

Quando parado, o Land Airbus, como é chamado, não interrompe o trânsito, pois a parte inferior funciona como um túnel, “vazada”, em formato de arco – o que os inventores chamaram de design oco. O veículo ocupa duas pistas e permite que carros de até dois metros de altura passem por baixo.

Cada “vagão” comporta até 300 pessoas. Os passageiros entram no ônibus via elevador lateral e também são previstas estações fixas de parada. Movido por painéis solares e eletricidade, o veículo chega a 60 km/h. Há ainda um sistema que freia o veículo automaticamente em caso de emergência (se houver um acidente à frente, por exemplo).

Os criadores dizem que o ônibus suspenso pode diminuir em 30% o trânsito nas ruas e avenidas. Outra vantagem destacada é que a construção da estrutura para suportar esse tipo de transporte levaria três vezes menos tempo que a construção de metrôs, com custo 10% menor.

O projeto é apresentado como “o futuro das cidades”. Você acha que a solução parece viável? Veja o vídeo do projeto e entenda melhor o funcionamento do ônibus:

Imagem: Divulgação

  • Wellerson

    Excelente! Mas aqui no Brasil posso classificar em uma idéia utótica, pois uma tecnologia dessas custa o olho da cara, ou seja, inviável em um nosso país.

  • Wellerson

    Excelente! Mas aqui no Brasil posso classificar em uma idéia utópica, pois uma tecnologia dessas custa o olho da cara, ou seja, inviável em um nosso país.

  • maria de fatima

    muitissimo bom com grande inovaçoes mais gostaria muito que fosse colocada em pratica com muita urgencia seraraa vamos que vamos raraiiii

  • DANIELE

    E OS CAMINHOES?

  • http://maiconmerched MAICON SILVEIRA

    isso seria a melhor coisa que podia acontecer, iria acabar ate com muitos carros nas ruas e mais transporte publico!!!…só podia ser chines!!

  • Bruno

    Aqui em Porto Alegre tem algo parecido chamado de monotrilho, que se locomove por ar comprimido. Tem um custo mediano e poderia ser implantado no resto da cidade. Melhoraria muito o transporte urbano e o trânsito visto que o ônibus é aéreo. O governo pode muito bem bancar a construção e passar para uma empresa privada administrar. Essa só tem custo com manutenção visto que o veículo nem precisa de condutor, pois é automático. Falta só a força de vontade!

  • Herbert Nícolas

    Ótima ideia. Só acho que deveria ser um pouco mais alto, devido aos caminhões ou ciclistas na cidade.. Se for aceita, deve demorar uns 5 anos para ser posto em prática lá fora e uns 15 pra poder dar um oi aqui no Brasil kkkkkkkkkk

  • http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/9-fatos-sobre-a-fome-no-mundo/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super Davi Júnior

    Os Chineses sempre se superando!!!…Considero essa Ideia Muito Bem viável e eficaz para nossas Cidades de Hoje em Dia que a População não para de crescer, é um Meio de Transporte visando um Futuro Benéfico.

  • http://ariperfel@hotmail.com Ariane

    Simplesmente fantástico! Mas não para um país de terceiro mundo como o Brasil e tantos outros…

  • Valton Pereira

    Pronto o Wellerson assim como grande parte das pessoas acaba de enterrar um projeto devido a primeira dificuldade encontrada ao invés de utilizar o espaço para sugerir viabilidades. Grana para 12 estádios saem como relâmpago, com certeza os projetistas mesmo sabendo desta dificuldade não desistiram dos seus sonhos. O que seria do mundo sem os sonhos, são eles que nos proporcionam a realidade do amanhã. Ou o que temos hoje surgiu do nada?

  • http://lovedramas.blospot.com Louise

    É uma boa ideia, mas requereria dinheiro que os nossos governantes não vão estar dispostos a dar. Além disso, esse veiculo requereria manutenção – pois contem um elevador lateral e um complexo sistema de freio – você pode tomar como exemplo a manutenção de nossos onibus, que já não é muito boa. O mesmo aconteceria com este novo onibus.
    Além disso, é muito comum caminhões andarem pela avenida Brasil, e eles provavelmente irão ultrapassar os dois metros de altura. E então, como iriamos lidar com as passarelas? Será que o novo onibus passaria por de baixo delas?
    Para a aplicação deste veiculo seria necessário uma reformulação e várias obras para remodular as estradas onde esse onibus iria passar. E como dito anteriormente, nossos governantes não estão ligando muito para a qualidade dos transportes publicos.
    Mais do que isso, quanto custaria a passagem de um onibus assim? E se a passagem de um onibus normal já é cara – e ia aumentar – a passagem de um onibus assim seria demais para a grande maioria da população.

  • Mario

    É impressionante como ideias absurdas como essa ganha destaque. Como pode um sistema que tenta privilegiar o uso de carro, com um sistema de transporte público que não o atrapalhe, pode ser chamado de inteligente?
    Inteligente para grandes cidades é o transporte público eficiente, o que passa pela restrição do uso de carros. Isso é inteligente.

  • EDUARDO

    http://superajudafinanceira.com.br/?ref=abencoador ,Queridos internautas e irmãos e amigos a todos uma boa noite, quero aqui diante de todos vos pedir que tudo é possível a o que crer, se vocês acreditam que Deus pode fazer milagres acontecerem então busquem a ele em oração e jejum e ele vai abrir muitas portas a onde muitos não imagina. Amados se vos quiserem me ajudar é só repassar essa ideia adiante para todos os seus contatos, pois bem isso não é uma armadilha isso é algo que pode e vai ajudar a centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, pois bem a todos quantos me conhecem pois ai caso queira entra em contato comigo fiquem a vontade. Pois que o serdes os abençoe a todos de um modo geral e infinito, http://youtu.be/7hhTnUkDqXE/http://youtu.be/UDM85_YJcRs/http://youtu.be/D_j_eyYM7kE

  • http://www.twitter.com/dgodj Diego

    Pessoas comentando “aqui no brasil” parem por favor, moram no pais o tempo suficiente pra ainda acreditar nisso.

  • luiz felipe

    Nossa é ótimo mas no brasil quem sabe daqui uns 50 anos…
    dinheiro pra investir na copa o brasil tem, mas pra fazer algo de util não tem não.
    Fazer o que né.

  • http://mel@n.ke Melanke

    Que ridiculo! Pq isso é melhor que o metrô?!

  • http://danielfds2013@hotmail.com Daniel Ferreira

    Sensacional, isso melhoraria muito a fluidez do trânsito em uma metrópole como São Paulo, mas infelizmente em nossa cidade, bloqueios como falta de recursos e vandalismo impossibilitariam a colocação de (por exemplo) uma frota desses ônibus tão tecnologicos como esses aqui.