Blogs

Aplicativo ajuda você a economizar água ao fazer o número dois

23 de março de 2012

O barulho de chuveiro ligado costuma ser uma arma infalível para quem está no trono e quer disfarçar os sons que emite ao fazer o número dois. Ninguém quer constranger os que estão fora do banheiro com os sons desagradáveis, não é mesmo?

Mas imagine o quanto essa brincadeira não gasta de água limpa, tratada e escassa! Apenas cinco minutos de chuveiro ligado a cada dia equivale a 13,4 bilhões de litros de água por mês. Isso seria suficiente para abastecer, pelo mesmo período, uma cidade com 2,9 milhões de habitantes – maior do que Salvador.

Pensando em situações como a do disfarce do barulho no vaso sanitário, e também, é claro, no abuso de torneira aberta ao escovar os dentes, tomar banho ou lavar a louça, o Instituto Akatu* lançou ontem, no Dia Mundial da Água, o aplicativo Fake Shower. Como o nome indica, ele simula o barulho de água corrente, na vazão e no volume escolhido por você.

Quando o usuário “fechar” o Fake Shower, a ferramenta indica quantos litros de água seriam gastos naquele tempo em que esteve aberto e corresponde o resultado a medidas do cotidiano, como galão de água, banheira, piscina e, até, a Lagoa Rodrigo de Freitas. A quantidade de água poupada pode ser compartilhada com outros usuários. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do aplicativo:

Lançado em parceria com a agência Leo Burnett Tailor Made, o Fake Shower é compatível com iPhone e estará em breve na AppleStore. Brincadeiras a parte, trata-se de uma bela ajuda para monitorar o consumo pessoal do recurso e motivar-se a reduzir o desperdício. Você estará consciente de quanto deixará de abusar da água!

Você já repensou seu consumo de água? Conte para nós em que situações economiza este recurso.

*Instituto Akatu

Leia também:
Especial Água

Siga o Planeta Sustentável:

Comente!