Nerdices Nerdices

Por Atualizado em 14/08/2013

Por Carolina Vilaverde

google-maps-londres

A equipe do Google criou mais uma surpresa para os usuários do seu sistema de mapas online. Por fora, ela parece uma simples cabine de polícia, igualzinha às várias que existem em Londres. Mas se você estiver navegando pelo Google Maps e prestar atenção, ela é a chave para encontrar o interior da TARDIS, o icônico veículo da série de TV britânica Doctor Who.

A cabine fica localizada perto da estação de metrô Earl’s Court. Ao andar por ali com o Google Maps Street View, você encontra uma seta dupla que leva ao interior da cabine. Uma vez lá dentro, você tem uma visão de 360º graus do interior do painel de controle da TARDIS! Para encontrar, é só clicar aqui.

Leia mais:
Você é fã de Doctor Who?
Conheça Doctor Puppet, a versão stop motion de Doctor Who
Relembre 14 veículos inesquecíveis da ficção

Por Atualizado em 22/05/2013

Quando você acha que já viu os cosplays mais originais do mundo, é hora de conhecer esta garotinha da foto abaixo. Pode ser meio de semana, pode ser um dia ruim, não importa: o mundo fica mais bonito depois que a versão miniatura de Stan Lee entrar na sua vida. É, minha gente, o feitiço realmente pode se voltar contra o feiticeiro a qualquer momento.

Apesar dos 83 anos de diferença entre o Stan Lee original e sua cópia de sete anos de idade, nada impediu que eles tirassem foto lado a lado:

E assim, sem esforço, ela zerou a vida.

 

Vi no MTV Geek

Por Atualizado em 21/05/2013

Já imaginou misturar as obras de fantasia de George R. R. Martin com a clássica literatura de cordel do nordeste brasileiro? Bom, se você realmente imaginou isso, provavelmente você é Tenement Funster, o designer brasileiro por trás desse trabalho super criativo e bacana de ilustração. Utilizando uma técnica inspirada na xilogravura, Funster adaptou as cinco capas dos livros já publicados da série Guerra dos Tronos. Dá até vontade de ver essas imagens em edições de verdade dos livros, né?

Para ampliar as imagens e ver mais detalhes, clique nos links abaixo:

“A Guerra dos Tronos”

“A Fúria dos Reis”

“A Tormenta de Espadas”

“O Festim dos Corvos”

“A Dança dos Dragões”

 

Por Atualizado em 15/05/2013

Foi-se o tempo em que impressoras 3D serviam para imprimir figuras indefinidas e inúteis. Hoje, é possível fazer quase tudo com essas máquinas – de obras de arte a inovações na medicina. A variedade é tanta que, este ano, o Japão (é claro) ganhou um museu totalmente dedicado a criações 3D. Escolhemos as invenções mais curiosas que tem sido feitas com essas máquinas. É, gente, o futuro chegou.

 

1. Quase todos os itens de Zelda

Para começar bem, que tal essa coleção invejável de itens que Link coleta em Legends of Zelda? O criador do site Hyrule Foundry, que é dedicado ao jogo, criou essas belezinhas. São ao todo 32 réplicas perfeitas de objetos presentes no game. Alguns deles ainda estão sendo aprimorados, como as poções, que pedem uma impressão mais translúcida. E sabe qual é a melhor parte? Dá para comprar os itens separadamente ou toda a coleção, que custa por volta de 300 dólares. Para acessar a loja, clique aqui.

 

2. Arte

Todas as peças que o artista Joshua Harker disponibiliza em sua loja na Etsy são feitos com a impressora 3D.  Além de esculturas, Harker também faz bijuterias e até capa de celular no mesmo estilo.

 

Leia também:
A revolução das impressoras 3D

 

3. Figura de ação de Halo

Infelizmente não sabemos a origem desta figura de ação incrível, mas este comercial do Halo 3 – feito totalmente com figuras 3D – pode nos dar uma pista. Bacana, não?

 

4. Luva do Homem de Ferro

Criada por Brian Cera, estudante da Universidade de Wisconsin, essa luva do Homem de Ferro é facilmente manipulável e incrível.

5. Guitarras

Esta não é apenas uma réplica de uma Les Paul. É uma réplica funcional de uma Les Paul! E pela bagatela de 3500 dólares (sem frete incluso), esse e outros modelos podem ser seus. Criação de Olaf Biegel.

 

6. Snowboard

A empresa de snowboards Signal decidiu inovar na criação de um de seus produtos e desenvolveu uma prancha feita totalmente em uma impressora 3D. O protótipo não está à venda – é bastante caro para ser produzido comercialmente –, mas você pode conferir um vídeo ( com legendas em inglês) de seu funcionamento aí embaixo.

 

7. Um robô

O escultor Gael Langevin, inspirado pelo robô C3PO de Guerra nas Estrelas, lançou um desafio na internet. Será que é possível construir um robô com impressoras 3D e trabalho coletivo? Para ajudar na construção do InMoov, apelido carinhoso do robô, basta ter uma impressora 3D e muita boa vontade. As instruções e os detalhes dessa empreitada estão no site de Langevin. Quando finalizado, o robô será capaz de responder a comandos de voz.

 

8. Células-tronco

Chegando nas áreas mais ousadas da impressão 3D, os estudiosos escoceses da Universidade de Heriot-Watt desenvolveram um mecanismo que se utiliza das células como “tinta”, que pode ser imprimida. Os cientistas acreditam que este pode ser o primeiro passo rumo à criação de órgãos feitos em impressoras 3D. Clique aqui para saber mais sobre o projeto (em inglês).

 

9. Um prédio

Se é possível criar coisas microscópicas como células, por que não objetos gigantescos como prédios? Esse deve ter sido o pensamento dos pensadores por trás da Softskil Design, a Protohouse. Para esses caras, não basta fazer uma casa em 3D – ela tem que ter um design maluco, como esse da foto acima. Outras opções, mais realistas, estão sendo pensadas por desenvolvedores holandeses pensam em utilizar material descartável, como casca de batata e garrafas plásticas, para construir prédios com a ajuda de gigantescas impressoras 3D. Será que vai?

Um PS: em relação ao meu último post, quero agradecer a todo mundo que votou, divulgou, compartilhou ou simplesmente deu like. É verdade, pessoal: a gente conseguiu levar os hobbits para o Youpix esse ano!!! 😀 Sem vocês, isso não teria acontecido. Muito obrigada, de coração nerd para coração nerd! <3

Por Atualizado em 13/05/2013

Pessoal, venho até aqui com uma missão nobre. Talvez seja do conhecimento de todos que os hobbits, há tempos imemoriais, estavam sendo levados para Isengard, a morada de Saruman. Este vídeo ilustrativo pode refrescar a memória de alguns de vocês:

A mensagem foi passada adiante, remixes foram feitos e os hobbits, ainda que tenham cumprido sua jornada, ficaram conhecidos mundialmente por serem os coitados que estavam sendo levados para essas antigas terras sombrias. Mas o tempo passa pra todo mundo, né? Eles cansaram de ir para Isengard. Dessa vez, eles querem ir para um lugar novo. Eles querem ir para o Youpix, o maior festival de cultura de internet do mundo.

É isso aí, pessoal! Estou concorrendo a um lugar no Você no Palco do Youpix este ano! Minha palestra se chama “Os Hobbits Foram Para Isengard” e vai falar sobre fantasia, ficção científica… e memes. Sempre os memes.

Imagine Darth Vader, O Doctor, Gandalf e Joffrey no mesmo lugar. Esse é o lugar! \o/ Mas para isso acontecer, precisamos votar e deixar a palestra entre no top 10 de mais votados. E aí fica fácil: basta escolher a palestra “Os Hobbits Foram para Isengard” nesta lista (o espaço de votação fica no fim da página) e clicar em “Vote”. Simples assim.

Bora tirar os hobbits das terras de Saruman e levá-los para uma festa incrível?! Vamos lá, eles estão merecendo. :)

Valeu!