Em 20 anos, chocolate vai ser mais caro que caviar

Por Atualizado em 12/11/2010

Aproveite enquanto é tempo

Fato: a demanda por chocolate é muito maior que a quantidade de cacau cultivada no planeta. O mundo por trás das barrinhas deliciosas que compramos na padaria, no supermercado e até na drogaria da esquina está crise. Séria.

A começar pela própria planta, que não cresce em qualquer lugar, apenas em regiões quentes que estejam entre os 10 graus de latitude ao norte e ao sul do Equador. Outro problema grande é que, apesar de países como o Brasil e México também plantarem cacau, as três nações que lideram a produção sofrem com guerras-civis e desastres naturais: os africanos Costa do Marfim (líder na produção de cacau, 46% de sua população possui até 14 anos) e Gana (2º maior produtor da fruta, a expectativa de vida é de 56 anos) e a Indonésia (atingido pelo Tsunami de 2004) na Oceania.

Além de problemas externos à plantação de cacau em si, há os agravantes estruturais: o solo nesta região da África está empobrecido e os trabalhadores das fazendas recebem apenas 3 centavos de dólar por cada barra de 60 centavos vendida na Inglaterra. O cultivo de cacau é difícil e não compensa por tão pouco salário: as árvores eventualmente morrem e, para escapar das pragas que mataram as árvores, é preciso mudar-se para outra área de floresta, plantar novos cacaueiros e esperar cinco anos até que frutifiquem. Devastação á vista.

Os filhos dos trabalhadores das fazendas de cacau estão desestimulados a seguir a profissão dos pais – não sem razão – e têm migrado continuamente para as cidades em busca de melhores empregos e condições de vida. Quem fica, acaba por mudar de ramo e cultivar plantas mais rentáveis, como a palma, utilizada para fabricação de biocombustíveis.

Quer mais? O número de apreciadores de chocolate está crescendo, devido à expansão de mercado para países onde tradicionalmente não se consome chocolate: Índia e China – os dois países mais populosos do mundo.

Como lidar com tudo isso e evitar a extinção total do chocolate?
Pesquisadores estão desenvolvendo cacaueiros que consigam crescer em regiões mais frias e iniciativas para aumentar o pagamento dos produtores de cacau também estão feitas, mas ainda de forma tímida.

É possível “salvar” o chocolate, mas isso vai encarecer o seu preço até ele voltar a ser uma iguaria como era na época do descobrimento da América: para poucos, a preço de ouro.

Leia mais:
A incrível fazenda de chocolate
Greenpeace faz campanha contra Nestlé
Salvem os gummy bears!

Visite o site do Planeta Sustentável e siga:

  • Pedro

    Pensei que esse site fosse sério. Quantas faláceas.

  • http://45810000 Ricardo Montagna

    Vamos aproveitar e comer o máximo que a gente puder !!!

  • https://mail.google.com/mail/u/0/?hl=pt-br#inbox Ninguém muito importante

    É mais fácil acabar com o vicio dos ditos ”chocolatros”, ou até mesmo como foi comentado estocar barras e barras, ou pararem de vender chocolate para China, ou não melhor, vamos fazer novas sementes em laboratório… Eis ai boas razões, mais como tudo na vida sempre existe um jeito mais fácil né, um fundo humorístico para os problemas que de longe me afetam! Por que é tão simples fazer piadinhas sendo que você não vive a realidade dos fatos, fecha seus olhos e diz sou um consumidor como viverei sem esse produto??? Enquanto você saboreia seu belo e delicioso chocolate pessoas vivem de míseros centavos para viver… Será que o certo não seria proporcionar melhor infraestrutura de trabalho, salários justos além de preservar a natureza! AAAA acho que não né está tudo tão comodo para mim por que me incomodar! Acho que essa visão igualitária nunca passará de uma utopia!

  • jr

    CAÔÔÔÔÔ !

  • Laura

    Acho que uma site teoricamente sério como o de vocês, deveria tomar mais cuidado com os erros de digitação.

  • marcos cash

    Bem passei por poucas e boas,por causa dos terroristas biológico que trouxeram a vassoura de bruxa para a Bahia, então se o preço subir vou aporveitar pois já sofremos por demais por causa dos preços baixos e pela queda na produção, ainda estou plantando cacau para ai eu poder me aposentar com dignidade.

  • Anônima

    Até lá os vogons já demoliram a Terra para dar lugar a uma via expressa intergalática…

  • Raphaella

    Q bom,só assim vou perder esse vício que tenho por chocolate!!!

  • Marcele

    até lá o mundo já acabou

  • lorran

    Típico da mídia, fazer um alarde pra ganhar “ibope”, ou nesse caso mais leitores…

  • Gustavo

    Bom quanto a parte de eles estarem pesquisando, pode ser de forma tímida, mas a manipulação de genes de plantas é tão simples e rápida. Que em menos de 5 anos teremos uma resolução para o problema.
    Não seja apocaliptica a ponto de dizer que em 20 anos o chocolate irá valer mais que barras de ouro.
    Sua tese se baseia muito em uma constante, se você um dia estudou história sabe que isso não é verdade. Por favor se baseie em fatos mais reais e concretos para escrever em uma revista de grande circulação, sem teses apocalipticas e que façam com que a população menos culta fique com medo de fatos simples e que podem variar da noite para o dia.

  • cauã

    então parem de vender chocolate pra China e pra Índia \o/ heheheheh

  • Jonatas Fuckner

    Vou começar a invetir em cacau, vou ficar podre de rico. Para os chocólatras, fiquem tranquilos, o chocolate branco não é feito de cacau e sim de manteiga de cacau. Agora se tem alguém aqui que não gosta de chocolate branco, comprem os meus chocolates daqui a 20 anos!

  • Rodrigo

    Pois entao parem de vender chocolate pros chineses.
    Eles Nao estão acostumados mesmo. Hehheeeheh

  • Marcelo Vitor

    Sou viciado em chocolate, já deu água na boca, vou comer. Aliás vou estocar também.

  • Nina Maria

    amo chocolate demais é minha vida, save the chocolats!!!!!!!!!!!!!

  • Ben

    Sei que o foco da matéria é outro e eu como amante dessa delícia também me preocupo com a extinção do chocolate. Mas nós deveríamos nos preocupar muito mais com os africanos que ganham uma miséria pra gente ganhar peso, gastrite e cárie!

  • F. porcelli

    Vou começar a estocar agora mesmo!