O melhor do ano: 10 melhores projetos de jornalismo digital de 2012

Por Atualizado em 17/12/2012

por Fred Di Giacomo – com pitacos  fundamentais dos jornalistas e pesquisadores Andre Deak e Rafael Kenski

Este ano resolvemos ampliar nossa lista de 10 melhores newsgames do ano para 10 melhores projetos de jornalismo digital. Os projetos foram dispostos sem ordem hierárquica e sem medo de apontar bons trabalhos feitos na casa.  😉 Tentamos um mix de infografia, newsgames, especiais e sites legais.

Info Amazonia – O Eco & Internews
Diversos mapas interativos mostram os impactos mineração, petróleo, estradas e desmatamento na floresta Amazônica. Sua base de dados é aberta e o projeto é colaborativo. Qualquer um pode mandar notícias que alimentam sua base. Legal, né? Está disponível em três línguas no site “Info Amazonia


Could you be a medallist? – Guardian
Você – atleta de final de semana – poderia ser um medalhista olímpico?  Insira seu melhor tempo da vida real no jogo e compare com recordistas de diferentes épocas. Você ainda tem o “modo game”, bem simples e divertido.

 

The Scale of the Universe 2 – Cary Huang
O universo num infográfico em Flash. Versão revista e ampliada de uma grande escala do universo que vai de átomos até os sistemas solares. Jornalismo fora dos jornais.


 

Moendo Gente – Repórter Brasil

Uma grande reportagem investigativa e multimídia denuncia as péssimas condições de trabalho nos frigoríficos brasileiros. Inclui mapas, textos e vídeos.

 


Symbolia
Erin Polgreen e Joyce Rice

Jornalismo em quadrinhos para tablets! A revista acaba de ser lançada, mas entra na lista por ser uma aposta ousada num ano que que a primeira publicação exclusiva para tablets (“The Daily”) acaba de fechar as portas. A ideia é fazer jornalismo ilustrado e substituir os textos longos por quadrinhos.

 

Trem do Samba – SUPERINTERESSANTE
Lançamos alguns infográficos animados e projetos multimídia no site da SUPER esse ano (entre eles um bem legal, o República Imigrante do Brasil), mas o destaque maior ficou por conta do Trem do Samba. Estilos de samba viraram linhas de trem e os artistas foram representados como estações, organizadas por ordem cronológica. São mais de 115 fichas com vídeos, dados biográficos e curiosidades.

História do samba em formato de infográfico


 

Racing against history – The New York Times
Esportes rendem bons infográficos. E as Olimpíadas de 2012 foram um prato cheio para veículos consagrados na visualização de dados como o New York Times. Aqui, você compara a evolução de tempo dos medalhistas nos 100 metros da natação em vídeo, data visualization e algumas curiosidades sobre medalhistas notórios.

Blind Gossip – Blind Gossip
Site de fofocas é sempre igual, certo? Errado! No “Blind Gossip” (indicação do Rafael Kenski) eles dão o milagre, mas não dão o santo. E o público tem que adivinhar que fulano alto e bonitão foi flagrado tirando meleca do nariz enquanto apalpava sicrana dançarina de sucesso. E tudo no fim vira um grande ARG. Será?

 

Basômetro – Estadão
O jornalismo com base em dados já é uma realidade há um bom tempo na gringa, mas aqui no Brasil os jornais ainda não tornaram essa prática um hábito. O Estadão inova tornando dados governamentais mais acessíveis e fáceis para o grande público. No Basômetro você observa como voltam os parlamentares de cada legenda ao longo do tempo, se alinhados ou distantes do governo. Um bom começo.


 

Diário de Classe Isadora Faber
Jornalismo de denúncia feito no Facebook. Conteúdo produzido pelo leitor. Que grande veículo de comunicação está investindo na ideia? Bom, a Isadora Faber de 13 anos está e resolveu registrar os problemas de sua escola em Santa Catarina na página “Diário de Classe”. Tapa na cara da sociedade e do jornalismo online.

 

That’s all folks! Até 2013 J