Conteúdo extraído do blog Planeta Sustentável, do site da revista Superinteressante (http://www.superinteressante.com.br/blogs/planeta/)
1987 - 2010 Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados.
MAHARAJA (autor do livro), 04 Maio 2009 - 20:04
Oi João, Deus fez o sexo tanto para procriação da espécie qianto para fazer a vida menos rude. É muito importante o que você fala sobre sexo e prazer, porque se não houvesse prazer no sexo ninguém o praticaria.
Dessa maneira, o maior pecado é ver a Deus desvinculado da realidade do Universo, ou apenas dentro de uma igreja. DEUS É MAIOR QUE TUDO.
Por isso, ninguém deve se espantar que o sexo seja prazeroso.
Na minha opinião, o problema de praticar sexo sem objetivos é que não é prazeroso, e ainda causa sofrimento. Mas ai cada um faz com o seu do jeito que achar melhor. Não fazer é tbm condenado no Gênesis.
MAHARAJA (autor do livro), 04 Maio 2009 - 20:04
Oi João, Deus fez o sexo tanto para procriação da espécie qianto para fazer a vida menos rude. É muito importante o que você fala sobre sexo e prazer, porque se não houvesse prazer no sexo ninguém o praticaria.
Dessa maneira, o maior pecado é ver a Deus desvinculado da realidade do Universo, ou apenas dentro de uma igreja. DEUS É MAIOR QUE TUDO.
Por isso, ninguém deve se espantar que o sexo seja prazeroso.
Na minha opinião, o problema de praticar sexo sem objetivos é que não é prazeroso, e ainda causa sofrimento. Mas ai cada um faz com o seu do jeito que achar melhor. Não fazer é tbm condenado no Gênesis.
MAHARAJA (autor do livro), 04 Maio 2009 - 19:57
Pois é, fiquei sabendo que a primeira edição está quase esgotada. Pode tentar direto pelo site www.livrodegenesis.com.br
ou nas livraria Cultura da sua cidade
João, 04 Maio 2009 - 14:13
sexo , visto como uma maneira divina de dar continuidade à vida.
ou seja, sexo só por prazer é pecado! Luxúria!
João, 04 Maio 2009 - 14:13
sexo , visto como uma maneira divina de dar continuidade à vida.
ou seja, sexo só por prazer é pecado! Luxúria!
LongShot Freeman, 03 Maio 2009 - 04:16
Não consegui achar o livro... Ja foste lançado no pais todo...
Nas tres livrarias que veriquei recentimente não os encontrei...
Submarino (online)/Livraria da Rodoviaria (DF)/Esqueci o nome da terceira.. mas fica no COnjunto nacional (DF)...
Abraços!
Jonatthan, 30 Abril 2009 - 17:57
É mesmo, como faz para comprar o livro? Tem nas livrarias?
lucia, 30 Abril 2009 - 17:14
Nossa isso está dando o que falar....
MAHARAJA (autor do livro), 29 Abril 2009 - 22:57
CONTINUO A RESPONDER:
PRIMEIRAMENTE, QUERO ESCLARECER QUE SOU O AUTOR DO LIVRO “GÊNESIS – PALAVRA POR PALAVRA”, MAS NÃO ESCREVI O ARTIGO. PORTANTO, SUGIRO QUE LEIAM O LIVRO.
PARA REYNALDO: Concordo com você que o sexo é algo divino e que Deus o criou como um ato sublime. Mas, tenho certeza que o artigo se refere ao formato do idioma e não ao ato em si. Acredito que concordamos nas mesmas coisas.
PARA THADEU: Mais importante do que a FÉ é o AMOR a DEUS. A teoria de Darwin acaba afirmando o Gênesis e não contrariando, pois Deus criou o Universo em 7 dias DELE e não de nossas mentes limitadas. Isso significa que esse processo levou um tempo que, para nós é uma eternidade, mas para Deus foram apenas sete dias (DELE). O tempo para um homem não é igual que para uma formiga.
PARA VINICIUS HENRIQUE: Volto a esclarecer que sou autor do livro “Gênesis – Palavra Por Palavra”, mas não escrevi o artigo. Seria bom que tu lesses para entender os conceitos.
PARA WESLEEY: Sim.
PARA IGOR: Não entendi.
PARA HELOISA, LETICIA e EDSON: Obrigado, vocês entenderam o que foi dito no artigo.
PARA ANDREA QUEIROZ: Parabéns para o Professor Celestino, embora
CIÊNCIA DAS RELIGIÕES não seja um curso PIONEIRO. Eu mesmo quando era jovem cursei RELIGIÇÕES COMPARADAS em Gainsville na Florida. De qualquer maneira, a tradução “Palavra Por Palavra” é inédita e não existe outra igual em nenhum idioma. Qualquer esforço em entender esta escritura acho de maior valor na sociedade humana.
PARA LONGSHOT FREEMAN: Você pode estar certo ou errado, mas ma minha opinião, você está certo. É mais, esta tradução eu documentei as minhas afirmações com a tradução “PALAVRA POR PALAVRA”. Qualquer pessoa pode tirar suas próprias conclusões DEPOIS DE LER O LIVRO. Sem ler o livro não é possível entender a nossa proposta.
PARA NATY: Obrigado e volto a dizer que não é um comentário grosseiro porque fala de palavras e não de fatos. Veja que na Bíblia não disse que Adão fez sexo com Eva, mas que “a conheceu”.
PARA KELTON e para todos: MUITO OBRIGADO!!!
Kelton, 29 Abril 2009 - 22:18
Seu tributo a Deus na forma dessa Divina e Original tradução é simplesmente sem comentários pois a obra já fala por si só.
O texto pra mim no blog só atesta a necessidade de se conhecer a obra, pois comparando com outras traduções a sua é certamente original mesmo sendo tão moderna nos faz entrar em contato direto com a Tradição profunda do hebraico sagrado.
em relação aos comentários - nem vou comentar....pois as suas respostas dizem por si só ao ignorantes, na verdade uma coisa é ser ignorante e buscar humildemente a Verdade, outra coisa é ser ignorante, estúpido, falso-ego e ofensor como algumas pessoas foram em seus comentários medíocres, mas vc deu a rsposta certa a cada um deles. Sou seu fã nº 1 !!!! o senhor é demais Maharaj !!!!
Kelton, 29 Abril 2009 - 22:18
Seu tributo a Deus na forma dessa Divina e Original tradução é simplesmente sem comentários pois a obra já fala por si só.
O texto pra mim no blog só atesta a necessidade de se conhecer a obra, pois comparando com outras traduções a sua é certamente original mesmo sendo tão moderna nos faz entrar em contato direto com a Tradição profunda do hebraico sagrado.
em relação aos comentários - nem vou comentar....pois as suas respostas dizem por si só ao ignorantes, na verdade uma coisa é ser ignorante e buscar humildemente a Verdade, outra coisa é ser ignorante, estúpido, falso-ego e ofensor como algumas pessoas foram em seus comentários medíocres, mas vc deu a rsposta certa a cada um deles. Sou seu fã nº 1 !!!! o senhor é demais Maharaj !!!!
Naty, 29 Abril 2009 - 19:11
Relamente todos nós já sabemos a tempos, que a bíblia foi traduzida de uma forma distorcida, do que realmente queria se dizer na época.
A matéria abordada é muito boa mas no final o comentário feito foi muito grosseiro.
LongShot Freeman, 29 Abril 2009 - 17:45
O author pode estar certo como pode estar errado.. na minha opinião acredito que esteja certo... indiferente da formalidade ditas... Pois não es a primeira pessoa a dizer e afirmar que a biblia foi traduzida de uma forma errada... sendo que algumas versões forem em grande partes manipulada pela igreja catolica...
Porem eu nunca aceito nada sem provas e sempre dou o benificio da duvida... Pois aquele que aceita tudo sem contestar em minha opinião é pior é aquele que contesta mesmo diante da verdade... pois apara alguns precisamos de provas e fatos...
Um outro ponto aos fies... se voce não duvide que a biblia esteja errada.. pelo menos poderiam acreditar que as pessoas originalmente os traduziram do grego* e hebreu** na aquela epoca não tivessem as informaões que tivemos hoje... e eles poderiam estar errado... e com isso por vc acreditar que so os humoanos errem... a biblia esteja errada dessa forma...
Pois com os avanços tecnologicos e soociais que tivemos tem que contAr para algo.. se não a nossa evolução seria uma farssa... um exemplo classico.. anitgamente a terra era o centro do universo e hoje somos um grçao de area no mar do universo... Por que não poderiamos fazer o mesmo com os textos biblicos.. que conhecemos...
Alem do mais..o vaticano ainda.. esconde boa parte de outros textos que não querem que seja adicionados a biblia... O que vc acha disso! Na minha opinião isso é manipulação de informação...e tentativa de controle...
Eu gostaria que todos pensase em outras posibilidades..quase nada nesse mundo é certo...alem de escolhas que precisamos tomar e a nossa mortalidade... (comentarios de James Hunter...)
Andrea Queiroz, 29 Abril 2009 - 17:37
Não precisamos ir a Argentina, aqui mesmo no Brasil o prof. Severino Celestino acabou de lançar um livro com a tradução de toda a GENESIS direto do hebraico para o português...
Hoje o professor Celestino é o coordenador do curso PIONEIRO na América (a nível de gradução) de CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES, na UFPB.
edson, 29 Abril 2009 - 15:50
mas é claro q é isso mesmo, só agora vcs descobriram, Deus disse q o sexo é bom, e a mulher é tão capaz quanto o homen.
Letícia, 29 Abril 2009 - 14:45
Gostei bastante da matéria, é sempre bom ter um outro lado da história...mas é claro que, não só a tradução da Bíblia como a religião foi usada como forma de manipular o povo, mas como passado é passado e já passou...o melhor é aprendermos com a história quando vemos que o fanatismo e a fé cega não são os caminhos certos
Heloísa, 29 Abril 2009 - 14:24
Pelo visto a sua matéria está repercutindo mesmo! Gostei do assunto, é um trabalho interessante ficar traduzindo a Bíblia. Apesar de eu achar que traduzir palavra por palavra não leva ao sentindo real da frase. O que escrever uma palavra "baixa" não causa numa sociedade tradicionalista, com valores morais bem nítidos? "Comer" - ato de alimentar-se, saciar-se! Parabéns pela matéria.
Igor Araújo, 29 Abril 2009 - 14:18
VxSxFxNxIx
Weslley, 29 Abril 2009 - 13:58
Me desculpa, mas você não tem matérias educativas/interessante a serem escritas?
Vinícius Henrique, 29 Abril 2009 - 12:18
Como você afirma que essa interpretação foi difundida pelos cristãos?
Como você é um "Estudioso" desde os 5 anos de idade, eu gostaria de saber de onde tirou "mais essa tese". Quem é você para falar sobre as propostas iniciais de Deus, decorar partes da Bíblia não te da o direito de deturpa-lá, incluindo teorias as quais frustadamente não causam efeito algum.
Achei interessante a máteria, apesar de algumas coisas não serem novidades, o que mais decepciona é uma pessoa tão culta usar termos como: "comer" a moça.
Thadeu, 29 Abril 2009 - 10:50
Gostei do esclareciemnto, mas existem muitas outras verdades biblicas para que possam conhecer a grandeza de Deus. A b[iblia diz que as coisas de Deus sao loucura para o mundo e que sem fe [e imposivel agradar a Deus.
Portanto, o sobrenatural de Deus esclarece muita coisa ao passo que entramos na verdadeira intimidade com Ele mas para isso devemos estar sujeitos em amor a um principio basico, A OBEDIENCIA. A partir dai, passamos a ter experiencias com Deus e sentir o espirito santo em nos de forma inexplicavel. Busquem ao senhor enquanto se pode achar!!! O proprio Darwin pediu perdao pela sua equivocada teoria da evolucao e grandes intelectuais como Einstein foram homens tementes a Deus.
Que o espirito santo venha sobre suas vidas e vcs possam sentir a presenca de Deus de forma surpreendente. Ele eh o mesmo ontem, hoje e sempre!
Leiam a b[iblia e podem pedir q o Senhor revela a verdade! Abra;o!
Reynaldo, 29 Abril 2009 - 10:25
Querido, estas formas de tradução já são conhecidas a muito tempo. Mas o que vc diz no final de seu comentário é triste e completamente bobo. O Sexo é uma benção, se usado pra dignificar o homem e a mulher.
A Vontade do homem que o levou a fazer tudo distante de Deus, fez com que o sexo fosse uma arma de triste exploração do Ser (isto chama-se pecado). Sabe, até quando marido e mulher fazem uso do sexo com intensão errada, cometem o pecado do adulterio. Imagine fora do casamento, tragedia. Sem falarmos da promiscuidade que assola a sociedade dos homem.
Ou seja, Sexo no Casamento, BENÇÃO. Sexo fora do Casamento, EXPLORAÇÃO. há, vão estudar tá...
MAHARAJA, 28 Abril 2009 - 21:56
E PARA JULIANA: Obrigado.
Maharaja, 28 Abril 2009 - 21:55
Gostaria agradecer a cada um dos participantes deste bolg e aos comentários sobre o livro GÊNESIS - PALAVRA POR PALAVRA e quero aproveitar para responder a todos.
PARA FILIPE RODRIGUES: Não procurei fazer um trabalho religioso, mas sim cientifico sobre o GÊNESIS. Portanto, somente usei o texto do Gênesis.
PARA KLEBER: A pesar de haver muitas traduções, nunca houve na historia uma tradução PALAVRA POR PALAVRA, portanto, esta não é "mais uma tradução da Bíblia". A prova é o reconhecimento de eruditos de todas partes do mundo e de diversas religiões que tenho recebido. Outra coisa, se tivessem comido carne na arca de Noé hoje não haveria nenhum animal, já que lá só havia pares.
PARA CAIO ANSELMO: Não critico a nenhuma religião, só digo que precisam ler este livro antes de criar preconceitos que gera idéias bitoladas. Proponho que léia o livro.
PARA SILVIA: A partir da Bíblia se estabelecem principios de sociabilidade, pois roubar e matar não eram crimes antes da Bíblia. Até um pagão pode servir a Deus se fizer a sua parte e respeitar a Criação do Divino.
PARA CAROL: Reconheço que me senti ofendido com seus comentários preconceituosos acerca de mim e de meu trabalho. Me condenar porque fui músico de Rock não justifica seus comentários venenosos. Não importa se uma pessoa é músico ou marceneiro, o que importa é a dedicação ao bem. Comecei estudar hebraico quando tinha 5 anos de idade e hoje estou com 55. Meio século dedicado a este trabalho e você fala tudo isso sem sequer me conhecer e sem ler o livro? Puro preconceito.
PARA RICARDO: Eu nunca usei nem usaria o termo cristão ou católico ou judeu, etc. porque tem idiotas precionceituosos dentro de todas as religiões, assim como tem pessoas bem intencionadas e inteligentes em todas elas. Não esqueça que o importante é Deus e não a religião.
PARA JOSÉ: Eu pensava também que passado é passado, até que comecei traduzir o GÊNESIS - PALAVRA POR PALAVRA. Ai me surpreendi quando vi o 'quanto' atual é esta Escritura. Imagina que até essas epidemias aviária e suina são produto do confinamento de animais, condenado no Gênesis. Sem entender a história da humanidade não podemos entender o nosso futuro. Jung disse que "esquecer o pasado de um homem é como estirpar um pé ou uma mão". Outro dado importante: "produzir 220 gramas de carne animal tem um custo operacional que daria para alimentar 40 pessoas". Dessa maneira, acabar com a fome é uma decisão política.
E PARA MANDARICKS: Acho interessante seu sentido de humor. Apenas lhe recomendo não ficar bêbado com "um litro de carne de soja..."
SEJAM FELIZES RESPEITANDO A NATUREZA SUSTENTÁVEL. OBRIGADO!!!!!! AMO TODOS VOCÊS!!!
Juliana, 28 Abril 2009 - 20:55
Gostei da Máteria...
Mandaricks, 28 Abril 2009 - 20:26
Filé de "prache" é uma coisa bacana pra combinar com um arroz branco... Gostei do José, provando à moda Borges que passado é passado, e por isso mesmo mandando post duplicado na matéria. Penso no Doulgas Adams, o tempo todo: todo mundo vai ser legal com todo mundo, e dessa vez ninguém vai ser pregado em coisa nenhuma. Ele queria ver isso, eu queria ver isso. Mas sacumé... Dificuldade, né? Tenho que sair pra compra um litro de carne de soja, vou lá.
José, 28 Abril 2009 - 18:04
Passado é passado. Não podemos alterá-lo (que coisa óbvia!) Acho que não devemos nos apegar somente ao que diz a bíblia. Devemos entender que sustentabilidade é algo necessário, que nem a reprodução ou igualdade entre os sexos. E sendo vegetariano é um meio de ser bastante sustentável, pois, por exemplo, enquanto um quilo de carne de soja exige em média 2000 litros de água para ser produzido, o de carne bovina exige 43000 litros em média. É uma diferença considerável.
José, 28 Abril 2009 - 18:04
Passado é passado. Não podemos alterá-lo (que coisa óbvia!) Acho que não devemos nos apegar somente ao que diz a bíblia. Devemos entender que sustentabilidade é algo necessário, que nem a reprodução ou igualdade entre os sexos. E sendo vegetariano é um meio de ser bastante sustentável, pois, por exemplo, enquanto um quilo de carne de soja exige em média 2000 litros de água para ser produzido, o de carne bovina exige 43000 litros em média. É uma diferença considerável.
Ricardo, 28 Abril 2009 - 17:38
na primeira observação, substitua cristãos por católicos. A Igreja criou Adão, Eva, Monogamia e Machismo.
Carol, 28 Abril 2009 - 16:25
Gente do céu! Essa matéria é séria ou piada?
Os outros é que têm "certos interesses por trás dos termos escolhidos", mas certamente o tal psicoquirólogo não, né? Ele é o primeiro ser humano do universo a ler hebraico!
(Aliás, "o argentino, músico e psicoquirólogo Nachman Szmulewicz" é uma frase hilária; parece até que ser argentino agora é profissão.)
Além disso, "traduzir palavra por palavra" é dito como se isso fosse algum mérito. A tradução palavra por palavra não existe. Nenhuma palavra tem significado absoluto, exterior ao seu contexto. As palavras funcionam dentro do discurso. O que ele fez, jogou cada palavra no Google Translate?
Há estudiosos debruçados há milênios sobre cada significado possível da Bíblia, e um músico decide nos revelar a verdade pura. Quanta generosidade!
Só rindo, mesmo. :-)
Silvia Dias, 28 Abril 2009 - 16:09
Adoro todas as matérias da Super que envolvem religião porque elas ajudam a desmistificar a idéia de que Deus (em pessoa, Ele mesmo!) escreveu a Bíblia! Com tantas opções de tradução e contradições internas, é óbvio que o livro contém uma visão de mundo que reflete um povo, uma cultura e uma época. E, cá entre nós, muito antes da Bíblia, os pagãos já sabiam que cuidar da Terra é divino! Abs,
Caio Anselmo, 28 Abril 2009 - 16:09
Que a sutentabilidade (entendia de modo amplo) pode ser vista na Bíblia tudo bem, mas me parece que a leitura que esse cara faz é literal... (e depois são os cristãos que o fazem...) .Não tem a capacidade de contextualizar!
E dizer que os cristãos promoveram uma interpretação machista é demais... É só ler o "mulieris dignitatem" e o próprio Catecismo...
Kleber, 28 Abril 2009 - 16:04
Pow, mas que merda, já existem zilhões de traduções que dizem a mesma coisa... basta ler... num vi novidade nenhuma...
e de fato, nos primeiros capítulos, os homens eram vegetarianos, mas quando esse carinha traduzir mais um pouco vai ver em poucos capítulos à frente (mais especificamente no capítulo que a família de noé sai da arca) que o vegetarianismo se tornou opcional e comer carne passou a valer.
Filipe Rodrigues, 28 Abril 2009 - 16:03
Vale ressaltar que existem as mais diversas possibilidades de traduções, já que a linguagem usada era extremamente ampla em significado. Além disso, para os Cristãos, deve ser analisada como um todo, não isoladamente, citando por exemplo as cartas de Paulo, em que ele faz referência a Adão e Eva, extremamente contrário a essa suposta visão " sexual" .
A Bíblia apesar de fazer referências ao vegetarianismo, não o defende vejam em Romanos 14, por exemplo.
Mas como é de prache, a Super sempre divulga coisas assim...
Abraços!