Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Blogs Superinteressante - Mulher das Estrelas

Blog Mulher das Estrelas
11 Setembro 2008
Assine o RSS Mulher das EstrelasRSS

Duilia de Mello é astrônoma e pesquisadora do Goddard Space Flight Center da Nasa, em Maryland (EUA). Em Mulher das Estrelas ela fala sobre os bastidores da agência espacial norte-americana e sobre como é trabalhar com alguns dos mais importantes cientistas do mundo

Os posts mais recentes
    Todos os posts
    Outros blogs SUPERINTERESSANTE
    Assine RSS Super

    O super-acelerador de partículas, LHC

    O grande assunto de ontem foi a inauguração do super acelerador de partículas na Europa pela manhã. Apesar do assunto não ser bem a minha praia :-) vou explicar um pouquinho, já que muitos me pediram para escrever. Realmente o projeto é fascinante e motivo de muita comemoração. Quando os primeiros prótons viajaram pelo túnel circular de 27 km que passa por dois países, França e Suíça, foi um marco histórico. A construção do acelerador demorou quase 15 anos, custou quase 6 bilhões de dólares divididos entre os mais de 40 países, incluindo o Brasil, que são sócios e colaboradores do CERN, o instituto europeu de energia nuclear que gerencia o LHC. O acelerador também conhecido como o Grande Colisor Hadron (LHC, Large Hadron Collider) vai tentar reproduzir as condições que existiam no início do universo, logo após o Big Bang. Estas condições são extremas e por isto precisamos acelerar tanto as partículas que viajarão a uma velocidade equivalente a 99.999999% a velocidade da luz e completarão uma volta pelo túnel em 0,00009 segundos. Durante a viagem rapidíssima muitas colisões ocorrerão e os cientistas poderão medir as consequências das colisões, ou seja, se outras partículas se formaram e até se as partículas originais se modificaram.


    Se conseguirmos reproduzir o universo primordial vamos poder testar teorias que nuncam puderam ser testadas como, por exemplo, do que é composta a matéria escura do universo. Esta matéria escura ocupa 25% de todo universo, segundo os modelos cosmológicos atuais. O LHC vai finalmente nos dizer um pouco mais sobre a matéria escura e quem sabe descobrir do que realmente ela é feita. Esperamos também que o LHC nos diga finalmente se a partícula chamada bóson de Higgs, que é fruto das teorias vigentes, realmente existe e se as massas que utilizamos nos modelos estão corretas. Este bóson de Higgs foi proposto há 30 atrás e é o constituente que define se as partículas possuem massa ou não.

    Outro dia fizeram um certo alarde sobre a possibilidade do LHC criar mini-buracos negros e que estes buracos negros acabariam com a Terra. Imagino que o pessoal que gosta de ficção científica tenha adorado o assunto. Apesar do LHC tentar reproduzir condições extremas, não sabemos se chegaremos a produzir mini buracos negros (veja último post sobre os diferentes tipos de buracos negros) e mesmo assim, seria zero a possibilidade de algo acontecer com a Terra. A energia gerada durante os experimentos do LHC são comparáveis a de um mosquito voando, não há motivo para preocupação! Os buracos negros astronômicos são bem maiores e catastróficos e as condições para formá-los não são reproduzíveis aqui na Terra, posso garantir a todos.

    O primeiro feixe de partículas que começou a jornada ontem, ainda vai ficar rodando e sofrendo colisões com outras partículas dentro do túnel por vários meses até chegarmos as conclusões reveladoras. Quem sabe lá pelo Natal já estaremos recalculando a idade do universo.

    Quem não viu ainda os físicos cantando rap no laboratório do LHC, não perca!

    Obrigada, Elmo, obrigada, por passar o link do rap com legenda em português.

    Envie seu comentário Leia os comentários dos internautas
    Envie esta página por MSN Envie esta página ao Digg Envie esta página ao Del.icio.us
    Robert Aistem, 12 Janeiro 2009 - 18:46
    Gostei do RAP, os caras s'ao bons !
    Roberta Rodamilans, 26 Setembro 2008 - 10:02
    de baixo o quê, Francisco?
    Roberta Rodamilans, 26 Setembro 2008 - 10:02
    de baixo o quê, Francisco?
    Francisco Diego Lima da Silva, 17 Setembro 2008 - 16:45
    Olha um aviso pra karol, tudo bem que o marcio vacilou com algumas palavras de baixo escalão, mas existe criticas construtivas e destrutivas. De qual elas esta falando. Não concordo quando ela diz que não pode criticar. Criticar pode, mas de forma construtiva.Ela precisa se expressar melhor!
    Zuconelli, 16 Setembro 2008 - 21:30
    ATENÇÃO: sempre existiram e existirão pessoas pé no saco, umas são tão pé no saco que atingem apenas o ovo esquerdo. hsauHSUHuUHUASH perdoe o modo de falar. MAs meu ovo se contorceu pelo "amigo" senhor a La Fontaine.
    JOAO GUILHERME, 16 Setembro 2008 - 08:53
    Giovanni, obrigado pela ajuda brother. Agora eu entendo o porquê da falta de preocupação dos cientistas. Ficou muito mais claro agora a formação dos buracos negros e a relação deles com a "massa" etc. Eu lembro também de algo sobre "viagem no tempo" ao atingir a velocidade da luz, mas acho que não vem ao caso, hehehe. Eu gostaria de estudar mais sobre Física, mas não tenho muito tempo, minha área é a jurídica e acabo levando a física como "hobby" mesmo, hehehe. E Duilia, obrigado por ter escrito o post sobre buracos negros...
    Luca Brasi, 15 Setembro 2008 - 15:02
    Caro Márcio, que não tem tempo de ler a revista, mas vem discutir com amiguinhos no blog. Imagino que na sua infancia vc dever ter sofrido serios problemas de falta de atenção, e discutir com todos no blog acaba sendo algo prazeroso pra vc, já que aqui, te dão atenção. Me impressiona tbm o fato de vc se achar superior intelectualmente doq todos os leitores da revista e do blog. Talvez seja algo ligado a uma tendencia homosexual enrrustida e ligeiras coçeiras anais. Consulte um psicologo ou algo parecido! De nada! Tchau!!!
    Duilia, 15 Setembro 2008 - 11:22
    Pelo jeito o blog ganhou mais um leitor assiduo :-))
    Márcio Magno, 15 Setembro 2008 - 02:08
    "Os buracos negros astronômicos são bem maiores e catastróficos e as condições para formá-los não são reproduzíveis aqui na Terra, posso garantir a todos (POSSO GARANTIR A TODOS. Pode?). Uauauauauuauuauau
    Márcio Magno, 15 Setembro 2008 - 01:48
    Pois é, KAROL. Pôxa! "super" legal. Não sabia que tenho poder para mudar o foco deste, digamos: "blog pseudo-científico". O que eu quero dizer é que a revista mudou a seriedade que antes se propunha. Deixei de comprá-la por causa de pessoas incompetentes que escrevia e que continuam a escrever por lá. Com relação à questão da NASA, pô! Vai dar não! O governo brasileiro gastou a verba (U$ 10.000.000,00) toda mandando um idiota (Marcos Pontes) para plantar feijão na ISS. Aliás, nossa grana. Com relação ao "esclarecimento", vc vê que "Fiz algumas modificações no texto inicial para facilitar a leitura e acabo de escrever um post sobre buracos negros". Tá vendo!...Rsrsrrsrsrrsrrs...Pois é. Continue a comprar a "s"uper interessatI. Ser humilde não representa ser tolo, ser babaca. Quanto ao Lucas, continue a pesquisar. Não leia apenas um texto compilado. Pesquise, pergunte, encha o saco mesmo, seja chato. E não seja intolerante quanto a Duila, que não aceita muito bem as críticas com relação a redação de escola secundária que ela escreve: "Mas tem hora que eu queria abrir minha caixinha de buracos negros e colocar uns chatos lá :-)))))) ). Como será a caixinha de buracos negros dela? Será que há vida inteligente lá dentro? Fiquem na paz e se sintam à vontade para me detonar. Afinal de contas, democracia é isso. Abraços a todos. Márcio Magno - mfp101@hotmail.com
    Duilia, 14 Setembro 2008 - 17:48
    Fiz algumas modificações no texto inicial para facilitar a leitura e acabo de escrever um post sobre buracos negros. Espero que agora fique mais claro que não há motivos para alarde. Mas tem hora que eu queria abrir minha caixinha de buracos negros e colocar uns chatos lá :-))))))
    Lucas Berti, 14 Setembro 2008 - 13:11
    Se você que quiz clicar nessa página, a culpa foi sua. Não tá gostando da revista? Então é melhor comprar outra né. Um blog de qualidade que até eu que tenho 10 anos consigo entender, como você não consegue? Se você prestar muita atenção mesmo e tiver um pouquinho de inteligência você consegue entender.
    Karol, 14 Setembro 2008 - 10:17
    Pois é, Márcio Magno, Alguém tão culto e inteligente como você não deveria perder seu tempo lendo uma revista que não acrescentará nada em sua vida. Sendo assim: me impressiona o fato de não aproveitar melhor seu tempo... A humildade é sinal de inteligência,então porque será que mesmo "não sendo a praia" de quem escreveu, nos esclareceu muita coisa?!!?? Tá ai um conselho: cria uma comunidade no ORKUT dizendo que odeia a super e faz um movimento revolucionário, se você não percebeu, esse não é o melhor lugar pra criticar, já que nós,que perdemos nosso tempo,gostamos de "pensar que estamos aprendendo algo". No mais, Manda um curriculum pra a "NASA". Lá é teu lugar, o será que não???? Enquanto vc faz isso vou terminar de gastar meu dinheiro comprando a super todo mês. bio.karol@yahoo.com.br
    Elmo, 14 Setembro 2008 - 03:24
    Liana, também não sou nenhum expert em física e, por isso mesmo, fiquei aqui pensando no que poderia te falar pra te tranqüilizar. Pense que tudo isso faz parte de um processo evolutivo de um animal que é curioso por natureza. Só chegamos até aqui pq, um dia, num passado não muito distante, nossos ancestrais resolveram sair das cavernas carregando um pedaço de madeira com ponta afiada (ou cruzar um oceano em um barco de madeira, ou pular de um penhasco com uma asa feita de penas nas costas), pra enfrentar o desconhecido lá fora. Repetindo: Esta curiosidade é inerente do ser humano. Cientistas do mundo inteiro estão empenhados neste projeto e se existe algum risco é justamente o de não acontecer absolutamente nada. De minha parte espero que, pra além do que já é previsto, muitas coisas ainda mais interessantes aconteçam no LHC, pra que possamos dar mais alguns passos neste caminho sem volta. Não me resta a menor dúvida de que estamos vivenciando um momento histórico. Assim como damos risada de casos de pessoas que sentiam medo ao ouvir sons saindo de uma caixa (rádio, telefone), ou imagens saindo de outra (TV), tenho certeza que um dia vão rir deste nosso comportamento apreensivo de hj. Mantenha a calma e a mente aberta, pois, um dia, vc ainda vai precisar contar isso e muito mais pros seus filhos, sobrinhos e netos. Portanto, curta este momento! Nos vemos por aqui... Um grande beijo!
    Márcio Magno, 14 Setembro 2008 - 03:12
    Há uns anos atrás, no meu orçamento constava uma verba para comprar a Superinteressante. Com o tempo, lendo a revista, fui percebendo uma queda de intelectualidade e aumento de erros cometidos nas reportagens (tipo "Nomes Cientícos de Plantas"). Aí, cortei essa verba. Passei a dar uma olhada na banca, de graça. Comprava uma aqui...outra alí.... Aí, definitivamnete, parei de comprar. Quando, encontrava algum amigo ou amiga com a "Nova Super" (parece até cerveja..rsrrsrs) pedia para dar uma olhada. Aí..perdi meu tempo, e acessei o site. Uauauauauua......Que decadência. Parece até que a gente tá lendo provas de redação de alunos do ensino médio de escola pública ( e particular, também). Como é que vcs colocam um idiota desse aí para escrever uma matéria sobre um assunto que ele mesmo diz que "..não é a minha praia.."? Perdi o meu tempo lendo esta bosta. Esse cara aí deve ser parente de um idiota qualquer desta revistaí. É nisso no que dá cortar a folha de pagamento. Dias desses perdir meu tempo lendo sobre outro idiota que escreveu sobre o Rock. Então, peço para que vcs entreguem assuntos para quem entende do assunto e não para estagiários incompetentes. Afinal de contas, quero voltar a comprar e ler a Superinteressante. Márcio Magno - mfp101@hotmail.com
    Liana, 13 Setembro 2008 - 23:34
    Apesar de todas as explicações, eu tô surtada. Eu sou uma anta em fisica...claro, sei do que se trata, mas como alguns ai, desconheço o processo e acredito q precisaria de dias e dias para compreender um terço de tudo q essa máquina fará. Eu só queria ter certeza q nada de catastrofico vá acontecer, pq eu to dopada há dias...eu to vivendo de remédios..qdo acordo, venho caçar coisas p entender melhor e ver se me convenço de que nada de ruim ocorerrá. É só um desabafo...to tentando n me matar. Antes q alguém faça algum comentário rude, entenda...enfm é isso...espero q esse troço dê certo.
    Giovanni, 13 Setembro 2008 - 19:11
    JOAO GUILHERME, Sobre o buraco negro... 1- Ele é formado, emitiria uma radiação ínfima e evaporaria. Pouquíssima massa para se sustentar, tendo em vista que em quase todas as equações que envolvem medições do buraco negro, a sua massa é um fator essencial. 2- Mesmo que se sustentasse, a gravidade o faria ir para o centro da terra. E lá, ele ganharia 1 próton a cada 30 minutos a 200 horas, tanto que demoraria milhões de anos para ganhar um mísero miligrama de massa, o que dirá que formar uma massa considerável para atrair a terra. E nem precisamos de cálculos tão grandes; sabendo que ele se formará do choque de dois prótons, podemos imaginar que ele é MENOR que um próton. Sabemos também que uma estrela (corpo que gera todos os buracos negros) têm MILHÕES de toneladas. Milhões MESMO. Para se ter uma idéia, o Sol é grande, mas não formaria um buraco negro. Seria necessário uma estrela 5 vezes MAIOR que o sol para que uma singularidade dessas fosse formada quando a estrela entrasse no colapso gravitacional (o processo que cria o buraco negro). Agora, vamos pensar: Milhões de toneladas encerram em si MUITOS, mas MUITOS prótons. Logo, se o buraco negro que TALVEZ possa ser formado ganhe UM MÍSERO PRÓTON a cada 30 MINUTOS A 200 HORAS, pode imaginar que, para atingir a massa crítica necessária para formar um buraco negro grande o suficiente para "sugar" a terra, seria necessário MUITOS, MAS MUITOS anos. Tanto que, num dos sites, pode-se ler que demoraria mais que a idade atual do universo, só pra atingir uma miligrama. Portanto, é uma preocupação um tanto quanto absurda, convenhamos. Os cientistas, de maneira alguma, querem o fim da humanidade. Eles querem sim o avanço dela.
    Giovanni, 13 Setembro 2008 - 19:08
    JOAO GUILHERME, Ele pode criar um Buraco Negro Mas seria MUITO menor que um PROTON E ele teria duas opções: 1º Ele emitiria uma quantidade de radiação finima e "evaporaria" 2º Caso ele consiga uma "massa" consideravel para se sustentar... ele seria atraido pela gravidade ao centro da terra, e la, seria preciso mais tempo do que a idade do universo para ele ter ao menos... 1 miligrama.
    Diferente , 13 Setembro 2008 - 00:52
    Esse projeto servirá, para nos mostrar a verdade sobre o universo sua criação e se existe Deus. Com certeza esse projeto so vai trazer a tona a existencia de Deus, pois de nenhuma explosão pode se ter construção de seres perfeitos como vc e eu. Então pra nos q cremos na existencia d Deus estamos felizes tbm com a evolução cientifica, e com sua colaboração para mostrar de forma clara q Deus existe, e não é uma particula e sim um ser Pessoal.
    Haley, 12 Setembro 2008 - 22:01
    Vamos viver mais uma fase de grandes descobertas, e com elas de novos questionamentos sobre nosso Universo... Bóson de Higgs, Graviton, Multiplos Universos, energia escura, tantas respostas, guardadas em apenas algumas partículas...
    fabiocosta, 12 Setembro 2008 - 14:56
    puxa nos todos estamos muitos felizes porq sera verdadeiramente esclarecido a verdade sobre a criaçao do universo para q todos saibamos se exite ou nao deus sera a maior descoberta de todos os tempos
    fabiocosta, 12 Setembro 2008 - 14:56
    puxa nos todos estamos muitos felizes porq sera verdadeiramente esclarecido a verdade sobre a criaçao do universo para q todos saibamos se exite ou nao deus sera a maior descoberta de todos os tempos
    fernando cesar, 12 Setembro 2008 - 13:57
    na super de abril/2008 falava sobre os buracos de minhoca,vai acontecer mesmo.
    Fabrício Barcellos Aguirre, 12 Setembro 2008 - 13:36
    Interessante é comentar que os dados colhidos nos experimentos serão processados por um grid de milhares de máquinas espalhados pela Terra. Eu participei da fase de projeto da construção do LHC, acho muito válida essa aproximação do mundo científico com as pessoas reais e sou um entusiasta da computação voluntária. Alguns links: http://lhcathome.cern.ch/ http://pt.wikipedia.org/wiki/LHC@home http://boi nc.berkeley.edu/
    Guilherme Douglas Balista, 12 Setembro 2008 - 11:27
    O LHC é maior experiência da história da física, mas assustou muita gente. Uma indiana se suicidou porque ficou traumatizada com pelos relatos na imprensa, pensando que o experimento pudesse criar buracos negros que engoliriam a Terra.
    JOAO GUILHERME, 12 Setembro 2008 - 09:18
    Eu sou muito ignorate a respeito da física. Juro que nao consigo entender como uma particula acelerando a uma velocidade de 99,99999999% da velocidade da luz não geraria uma massa tão gigantesca q acabaria criando um buraco negro. Talvez eu tenha aprendido errado sobre buracos negros, mas eu nao acho q a probabilidade de isso acontecer seria "zero"...
    Cristina Kirsner, 12 Setembro 2008 - 08:55
    Estou super ansiosa pelos resultados e feliz com a realizacao desse projeto :) obrigada dulia por postar sobre o assunto :)
    Lucas Berti, 11 Setembro 2008 - 22:02
    Link consertado: http://br.youtube.com/watch?v=bVLpf1z836Q
    Lucas Berti, 11 Setembro 2008 - 21:56
    Esse novo vídeo não tá dando certo aqui não. A URL dele tá estranha: http://www.youtube.com/watch?v=undefined
    Duilia, 11 Setembro 2008 - 20:46
    Esclarecendo: o universo tem por volta de 21-25% de matéria escura e uns 70-75% de energia escura. O restante é matéria normal. Não confundir energia escura com matéria escura. A energia escura é responsável pela aceleração da expansão do universo. A matéria escura é matéria adicional que existe nas galáxias, mas que não é visível.
    Luíz André Corrêa de Oliveira, 11 Setembro 2008 - 20:21
    Que bom que ligaram está máquina, isto vai ajudar a achar o bosón de higss, a partícula de Deus, e vai ajudar os cientistas a resolver o mistério da origem do Universo.
    Alex C. da Silva Mauá-SP, 11 Setembro 2008 - 16:33
    Concordo com o questionamento do meu caro amigo Thaison Gimenez. Porque até onde me ensinaram sobre a matéria escura, compõe 85% do Universo; mas se aprendi errado, se realmente é 25%, então não precisamos do LHC ( Large Hadron Collider), pois, já essa altura as grandes perguntas quanticas estão literalmente respondidas. O que deixaria o próprio DEUS nas embalagens das çandalhas HAVAIANAS. Mas, no meu ponto de vista, ELE não vai querer dividir seu PODER não!!!!
    Thaison Gimenez, 11 Setembro 2008 - 14:49
    Gostaria de fazer uma pergunta. Em um dos especiais da super li sobre a matéria escura. E lá fala que o universo é composto por 85% dessa matéria. O Universo é composto por 25% ou 85% de matéria escura???
    Elmo, 11 Setembro 2008 - 11:55
    Bom dia a todos! Bem, só posso dizer que desde minha adolescência que acompanho este projeto e tô super-ansioso pelos resultados que estão por vir. Pelo que entendi, por enquanto o LHC ainda está nas mãos dos engenheiros, que estão passando um "pente fino", fazendo os ajustes necessários pros físicos assumirem. Se as teorias se confirmarem, vai ser sensacional. Se elas não se confirmarem, vai ser mais sensacional ainda! Por que muita coisa vai precisar ser revista. Duília, peço licença pra postar aqui o rap com legenda em portugês: http://br.youtube.com/watch?v=bVLpf1z836Q Tá com alguns errinhos de tradução, mas, pra quem não domina o inglês, já dá pra quebrar o galho. Abraços e vida longa, próspera e cheia de novidades ao LHC!!!
    Publicidade

    topo
    Superinteressante

    [1987 - 2010] Editora Abril S.A.

    Todos os direitos reservados.