Blogs

6 links legais sobre newsgames

15 de março de 2011

Verdade bonita: tem muita gente fazendo trabalhos acadêmicos sobre newsgames. Sempre recebo emails com dúvidas e pedidos de entrevistas para TCC’s e projetos de mestrado. Uma das principais angústias dos nossos estudantes e pesquisadores é a falta de fontes sobre um tema tão novo. Sim, temos o livro “Newsgames: Journalism At Play” do Ian Bogost, que ainda não saiu no Brasil, mas o grosso da informação ainda está em blogs e sites que estudam o assunto. Abaixo listei 6 links legais para quem se interessa pelo tema. Espero que ajudem. :-)

1)Newgames: Georgia Tech Journalism
Blog tocado pelo Ian Bogost e seus alunos no Georgia Institute of Technology – instituto pioneiro no estudo e análise sistemática dos newsgames. Além de pesquisador acadêmico, Bogost é um dos fundadores da Persuasive Games, empresa sobre a qual você fica sabendo um pouco mais no item 3 desta lista.

http://newsgames.gatech.edu/blog/

2)Tiago Dória
O blog do jornalista Tiago Dória – especialista em cultura digital – foi um dos primeiros a cobrir newsgames no Brasil. Um dos posts mais elucidativos sobre o assunto é o direto e reto “O que são newsgames?“. Para quem está caindo de paraquedas no assunto, vale a visita.

http://www.tiagodoria.ig.com.br/tag/newsgames/

3)Persuassive Games
Empresa americana pioneira na criação de newsgames, a Persuassive Games foi responsável pelo lançamento de vários “clássicos” do gênero como “Killer Flu“, “Food Import Polly” e “Presidential Pong“. Ela desenvolve games sob demanda para vários gigantes do jornalismo como New York Times e CNN.

http://www.persuasivegames.com/games/

4)Como produzir um newsgame?
Sim, um post da Super! No final desse post – que apresenta vários newsgames produzidos pela Internet Núcleo Jovem da editora Abril – nós disponibilizamos uma apresentação bolada por mim e a designer Fabiane Zambon que explica passo a passo como surgiram os newsgames no Núcleo Jovem e qual é o processo de trabalho adotado pela nossa equipe.

http://super.abril.com.br/blogs/superblog/conheca-os-newsgames-mais-bacanas-da-super/comment-page-1/

5)Jornalismo Digital
Site capitaneado pelo jornalista e pesquisador Andre Deak – do coletivo “Casa de Cultura Digital“. Aqui você encontra matérias e entrevistas sobre newsgames, mas – mais que isso – sobre novidades do (bom) jornalismo online.

http://www.jornalismodigital.org/

6)Trecho do livro “Newsgames: Journalism At Play”
Encerro esta humilde listinha com um trecho online da maior referência offline sobre newsgames. Para quem não conseguiu importar o livro, dá pra ter um gostinho do assunto. O, já citado, blog do Tiago Dória tem uma boa análise/resumo da obra também.

http://www.theatlantic.com/technology/archive/2010/09/book-excerpt-can-videogames-be-journalism/62663/

Comente!