Blogs

O melhor do ano: 10 melhores projetos de jornalismo digital de 2012

17 de dezembro de 2012

por Fred Di Giacomo – com pitacos  fundamentais dos jornalistas e pesquisadores Andre Deak e Rafael Kenski

Este ano resolvemos ampliar nossa lista de 10 melhores newsgames do ano para 10 melhores projetos de jornalismo digital. Os projetos foram dispostos sem ordem hierárquica e sem medo de apontar bons trabalhos feitos na casa.  ;-) Tentamos um mix de infografia, newsgames, especiais e sites legais.

Info Amazonia – O Eco & Internews
Diversos mapas interativos mostram os impactos mineração, petróleo, estradas e desmatamento na floresta Amazônica. Sua base de dados é aberta e o projeto é colaborativo. Qualquer um pode mandar notícias que alimentam sua base. Legal, né? Está disponível em três línguas no site “Info Amazonia


Could you be a medallist? – Guardian
Você – atleta de final de semana – poderia ser um medalhista olímpico?  Insira seu melhor tempo da vida real no jogo e compare com recordistas de diferentes épocas. Você ainda tem o “modo game”, bem simples e divertido.

 

The Scale of the Universe 2 – Cary Huang
O universo num infográfico em Flash. Versão revista e ampliada de uma grande escala do universo que vai de átomos até os sistemas solares. Jornalismo fora dos jornais.


 

Moendo Gente – Repórter Brasil

Uma grande reportagem investigativa e multimídia denuncia as péssimas condições de trabalho nos frigoríficos brasileiros. Inclui mapas, textos e vídeos.

 


Symbolia
Erin Polgreen e Joyce Rice

Jornalismo em quadrinhos para tablets! A revista acaba de ser lançada, mas entra na lista por ser uma aposta ousada num ano que que a primeira publicação exclusiva para tablets (“The Daily”) acaba de fechar as portas. A ideia é fazer jornalismo ilustrado e substituir os textos longos por quadrinhos.

 

Trem do Samba – SUPERINTERESSANTE
Lançamos alguns infográficos animados e projetos multimídia no site da SUPER esse ano (entre eles um bem legal, o República Imigrante do Brasil), mas o destaque maior ficou por conta do Trem do Samba. Estilos de samba viraram linhas de trem e os artistas foram representados como estações, organizadas por ordem cronológica. São mais de 115 fichas com vídeos, dados biográficos e curiosidades.

História do samba em formato de infográfico


 

Racing against history – The New York Times
Esportes rendem bons infográficos. E as Olimpíadas de 2012 foram um prato cheio para veículos consagrados na visualização de dados como o New York Times. Aqui, você compara a evolução de tempo dos medalhistas nos 100 metros da natação em vídeo, data visualization e algumas curiosidades sobre medalhistas notórios.

Blind Gossip – Blind Gossip
Site de fofocas é sempre igual, certo? Errado! No “Blind Gossip” (indicação do Rafael Kenski) eles dão o milagre, mas não dão o santo. E o público tem que adivinhar que fulano alto e bonitão foi flagrado tirando meleca do nariz enquanto apalpava sicrana dançarina de sucesso. E tudo no fim vira um grande ARG. Será?

 

Basômetro – Estadão
O jornalismo com base em dados já é uma realidade há um bom tempo na gringa, mas aqui no Brasil os jornais ainda não tornaram essa prática um hábito. O Estadão inova tornando dados governamentais mais acessíveis e fáceis para o grande público. No Basômetro você observa como voltam os parlamentares de cada legenda ao longo do tempo, se alinhados ou distantes do governo. Um bom começo.


 

Diário de Classe - Isadora Faber
Jornalismo de denúncia feito no Facebook. Conteúdo produzido pelo leitor. Que grande veículo de comunicação está investindo na ideia? Bom, a Isadora Faber de 13 anos está e resolveu registrar os problemas de sua escola em Santa Catarina na página “Diário de Classe”. Tapa na cara da sociedade e do jornalismo online.

 

That’s all folks! Até 2013 J

Comente!