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Asfalto absorve água da chuva para evitar enchentes

Débora Spitzcovsky 14 de março de 2011


Foto de Frederic Jean

As áreas de várzea dos rios foram assoreadas, o volume das chuvas aumentou e as enchentes estão cada vez mais comuns em todos os cantos do Brasil e do mundo. Quem criou o problema fomos nós e nada mais justo do que encontrarmos uma solução para, pelo menos, minimizá-lo. Foi o que fez o pesquisador José Rodolpho Martins e sua equipe, ao desenvolver a CPA – Camada Porosa de Asfalto.

A invenção do profissional, que trabalha no Departamento de Hidráulica da USP – Universidade de São Paulo, é simples: um pavimento com pequenos vãos, que não afetam a qualidade do asfalto, capazes de absorver a água da chuva e armazená-la, entre uma camada e outra de pavimento.

Em algumas horas, toda a água da chuva é “chupada” por um sistema de drenagem, instalado no momento da pavimentação, que encaminha o recurso para as galerias pluviais. Assim, a CPA é capaz de evitar ou, ao menos, minimizar as enchentes e, consequentemente, todos os estragos que a acompanham. 

A técnica já foi implantada, com sucesso, em um dos estacionamentos da USP, mas possui uma falha, reconhecida pelos próprios pesquisadores: o preço. O custo da instalação da CPA chega a ser 25% maior do que o de um pavimento comum. Mas os benefícios também prometem ser bem maiores. Será que o governo vai se interessar?

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Comentários

Gerffeson disse:

Logicamente vão dizer que estão priorisando outras coisas…
Como por exemplo o almento do salário dos deputados…
E se fizerem vão colocar pra gerar nos impostos, que já estão lá em cima!
Como já comentaram lá nos primeiros tópicos, não é preciso que este asfalto seja instalado em todo pais!
Mas nas areas de grande incidencia das enchentes é preciso tal instalaçao!

sa_sa disse:

Se o Governo aceita ou não, ok. Mas o país inteiro não precisa desse asfalto, cada lugar requer ma tecnologia diferente. Em um lugar que nunca alagou (por ser alto, ou algo mais), mas tem muito buraco devido a chuvas constantes precisa de um asfalto que seja mais resistente, como aquele feito com mais borracha. O que precisa mesmo é de mais desenvolvimento e estrutura.

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