Imagem Blog

Oráculo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por aquele cara de Delfos
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Para onde vai o peso que se perde?

Para onde vai o peso que perdemos? Renata Filgueira Carvalho Cruz, Petrolina, PE Saudade. Atualização em 5 de dezembro de 2012: Respondendo às dúvidas e reclamações quanto ao fato de a massa “desaparecer”, o que acontece é que ela não desaparece do universo e sim do nosso corpo. Durante o processo de emagrecimento (perda de […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 21 Maio 2012, 19h55

Para onde vai o peso que perdemos?
Renata Filgueira Carvalho Cruz, Petrolina, PE

Saudade.

Atualização em 5 de dezembro de 2012:

Respondendo às dúvidas e reclamações quanto ao fato de a massa “desaparecer”, o que acontece é que ela não desaparece do universo e sim do nosso corpo. Durante o processo de emagrecimento (perda de peso), as reservas de gordura do corpo são queimadas pelo processo de betaoxigenação e transformadas em pequenas moléculas chamadas Acetil-CoA. Essas moléculas são expelidas pela urina, fezes e inclusive pelo suor. O professor Rafael Guido, que atua na área de química medicinal e planejamento de fármacos do Instituto de Física de São Carlos (USP), explica que é por isso que às vezes a pessoa expele um suor com cheiro ácido. “Esse é um dos processos de eliminação dos excedentes das gorduras, que antes eram massa gordurosa visível”, disse Guido.

Renatinha do céu. A massa física desaparece, mas se transforma em energia térmica para o corpo.

Segundo Airton Goldberg, endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a explicação é simples assim. Fim.

Quando comemos demais e fazemos pouco exercício, tipo o gordinho que estrelou clipes e capas do Fatboy Slim, nosso corpo armazena calorias extras em forma de gordura. “Esse é um mecanismo de defesa do organismo para quando existe fome”, diz o endocrinologista.

Quando perdemos peso, a gordura é queimada e se transforma em calor e energia para nossas células. O calor se dissipa no ambiente e a massa simplesmente desaparece. Esse processo é essencial para que possamos nos movimentar e manter a temperatura corporal.

Ou seja, o peso que perdemos vira energia e depois desaparece. Como o Fatboy Slim.