5 fatos que você não sabia sobre zumbis

Por Atualizado em 31/10/2011

Seu cérebro faz a minha fama

Vamos ser sinceros: nesse Halloween, as bruxas não estão em sua melhor forma. Os vampiros e os lobisomens também parecem ter dado um descanso. O mundo todo só fala em zumbis – e secretamente torce por um apocalipse organizado por esses caras. E é por isso que o Nerdices resolveu fazer uma lista com cinco curiosidades sobre os atuais queridinhos da cultura pop. Pegue uma espingarda, proteja sua cabeça e vamos nessa!

1) Eles são pré-históricos. Não pense que zumbis são modinha dos dias de hoje. De acordo com o livro The Mythical Creatures Bible, de Brenda Rosen, as lendas sobre mortos-vivos existem há milênios. Em uma história sobre o herói mitológico Gilgamesh (não, não estamos falando de Final Fantasy), uma deusa irada acaba provocando um ataque de cadáveres famintos pelo planeta. Isso que é um apocalipse zumbi old school.

2) Nem todo zumbi vive só de cérebros. Os Draugr, da mitologia nórdica, são os primos vikings dos zumbis que conhecemos hoje em dia. A diferença é que esses caras tinham uma queda por sangue humano, ao contrário das estrelas de The Walking Dead. Além disso, eles também tinham a capacidade de se tornar gigantes como forma de proteger tesouros.

3) Eles valem muito. Os mortos-vivos sabem como fazer dinheiro. Em uma estimativa do site 24/7 Wall St, todos os livros, filmes, séries e produtos relacionadas a zumbis estão valendo, juntos, cerca de 5 bilhões de dólares.

4) O melhor lugar para encontrar um zumbi é o Haiti. Ou pelo menos era há cem anos. Nessa região, a cultura do vudu é bastante forte, assim como as lendas sobre mortos-vivos rondando cidades. Muitos haitianos realmente acreditavam que era possível rolar uma “zumbificação” da humanidade. Aliás, de acordo com uma reportagem do Discovery Channel, foi a invasão americana no Haiti que levou essas crenças para Hollywood.

5) Eles não durariam o suficiente para causar um apocalipse. Pã! O site americano Cracked fez uma lista (em inglês) com 7 motivos que derrubam todas as chances dos zumbis em uma possível guerra contra os humanos. O pior é que eles têm ótimos argumentos: os mortos-vivos não aguentariam o calor nem o frio, não se curam de feridas e não têm capacidade de escalar montanhas, por exemplo. No fundo, até dá para pensar que são criaturas frágeis, não é mesmo? =)

  • mcd

    No filme “eu sou a lenda” aquilo nao sao zumbis pq zumbis podem andar durante o dia e no filme eles nao podiam, e tbm o zumbis nao atacam sempre em bandos, mais quando estao juntos se tornam um perigo bem maior, em relação aos zumbis de resident evil nos ate teriamos chances sim pq eles sao zumbis tradicionais que aparecem no primeiro, segundo, e terceiro jogo da franquia, bem q agora no resident evil tanto em jogos cmo nos filmes os zumbis evoluiram do “T Virus” ai sim contra esses nao teriamos chances.