Blogs

Aplicativo ajuda você a economizar água ao fazer o número dois

Marina Franco 23 de março de 2012

O barulho de chuveiro ligado costuma ser uma arma infalível para quem está no trono e quer disfarçar os sons que emite ao fazer o número dois. Ninguém quer constranger os que estão fora do banheiro com os sons desagradáveis, não é mesmo?

Mas imagine o quanto essa brincadeira não gasta de água limpa, tratada e escassa! Apenas cinco minutos de chuveiro ligado a cada dia equivale a 13,4 bilhões de litros de água por mês. Isso seria suficiente para abastecer, pelo mesmo período, uma cidade com 2,9 milhões de habitantes – maior do que Salvador.

Pensando em situações como a do disfarce do barulho no vaso sanitário, e também, é claro, no abuso de torneira aberta ao escovar os dentes, tomar banho ou lavar a louça, o Instituto Akatu* lançou ontem, no Dia Mundial da Água, o aplicativo Fake Shower. Como o nome indica, ele simula o barulho de água corrente, na vazão e no volume escolhido por você.

Quando o usuário “fechar” o Fake Shower, a ferramenta indica quantos litros de água seriam gastos naquele tempo em que esteve aberto e corresponde o resultado a medidas do cotidiano, como galão de água, banheira, piscina e, até, a Lagoa Rodrigo de Freitas. A quantidade de água poupada pode ser compartilhada com outros usuários. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do aplicativo:

Lançado em parceria com a agência Leo Burnett Tailor Made, o Fake Shower é compatível com iPhone e estará em breve na AppleStore. Brincadeiras a parte, trata-se de uma bela ajuda para monitorar o consumo pessoal do recurso e motivar-se a reduzir o desperdício. Você estará consciente de quanto deixará de abusar da água!

Você já repensou seu consumo de água? Conte para nós em que situações economiza este recurso.

*Instituto Akatu

Leia também:
Especial Água

Siga o Planeta Sustentável:

Comentários

Muito bom o aplicativo, mas por que esse povo insiste em fazer aplicativos somente para iPhone? O mundo não gira em torno da Apple. Há muito mais usuários Android. Poderiam rever isso. A super, inclusive, que parece que é patrocinada pela Apple =p

Daniel disse:

Há um erro de conta grosseiro na reportagem. Uma pessoa, que deixa o chuveiro ligado 5 minutos por dia, durante 30 dias, está consumindo a mesma quantidade de água que 2,9 milhões de pessoas “consumiriam no mesmo período” (de 30 dias)? Por favor né…

Além disso, 13,4 bilhões de litros de água por mês, gastos em 150 minutos (5 min x 30 dias) seriam o equivalente a 1,48 milhões de litros de água _por segundo_… que chuveiro doméstico tem essa vazão absurda?

Daniel disse:

só falta a versão para android

Marcos Felipe disse:

Muito massa esse aplicativo, vai economizar água pra caramba. E é foda quando ta um silencio total no comodo ao lado e vc la no banheiro fazendo o minimo possivel de barulho.

Mari Siqueira disse:

kkkkkkkk quem raios liga o chuveira para desfarçar O.O ?

Aaron disse:

Artifício capitalista que não resolve.Quando pegarmos o traquejo do apetrecho saberemos que ele esta “on” e que a pessoa la dentro do banheiro esta se peidando toda , alem de que precisa de energia para funcionar , logo não segura muito a poluição e desperdícios.

Hudson disse:

Bacana demais!

Deixe um comentário