Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Blogs Superinteressante - Planeta Sustentável

Blog Planeta Sustentável
02 Setembro 2009
Assine o RSS Planeta SustentávelRSS

Para ajudar a salvar o planeta, é preciso assumir responsabilidades, mudar hábitos, transformar o cotidiano. É sobre isso que as jornalistas Mônica Nunes (editora), Thays Prado, Débora Spitzcovsky, Mônica Pileggi e Manoella Oliveira, do site Planeta Sustentável, falam neste blog.

Os posts mais recentes
    Todos os posts
    Outros blogs SUPERINTERESSANTE
    Assine RSS Super

    publicidade

    No Impact Man na telona

    Será exibido hoje, em primeira mão, em Nova York o documentário “No Impact Man”, que traz a história de Colin Beavan, o escritor de ficção que decidiu passar um ano (entre 2006 e 2007) gerando o menor impacto possível sobre o meio ambiente – o que incluía as atitudes da mulher, da filha, na época com 2 anos, e do cachorro. A exibição integra a série Green Screens (Projeções Verdes) do cinema do Lincoln Center, que apresenta filmes com uma pegada sustentável.

    Para cumprir o objetivo de impacto quase zero, Colin e a família, que continuaram morando em Manhattan, adotaram uma série de medidas, entre elas:

    - para sair do apartamento, no nono andar de um prédio, só usando as escadas;
    - eles aboliram táxi, carro e metrô. Para as longas distâncias valia usar um triciclo feito especialmente para isso;
    - não consumiram carne vermelha;
    - só compraram comida produzida por fazendas que ficavam a até 400 km de sua casa;
    - nada de TV, ar condicionado ou máquina de lavar louça;
    - no lugar de xampu, usaram bicarbonato de sódio;
    - não usaram pasta de dentes e nem papel higiênico;
    - não compraram água em garrafa;
    - reciclaram seu lixo;
    - limparam, voluntariamente, praias poluídas e
    - plantaram árvores.

    A história da família foi registrada no blog de mesmo nome (que citamos aqui em 2007) e acaba de virar livro. O lançamento aconteceu ontem, nos Estados Unidos. 

    O documentário de 93 minutos entra em cartaz no dia 11 deste mês, em Nova York e em Los Angeles.

    Depois de um ano, a rotina da família Beavan deixou de ser tão radical, mas eles aprenderam a viver de maneira bem mais sustentável.

    Você encararia um programa de redução de impacto como esse?

    Leia também:
    Colin Beavan: um homem de impacto
     

    Veja o
    blog No Impact Man

    Envie seu comentário Leia os comentários dos internautas
    Envie esta página por MSN Envie esta página ao Digg Envie esta página ao Del.icio.us
    Rodrigo, 04 Setembro 2009 - 19:55
    soh achei ridiculo nao usar pasta de dentes e nem papel higienico, q eh o minimo de higiene de um ser humano
    Marcus Vinicius Pinto Schtruk, 02 Setembro 2009 - 20:11
    comentario
    Marcus Vinicius Pinto Schtruk, 02 Setembro 2009 - 20:05
    comentario
    joao, 02 Setembro 2009 - 19:29
    "espero que esse cara lance esse livro em papel reciclado" AHUahuaHUuhahuauhauhauhahuauhauhauhaHUAHUAHUaUHaHUuahhuahuahuahuahuAUHAHUAUHauha uhhuahuaHUAuhahuAuhaUH. MUITO BOA =~~~~~)
    Jim, 02 Setembro 2009 - 17:15
    A intenção é boa, mas não gostei de não poder usar sequer o metrô, e o papel higienico... não comprar água engarrafada também... olha o gosto ruim da água da torneira!
    Leandro Maia, 02 Setembro 2009 - 17:07
    Talvez não assumisse uma postura tão rígida, mas com certeza toparia abdicar de várias atividades que causam impacto no ambiente. É certo que algumas eu considero impossíveis (até absurdas, dada a necessidade contemporânea) de se estabelecer, mas viver de forma sustentável pode ser exercitada com pequenas mudanças.
    Felipe Furlanetto, 02 Setembro 2009 - 16:40
    Aposto que depois desse ano de confinamento a família toda foi ao McDonald's
    Rafael Bananinha, 02 Setembro 2009 - 16:27
    Eu não!! Só se eu morasse no mato... Espero que esse cara lance esse livro em papel reciclado.. haha
    Publicidade

    topo
    Superinteressante

    [1987 - 2010] Editora Abril S.A.

    Todos os direitos reservados.