Maconha para salvar a economia?

Por Atualizado em 16/04/2009


A polêmica sobre a legalização da maconha voltou a ser assunto na mídia internacional nas últimas semanas. Isso porque os plantadores – e defensores – da erva nos EUA têm recebido apoio do deputado estadual da Califórnia, Tom Ammiano. No final de março, ele apresentou um projeto de lei para a legalização do produto com o argumento de que isso seria favorável à recuperação da economia americana!

Os “agricultores” e Ammiano afirmam que a regularização da produção e venda de maconha – apenas para maiores de 21 anos – aumentaria a arrecadação fiscal no país, o que, consequentemente, daria um bom empurrãozinho para a saída da crise.

Os números são atrativos. De acordo com o Marijuana Policy Project California, os “maconhais” californianos arrecadam US$ 14 bilhões informais por ano! Para piorar, o governo norteamericano gasta mais de US$ 70 bilhões anuais para repreender – inutilmente! – os adeptos do baseado.

E as vantagens, segundo o deputado, não parariam por aí. Com a nova medida, o meio ambiente também seria beneficiado, já que a legalização e a cobrança de impostos sobre a venda da maconha dificultariam os danos causados às terras públicas americanas, onde são feitos os cultivos ilícitos.

Mas o presidente Barack Obama não aprovou a ideia e já declarou, em uma conferência online, para quem quisesse ver e ouvir, que a proposta não é o melhor remédio para a recuperação da economia.

E você? O que pensa sobre o assunto?

  • Alinho

    A amiga ….

    Se os remédios / fármacos salvam vidas , porque eles também são rotulados como droga ?
    Busque a informação .

  • Giovana

    se a maconha tem seu lado bom , por que ela é rotulada como droga ?

  • vaner marlom sartorato

    Acho que já se faz hora do governo brasileiro parar de destruir as plantações de maconha e começar a gerar renda e que todos que desejam fumar possam fumar naturalmente assim como é naturalmente tomar umas cervejas geladas.

  • Gabriel Franco

    Seria uma boa a legalização da maconha no Brasil , pois é natural e acalma a alma !!!

  • Braulio Guimaraes

    A grande bobagem foi ter envolvido o governo federal na conversa, ninguem quer ser o governante do pais que teve que vender drogas para pagar as dividas. Seria uma nova guerra do opio. Graças a Deus aprendemos com a historia. Hoje os grandes vendedores de maconha (traficantes) tambem vendem cocaina e crack , sera que ele deixariam de vender estas substancias so para vender maconha.

    E depois , maconha não é mais IN , deixa o usuario com habitos de higiene questionaveis, cheiro ruim e uma fome de jumento. Dana haver com atitudes inteligentes e saudaveis.

    Na minha opinião vai quem quiser, mas o proprio ato de fumar (inalar fumaça) alguma coisa ja deveria se bem pensado por quem vai fazer independente do que seja.

  • Patrick

    A guerra das drogas já era,chega de hipocrisia,legalização já.

  • Ruby Araujo

    Legalize já! A natureza da o alimento, a moradia, a vestimenta e varias coisas mais. Porque não desfrutar de tudo que a mãe natureza nos oferece ?