É possível ter cãibras no coração?

Por Atualizado em 29/06/2012

É possivel ter cãibras no coração?
Luiz Fernando Neves, de (uhu!) Nova Iguaçu, RJ


Vai ter volta, Bowser.

Uon, que fófis. <3
Sua pergunta é poética e bonita, mas, sinto muito, é bom aprender, a vida é cruel.

Não.

É impossível ter cãibras no coração, apesar de ser comum pacientes se queixarem de dores semelhantes a uma contratura no órgão. A musculatura cardíaca é diferente da musculatura esquelética das pernas e braços, onde sentimos as cãibras. Isso porque o coração possui um tipo especial de fibra muscular estriada, que tem movimento involuntário. O órgão contrai e relaxa automaticamente. Não há registro de casos em que ele permaneça contraído sem relaxamento imediato, que é como a cãibra se apresenta.

“Na parada cardíaca, por exemplo, o coração para em diástole (relaxamento) e não em sístole (contração)”, explica Ivani Trombetta, pesquisadora da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP (Incor). Segundo Irani, o coração tem uma espécie de “bateria”,  geradora do impulso nervoso que vai sendo passado de fibra para fibra. Ou seja, a contração cardíaca ocorre em sequência.

O chefe do Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Marcelo Ferraz Sampaio, diz que os pacientes com esse tipo de queixa podem estar é com angina (dor no peito) por causa de uma falta de oxigenação ou devido a uma arritmia cardíaca.

Se você sentiu uma dor no coração semelhante a uma cãibra, fale com seu médico. Eu falaria, entende?

(crédito da imagem: davi_a_lea)

  • Marc O’Reilly

    Não é uma cãibra, mas a dor que se assemelha a esta é denominada ANGINA, eu sofro de angina há algum tempo e já tive dois enfartos, a angina não necessáriamente é uma porta para os enfartos, mas é um sinal de alerta! Procure um cardiologista o mais rápido possível.

  • Charlise

    Está explicado pq ñ acho mais
    meu marido bonito , kk

  • Carla Oliveira

    Existe objetividade nas coisas, independente do valor que se emprega à elas. Algo belo pode ser belo e universal, independente da subjetividade. Gosto pessoal pode ter a ver com beleza, mas não é o que a define. Outros fatores definem a beleza; uma pessoa bela pode possuir qualidades físicas e subjetivas, assim como as obras de arte. Não é tão simples matar a questão, como deseja o autor da matéria. Descobrir efeitos bioquímicos no cérebro nada diz sobre beleza, apenas diz o que acontece no cérebro. A consciência humana não se dá no cérebro, mas na relação entre a personalidade e os objetos. Resumindo: a conversa é muito, mas muito mais profunda.

  • Picles

    A relação com o mário é com você. o Mario te c**** atrás do armário kkkkkkkkk

  • José Renato

    Uee o que tem o Mário haver com a matéria? E a frase: “Vai ter volta Bowser”?…

  • http://rodrigomoreiraboss@gmail.com Rodrigo Moreira

    Mas… qual a relação entre cãibras no coração e o Mário?

  • Taylor Gomes

    O nome da pesquisadora é Ivani ou Irani?

  • yuri

    No começo eu lembrei:Homem primata,capitalismo selkvagem ooo,vc vai morrer,e não vai pro céu,voce tem que aprender,a vida é cruel! Titãs 😛

  • Jefferson

    Cãibras no coração nunca tive, mas alguns anos atrás, tive uma forte cãibra entre o peito e o braço esquerdo. Foi uma aflição terrível pq a cãibra não passava, foi aumentando e o meu coração começou a palpitar rapidamente, sorte q eu estava dentro de casa, pq senti necessidade de me deitar no chão até passar, como meu coração ficou muito agitado, d repente, senti um cansaço no peito, fiquei meio tonto e com uma leve dificuldade de respirar… nunca vi ninguém ter uma cãibra dessa, hehe, ainda bem q foi só uma vez (e espero q a última)!!!