Blogs

Castelo medieval está sendo construído na França

27 de julho de 2010

Não, a foto acima não representa uma cópia de baixo orçamento de Hogwarts. O castelão imponente que você está vendo, na verdade, não existe. Ainda. Esta imagem é uma esquematização em 3D do Castelo de Guédelon, que está sendo construído por centenas de especialistas em cultura medieval, arquitetos e pedreiros na região de Burgundy, na França.

Construção de Guédelon em 2009

O curioso é que o castelo, na verdade, não tem motivo especial nenhum para existir. Todo o projeto foi elaborado pelos irmãos Michel e Jacques Guyot, que são apaixonados por arquitetura antiga. Foram vinte anos de economias guardadas – além de generosas contribuições de vizinhos e entusiastas – para a construção do prédio, que começou em 2005.

Aliás, essa é a parte mais genial da história de Guédelon. Em vez de guindastes e bolas de ferro, os construtores do castelo – que vestem roupas medievais durante todo o trabalho e não possuem nenhum objeto moderno, como celulares – utilizam grandes rodas, martelos e instrumentos rústicos de madeira para colocar a construção de pé. A ideia é manter o modo de trabalho inteiramente fiel aos dos antigos pedreiros do século 13, já que o castelo seguirá esse mesmo padrão. Dá para ter uma ideia da trabalheira no vídeo abaixo (em inglês).

Guédelon deve ficar pronto na metade de 2020, mas já virou atração turística de Burgundy – dá para visitar o terreno e tirar fotos. E aí, você encararia morar num castelo de verdade, sem eletricidade e banheiros modernos, só pelo charme da coisa toda?

[Vi no Kuriositas]

Comente!