Usar copos descartáveis é gerar lixo sem necessidade

Por Atualizado em 30/05/2011

Algumas pessoas ainda acham que usar copo descartável é comodidade. Você vai até o bebedouro, saca o copinho, enche de água (ou café, chá…), bebe e… joga no lixo.

O problema, porém, é pegar um novinho em folha cada vez que bate a vontade de beber alguma coisa.  Além da geração desnecessária de resíduos, a fabricação desses copos emite CO2 e outros gases na atmosfera. Só nos EUA, a fabricação, o transporte e a reciclagem desses materiais produzem gases que se equiparam aos de uma frota de 1,3 milhão de carros durante um ano. Sem contar que cada copinho pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Mesmo que o copo jogado fora vá para o lixo reciclável, existem opções melhores, que contribuem para que o volume de lixo gerado desnecessariamente seja menor. Se você usar dois copinhos descartáveis em um dia de trabalho, por exemplo, são 10 por semana, 40 por mês – que foram para o lixo só para você dar alguns goles. As canecas são boas alternativas. Apesar de você precisar lavá-las, a quantidade de água utilizada não chega ao total necessário para fabricar os copinhos.

O que fazer?
Para atenuar esse desperdício bastam algumas atitudes simples:

– Deixe uma caneca na mesa onde você trabalha ou estuda e tome água nela toda vez que tiver vontade. Empresas podem estimular a prática entre os funcionários. Se cada um levar a sua, a redução no gasto com copos plásticos já será considerável. Se no local onde você trabalha não há esse incentivo, comece por vontade própria.

Carregue na bolsa ou mochila uma garrafinha de água. Mesmo que seja de plástico, você pode usar a mesma por muito tempo, sem precisar jogar fora.

– Vai dar uma festinha em casa? Se for pouca gente, prefira usar copos de vidro a oferecer descartáveis para os convidados. Se não tiver jeito, tente lavar e guardar os copos que foram usados para uma próxima comemoração.

Para saber mais:
Duelos verdes

  • Edileni

    Vi num programa (não lembro qual) sobre a higienização de garrafas descartáveis. A bacteriologista enfatizou que garrafas descartáveis devem ser descartadas mesmo. Fizeram um teste em laboratório que revelou uma grande quantidade de bactérias. Então, infelizmente não é aconselhável utilizar por muito tempo.

  • Juliana Morgado

    Se formos nós preocupar com todas as bactérias que tem em todos os lugares, não usaríamos celulares ou transporte público. Compre uma moringa de barro ou de vidro e deixe na mesa.

  • Érica

    Outra alternativa seriam os copos de papel, mas como sempre as alternativas pra o meio ambiente sempre têm um alto custo. Enquanto um saco com vários copos plásticos descartáveis custa em torno de três a cinco reais, um pacote com 12 unidades de copos de papel custa em média dez reais.

  • http://855461228584562 isadora

    eu to fazendo uma pesquisa sobre isso

  • josé vanderlei de oliveira

    Procurando matérias de reportagens que tratam a respeito do desperdícios de copos descartáveis deparei-me com essa que achei interessante. Preciso conscientizar as pessoas que não tem informações ou cultura a respeito de um futuro para nosso planeta,
    tenho que ter consciência hoje do que vou deixar para meus netos, um ambiente livre e sadio do lixo que produzo.

  • Pingback: Canecas de Vidro Personalizadas()