E não é que a Bíblia já pregava a sustentabilidade?

Por Atualizado em 27/04/2009

Religiões à parte, não dá para negar que o texto bíblico influenciou – e ainda influencia – os rumos da civilização ocidental, especialmente em termos de valores. E também é verdade que, ao longo de tanto tempo, o “Livro Sagrado” foi interpretado e traduzido de diversas maneiras, inclusive com certos interesses por trás dos termos escolhidos.

Por isso, o argentino, músico e psicoquirólogo Nachman Szmulewicz, mais conhecido como Maharaja, resolveu traduzir – palavra por palavra – do hebraico para o Português, os sete primeiros capítulos do Gênesis, Antigo Testamento (conheça o livro aqui), e descobriu algumas coisas interessantes, que poderiam ter mudado a História:

1. O texto do Gênesis diz que Eva foi feita ao lado de Adão e ao mesmo tempo que ele, e não de sua costela. Talvez o machismo e a violência contra as mulheres não estivessem tão presentes na sociedade, ainda hoje, se essa interpretação tivesse sido difundida pelos cristãos.

2. A proposta inicial de Deus era a de que os homens fossem vegetarianos, segundo a passagem que só se refere aos vegetais para saciar a fome do homem. A Amazônia agradece a tradução e adverte que bois não combinam com florestas.

3. O termo lmemshelet, traduzido como “dominar”, na realidade quer dizer apenas “governar”. A palavra muda completamente o entendimento sobre as relações de poder estabelecidas pela humanidade nos últimos mais de 2 mil anos.

4. Isso também vale para a relação dos seres humanos com as plantas e os animais. Deus explica a Adão sobre a Lei de Causa e Efeito (muito antes de alguém pensar no filme “O Segredo”!!!) e o orienta a cuidar da Terra e de todos os seus seres vivos e a ser responsável pelo clima, o ar e os mares.

Pois é… e ainda tem quem diga que o conceito de sustentabilidade é algo novo e difícil de ser entendido…

5. Outro ponto que, apesar de não ter a ver com sustentabilidade, é muito útil que se torne público é o fato de que o celibato era condenado e o sexo, visto como uma maneira divina de dar continuidade à vida. Segundo Maharaja, quando o Gênesis diz que Adão “conheceu” Eva, está implícito – sem tom pejorativo, ressalta o autor – que, na verdade, o que ele fez mesmo foi “comer” a moça.

Amém!

  • Márcio

    “Talvez o machismo e a violência contra as mulheres não estivessem tão presentes na sociedade, ainda hoje, se essa interpretação tivesse sido difundida pelos cristãos”.

    Um verdadeiro cristão seguirá o seguinte mandamento:

    “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”.1 Pe 3.7

    “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” Efésios 5:25

    Analisar a bíblia retirando trechos dela isoladamente pode ocasionar erros de interpretação.

  • Jean cfs

    me perdoem, mas não consigo imaginar a tradução de forma fiel com esse argentino, pois não me mostra fidelidade ao texto biblico e não tem nenhum respeito com a palavra de Deus, a biblia fala que o fruto do conhecimento do bem ou do mal não foi a genital da mulher mais foi um fruto que fez eles dois enxergar a nudez dos dois e o pecado estava sobre eles, era um fruto mesmo. Gênesis 2:16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Gênesis 2:17
    17 – Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Isto esta escrito em hebraíco e grego, por favor observe a seguir:Gênesis 2:21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; Gênesis 2:22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Só Deus pode fazer isso meu querido e isso é só pra quem crê não para sábios em si. Gênesis 2:23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. A mulher de forma matrimonial é um presente de Deus como esposa para um homem e devemos amá-la e tratá-la bem de todo coração e com todo amor e a mulher deve ser submissa (cuidar, zelar) seu marido. o fruto que ela comeu foi por falta de zelo da parte do homem e ela deu o fruto ao marido por desobedecer a Deus que ordenou que não comece e se deixou ser enganada pela serpente. Por favor leiam os primeiros 7 capítulos de sua biblia seja ela evangélica ou católica e observe que tem a mesma informação, não se deixe levar por conversas de pessoas profanas. obrigado pela atenção de todos, desculpe os erros ortográficos e grande abraço a todos e Deus os abençoe!

  • http://eniorgs@yahoo.com.br Enio R G de Souza

    Nao sei porque a surpresa; a Biblia relata tudo isso e muito mais, o problema é que as pessoas nao querem estuda-la, e quando a fazem nao creem no que esta escrito, existe explicaçao para tudo; existe tambem orientaçao para nossa vida em todos os assuntos relacionados ao ser humano, ao planeta, aos animais e ao meio ambiente basta procurar.

  • http://www.squidoo.com/lower-back-pain-cures-help Imogen

    It is appropriate time to make some plans for the future and it’s time to be happy. I’ve read this post and if I could I wish to suggest you some interesting things or advice. Perhaps you can write next articles referring to this article. I want to read even more things about it!

  • http://uleadgif.blog.163.com/blog/static/1342391652011154928985/ Imogen

    think this is among the most important information for me. And i’m glad reading your article. But want to remark on some general things, The website style is wonderful, the articles is really excellent : D. Good job, cheers